Ações promocionais: o que são e como fazer

Por Pablo Ribeiro

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Conheça alguns motivos para apostar no marketing promocional.

Todo empreendedor, mais cedo ou mais tarde, está sujeito a passar por momentos de estagnação nas vendas. A melhor forma de prevenir uma queda no faturamento ou atravessar esse momento é investindo em ações de marketing. Manter sua empresa sempre presente nos canais de divulgação, através de mídias digitais, é imprescindível hoje em dia, mas não é a única estratégia possível. Hoje vamos falar sobre ações de marketing promocional. Preparado para conhecer mais uma forma de fazer seu e-commerce se destacar?

O marketing promocional vai muito além de simplesmente baixar o preço de produtos ou serviços. Essa tática é válida, sobretudo se o seu desejo é esvaziar o estoque de forma mais rápida, mas há muitas outras formas de impactar o seu público, fazendo com ele seja fidelizado à sua marca. Essa tática também traz efeitos práticos como a consolidação sua empresa no mercado onde atua e a atração de novos clientes, tudo isso em curto prazo. Sim, as estratégias promocionais têm todo esse poder!

Ações promocionais: como começar?

Como toda ação de marketing, um bom planejamento é indispensável. Somente com a definição exata dos objetivos que se pretende alcançar é possível saber depois, no momento da mensuração dos resultados, se estes foram alcançados e qual foi o retorno sobre o investimento – o famoso ROI. Veja a seguir os 3 passos necessários para implementar ações promocionais de sucesso:

Planejamento da ação promocional

O que você deseja conseguir com essa ação? Novos clientes? Aumento do ticket médio? Impulsionar as vendas de um produto específico? Como falamos anteriormente, é preciso saber onde se quer chegar antes de qualquer coisa.

Nessa etapa, você também vai precisar mapear quais recursos serão necessários para que a ação aconteça. A boa notícia é que no ambiente digital geralmente os custos são mais baixos. Enquanto em uma loja física é preciso investir em estrutura, pessoal e outros itens, o e-commerce em alguns casos vai precisar somente de ajustes que a própria plataforma é capaz de oferecer, além de soluções de logística adequadas.

Segmentação do público

A quem a sua ação precisa impactar? Essa é uma pergunta que só pode ser respondida com base em planejamento estratégico. Mas, depois de definido o público-alvo, não é difícil atingi-lo. O segredo está em oferecer uma experiência personalizada, com base nos interesses que os consumidores já manifestaram, seja ao colocar um produto no carrinho, curtir um determinado conteúdo nas redes sociais, etc. Afine sua comunicação para falar diretamente com o público que você quer alcançar, usando o tom de voz e o canal adequados.

Mensuração

Quase tudo em marketing envolve planejar, executar e mensurar, e com as ações promocionais não é diferente. Com todos os dados em mãos (investimento, tempo da ação, quantidade de clientes impactados, quantidade de conversões, etc), é hora de avaliar o que deu certo, o que pode ser melhorado, o que não deve ser repetido e, então, planejar a próxima ação.

Tipos de ações de marketing promocional

As ações promocionais têm mais um benefício: a variedade de formatos! Já dissemos anteriormente que dar descontos é só uma das facetas. Agora, vamos dar algumas ideias de ações de marketing promocional. Olha só:

Desconto progressivo

Quanto mais peças o cliente levar, maior o desconto que ele obtém. O desconto pode ser aplicado por peça ou por porcentagem. A decisão vai depender do tipo de produto que você vende. O efeito esperado deve ser o aumento do ticket médio.

Programa de fidelidade

Uma excelente tática para fidelizar clientes é criar uma espécie de programa de pontos, onde a cada compra o consumidor acumula uma pontuação que pode ser trocada por vantagens como brindes e descontos, por exemplo.

Frete grátis

O valor do frete muitas vezes é alto demais para a expectativa do cliente, o que faz com que a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce dispare. Falamos sobre esse problema em nosso artigo KPIs para e-commerce: como usar. Oferecer frete grátis por um determinado período pode ser uma boa ideia para reverter esse quadro. Para não sair no prejuízo, avalie o custo da solução em logística que você vai utilizar.

Caso oferecer frete gratuito não seja uma possibilidade viável, você ainda pode oferecer vantagens na entrega, como gratuidade em compras acima de um determinado valor que torne a transação mais lucrativa para seu negócio.

Segundo produto

Precisa vender rapidamente uma maior quantidade de um produto que está parado em estoque? Você pode oferecer desconto no segundo item ou até mesmo dar ele de brinde – tudo vai depender da sua urgência para vender e da margem de lucro que será possível alcançar.

Big dates

As Big Dates são datas que movimentam o comércio além do comum. Dia dos Namorados, das Mães e Natal são bons exemplos de datas em que você pode criar ações promocionais temáticas, se destacando da concorrência e aproveitando o interesse do público em fazer compras.

As ações promocionais existem para movimentar o seu e-commerce, mantendo o público interessado não só no produto que você tem para oferecer, como também nas vantagens agregadas. É uma das formas para conquistar um público fiel, que além de comprar também vai divulgar espontaneamente. Precisa de ajuda para estruturar uma campanha de marketing promocional? Conte com a gente!


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