Aluguel de loja virtual: o que isso significa?

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

Descubra como funciona essa modalidade de e-commerce

Alugar uma loja virtual tem sido uma opção para muitos novos empreendedores do meio digital. Quando alugamos uma loja física, nos preocupamos em escolher um bom ponto comercial, com grande circulação de pessoas e outros comércios ao redor, além de um espaço adequado para expor os produtos e receber os clientes. No aluguel de loja virtual, também podemos escolher a aparência (layout) e o local (plataforma) onde ela será construída, entre outras particularidades do ambiente online. Mas não pára por aí: empresas que alugam lojas virtuais oferecem bem mais que um espaço onde vender produtos.

Aluguel de loja virtual
Fonte: Pexels

O aluguel de e-commerce é uma saída para vender na internet sem precisar se preocupar em estruturar uma loja do zero. Nesse artigo, além de te ajudar a entender como esse sistema funciona, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de escolher ter uma loja virtual alugada. Vamos nessa?

Aluguel de loja online: como funciona

Existem algumas empresas no mercado de e-commerces que desenvolvem plataformas, cuidando de toda a parte técnica, da aparência da loja à tecnologia de transação de compras. Essas empresas oferecem um serviço conhecido como aluguel de loja virtual, que permite que qualquer pessoa possa vender produtos na internet. Basta escolher um dos planos disponíveis, personalizar a loja, cadastrar os produtos e pronto!

Essa solução é ideal para pequenos e médios empresários que não podem investir grandes quantias no desenvolvimento de um e-commerce. Lojas virtuais alugadas são uma saída para não ter que lidar com questões técnicas que podem parecer complicadas, como pensar em hospedagem, servidor, compra de domínio e outras decisões.  

Loja virtual pronta: vantagens e desvantagens

Existem diversas opções para montar uma loja online. Não podemos afirmar que uma delas seja melhor que as outras sem analisar todo o contexto, principalmente em relação aos custos envolvidos com o desenvolvimento e a manutenção de uma loja. Os diferentes tipos de plataforma e fornecedores hoje em dia oferecem uma gama de opções bem variada, pronta para atender a todo tipo de negócio.

Se a ideia de alugar loja virtual pronta te atrai mas você ainda não sabe se essa é a melhor alternativa para você, confira a seguir quais são as suas principais vantagens:

  • Rapidez: você não precisa se preocupar em contratar profissionais ou esperar uma plataforma ser desenvolvida do início. A partir da contratação, em poucos dias sua loja estará pronta para vender
  • Você ganha tempo para se dedicar à outras demandas do seu negócio, como ações de marketing digital
  • Não é necessário ter conhecimento em desenvolvimento ou design, nem mesmo contratar profissionais especializados
  • Segurança: as lojas alugadas por empresas confiáveis são testadas para garantir a segurança tanto dos seus dados, quanto dos dados que seus clientes fornecerão durante a compra
  • Algumas empresas oferecem materiais informativos, que ajudam a entender o funcionamento da loja e a realizar alterações
  • Custos reduzidos: sem precisar contratar uma equipe e algumas ferramentas, você precisará apenas escolher o plano mais adequado para o seu projeto. Existem valores bastante acessíveis disponíveis atualmente
  • Você pode acessar sua loja de qualquer lugar, já que os dados ficam armazenados na nuvem
  • Algumas empresas também oferecem controle de estoque integrado, o que facilita o gerenciamento da loja

E as desvantagens?

Uma loja online alugada pode ser personalizada até certo ponto, mas para customizá-la completamente é preciso também desenvolvê-la. As lojas alugadas são fruto de um mesmo trabalho de desenvolvimento, o que permite baratear o custo. Você pode encontrar limitações na hora de adicionar novos recursos.

Uma outra possível desvantagem é caso você decida mudar de plano. Alguns fornecedores permitem que o cliente compre o código fonte e se torne proprietário da loja. Outros entregam apenas sua base de dados, e você precisará deixar para trás seu domínio e layout, o que pode prejudicar bastante o negócio.

A dica é conhecer o fornecedor à fundo, pedir recomendações a especialistas e tirar todas as dúvidas antes de fazer a escolha.



Divulgue esse Artigo


0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados