3 tendências do e-commerce para prestar atenção

24/07/2018
Por Herdy susi Publicado em sem comentários

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O comércio eletrônico brasileiro não para de se desenvolver. O crescimento é percebido ano a ano e as expectativas seguem aumentando. Em 2017, o faturamento chegou à marca de 59 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Para 2018, a expectativa é de um crescimento de 15% sobre os resultados do ano anterior.

Os números animam qualquer pessoa que quer empreender através de um e-commerce. Mas, junto com a boa fase do setor, vem também uma forte concorrência. Uma das principais formas de se manter sempre à frente na disputa por visitas e conversões é estar antenado às tendências para os próximos anos. Investir na evolução da sua loja on-line é garantir uma experiência satisfatória para o usuário.

Veja a seguir 3 tendências que dão pistas sobre quais serão os rumos do e-commerce.

Mobile first

Que seu e-commerce precisa ter boa navegabilidade em smartphones você provavelmente já sabe. Não são poucas as empresas que notam que o tráfego originado de dispositivos móveis já ultrapassa ou encosta no tráfego via desktop. Entender esse fenômeno é simples: a sofisticação crescente dos aparelhos e da rede móvel faz com que, em muitos casos, ligar o computador para comprar algo seja desnecessário. Por isso, sugerimos que você adote a mentalidade Mobile First: desenvolva sua loja pensando primeiro na experiência através do smartphone.

Nesse cenário, fundamental mesmo é tornar o processo de compra cada vez mais simples e personalizado. Design responsivo, botões e outras partes clicáveis com espaço adequado, conteúdo visual rico, carrinho amigável e checkout facilitado são indispensáveis para manter seu e-commerce no topo.

 

Social Shopping

Seja em lojas físicas ou e-commerces, o maior motivador de uma compra é o desejo. As redes sociais e seus influenciadores estão aí para comprovar isso. Investir na presença da sua marca nessas redes é fundamental, mas mais importante ainda é garantir que seu público não precise sair dessas plataformas para comprar os produtos.

O Instagram saiu na frente e incluiu essa funcionalidade em março desse ano. A nova funcionalidade permite ao usuário ver o preço da peça mostrada na foto e comprar o produto sem sair do aplicativo. Simplificar a trajetória da compra é a lei.

 

Realidade aumentada e realidade virtual

Uma das últimas barreiras para a compra on-line é a possibilidade de experimentar produtos. Mesmo que o procedimento de troca seja facilitado, muitas pessoas pensam duas vezes antes de fechar o carrinho quando não conhecem o produto pessoalmente ou – no caso de roupas – não sabem como será o caimento da peça. Com a tecnologia de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), esse dilema será deixado para trás.

Os dispositivos capazes de oferecer ao usuário a sensação real de estar em contato com o produto estão ficando cada vez mais acessíveis. Com elas, será possível ao visitante indeciso fazer uma compra segura, ao mesmo tempo que o e-commerce se preocupará menos com a logística de trocas e devoluções. Utilizar essa ferramenta à favor da venda é só uma questão de tempo.

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