aprenda e-commerce

Aprenda e-commerce: 15 termos que você precisa conhecer

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

CTA? KPI? Tire suas dúvidas sobre as expressões mais comuns para quem trabalha com comércio eletrônico

Cada mercado tem seus jargões específicos, que à primeira vista podem parecer complicados mas, no decorrer das atividades, acabamos nos acostumando e inserindo em nosso próprio vocabulário. No e-commerce não é diferente. Desde a decisão de abrir uma loja virtual, passando pela sua implementação até a sua divulgação, você vai esbarrar com termos que podem causar um certo estranhamento. 

Conhecer essas palavras e expressões é importante para que você comece a se familiarizar com as rotinas do e-commerce, negocie com fornecedores com mais segurança e descubra novas formas de gerir e potencializar seu negócio. 

aprenda e-commerce

Dicionário do e-commerce: conheça os principais termos

Não é incomum encontrar dúvidas quando começamos a trabalhar com e-commerce e precisamos entender os dialetos de tecnologia, marketing digital e outras áreas. Muitos termos em inglês e novidades que surgem a todo momento tornam essa tarefa um pouquinho mais complicada. Para te ajudar nessa missão, criamos um glossário com os termos utilizados em e-commerce que mais costumam causar dúvidas. Confira:

Adwords

Google Adwords ou simplesmente Adwords é a plataforma de anúncios do Google. Através dela, você pode anunciar na rede de pesquisa e na rede de display (sites parceiros).

Benchmarking

Fazer Benchmarking significa estudar os concorrentes, tomando-os como referência (positiva ou negativa) para o seu negócio.

Conversão

Em marketing digital, conversão quer dizer que o usuário que executou a ação esperada, que pode ser uma compra ou o preenchimento de um formulário, por exemplo.

CTA

Call to Action ou Chamada para Ação é uma frase que convida o usuário a tomar uma atitude específica, dando um passo adiante para a conversão.

Funil de vendas

O funil representa o processo pelo qual um usuário passa até que se torne um cliente. O funil é dividido em topo, meio e fundo e cada parte é alimentada de uma maneira específica, nutrindo esse usuário com informações.

KPI

Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Performance são métricas escolhidas cuidadosamente para analisar o funcionamento de um e-commerce. Já falamos sobre KPIs aqui no blog.

Lead

Chamamos de lead a pessoa que se interessa pelo produto que você vende, mas ainda não se tornou cliente. Geralmente, os leads são captados através do preenchimento voluntário de formulários.

Marketplace

Marketplaces são uma espécie de shopping virtual, onde lojistas podem expor e vender seus produtos em troca de uma taxa paga à empresa que cede esse espaço.

M-Commerce

Mobile Commerce ou simplesmente M-Commerce é um termo utilizado para designar a compra online a partir de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Omnichannel

Omnichannel é uma estratégia que une canais online e offline, de modo que o cliente tenha uma experiência única, comprando online e trocando o produto em uma loja física, por exemplo.

Persona

A persona é uma espécie de personagem fictício criado com base nas características comuns ao público-alvo que você deseja atender. A persona serve para entender o comportamento de consumo dos clientes.

Plataforma

A plataforma é o sistema que permite o funcionamento de um e-commerce. Já falamos sobre os tipos de plataforma e sobre como escolher uma plataforma para seu e-commerce aqui no blog anteriormente.

ROI

Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento é um cálculo que visa entender se uma ação de marketing foi positiva ou não. São analisados o valor investido e o lucro obtido a partir dele.

SEO

Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca é um conjunto de técnicas que são implementadas na estrutura e no conteúdo do e-commerce para que ele ganhe posições no ranking de resultados de buscadores como o Google.

Servidor

O servidor é um local físico ou virtual (no caso da nuvem) onde os sites são armazenados. Um bom servidor é capaz de se manter firme mesmo quando há picos de acesso e garante um carregamento rápido das páginas.

Pronto para colocar esse conhecimento em prática?

Divulgue esse Artigo


0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados