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Banner para loja virtual: entenda a função dessa peça

Por Pablo Ribeiro

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Conheça mais um recurso para envolver os visitantes do seu site

Sempre que pensamos em ações para aumentar as vendas, comunicar promoções ou chamar a atenção do público para alguma novidade, a primeira coisa que vêm à mente são estratégias fora do e-commerce: posts em redes sociais e anúncios no Google, por exemplo. Essas estratégias realmente rendem resultados poderosos, mas elas não substituem um recurso que pode ser aplicado dentro da sua loja virtual: o banner.

O banner é uma peça gráfica aplicada em locais específicos do layout da loja virtual, com o objetivo de chamar a atenção do usuário para algo que você deseja comunicar: promoções, condições de pagamento especiais, lançamentos, etc. Ele é um recurso interessante, também, para renovar periodicamente a aparência da sua loja sem perder a sua identidade. Aplicando um banner diferente a cada 15 dias, por exemplo, os visitantes frequentes da sua loja sempre terão uma surpresa, e se sentirão motivados a continuarem visitando sua loja.

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Continue lendo esse artigo e descubra como criar banners realmente interessantes para a sua loja online.

Banner para loja online: como fazer

É impossível ignorar um banner. Por mais simples que seu layout seja, um banner nunca passa despercebido. Justamente por isso é tão importante saber como usar esse recurso de forma estratégica. É preciso coordenar a linguagem e a estética da peça com o restante dos elementos presentes no layout da loja, criando harmonia. Também é imprescindível pensar em conversão, afinal esse é o objetivo de toda ação em e-commerce. Ao clicar em um banner, o visitante é levado para uma página, de um produto ou categoria, para que possa dar prosseguimento ao que você espera dele: a compra de um produto, o cadastro em uma newsletter, etc.

Veja a seguir alguns pontos importantes para a criação e a aplicação dos banners. 

Os tipos de banner

Uma das maiores vantagens do meio digital é poder brincar com as possibilidades e criar peças diferenciadas. Em relação ao banner, existem duas opções que norteiam essas criações: o banner estático e o banner carrossel, que exibe diversas imagens em sequência. A escolha entre um tipo e outro vai depender, principalmente, da quantidade de informações que você precisa comunicar por vez. 

Caso o banner carrossel seja a sua escolha, cuide para que a transição seja feita em uma velocidade que permita a leitura. Em todo caso, não é recomendado incluir textos grandes nessas peças. Permita que o usuário possa pausar, avançar e voltar no slides. 

E os formatos?

Geralmente, o banner ocupa uma posição de bastante destaque no e-commerce: no topo da home, abaixo apenas do menu superior. Essa posição atrai a atenção logo de cara. Ele pode ser acompanhado de um banner informativo, em geral mais discreto, que contém dados complementares ao banner principal. Mas você também pode incluir banners dentro de categorias específicas e nas laterais do site, por exemplo. Não existe certo e errado. Tudo é uma questão de testar e acompanhar os resultados.

Simples e objetivo

Não é preciso lotar um banner de informações para conseguir um clique. Invista em imagens originais e de alta qualidade, de preferência próprias, e em textos curtos e eficientes. Banners em formato de gif costumam ser bem aceitos também. Não se esqueça de comprimir essas imagens para que elas não fiquem pesadas demais, prejudicando a velocidade de carregamento do site.

Chamando para ação

Call to action ou chamada para ação é uma frase curta que convida o usuário a tomar uma atitude, como clicar em um link, por exemplo. Esse recurso atrai ainda mais atenção para o banner. 

Viu só como o banner é indispensável para um e-commerce bem sucedido? Nesse artigo trouxemos algumas dicas de como implementá-lo em sua loja, mas o mais indicado é contar com uma agência digital para elaborar as peças e monitorar o resultado delas, através do Google Tag Manager, por exemplo. Conte com nosso time de especialistas para te ajudar nessa empreitada!

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