Como o cadastro de produto te ajuda a vender mais

03/10/2018
Por Herdy susi Publicado em sem comentários

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Como é sabido, no varejo, nenhuma disposição de mercadoria é aleatória. As estratégias de trade marketing determinam as formas de montagem de  vitrines, apresentação de produtos e promoções. Até a iluminação e a limpeza do ambiente estão presentes no planejamento das operações de vendas.

Quem atua em ambiente virtual, vendendo produtos pela Internet não tem o que se preocupar nesse sentido, correto? Errado!

Para ter sucesso, o e-commerce deve encantar encantar seu público igualmente para que ocorra a conversão. Nesse cenário, o cadastro de produtos é um fator essencial para obter sucesso nas vendas.

Parece um pequeno detalhe, mas imagine a seguinte situação: você acessa um site em busca de um determinado produto. Quando entra, se depara com uma navegação ruim,  com um layout não padronizado e fotos que, se não correspondem à realidade, estão em baixa resolução. Você se sentiria motivado a efetuar a compra? É disso que estamos falando.

A boa notícia é que otimizar o cadastro de produtos é uma iniciativa que não exige investimento adicional e pode melhorar bastante sua receita. Quer saber como? Confira então alguns itens que merecem atenção total no seu site:

 

Como aprimorar o cadastro de produtos

Título do produto: pense nos termos mais populares utilizados pelo seu público, mas avalie se ele faz jus ao produto de forma clara e completa. Para auxiliar, você pode utilizar o Google Trends para descobrir quais são os ou termos mais pesquisados pelos usuários. Faça uma pergunta simples: o título diz exatamente o que estou vendendo?

Descrição do Produto: Há muitas formas de fazer a descrição dos seus produtos.  Não caia na tentação de apenas replicar as informações disponibilizadas pelos fabricantes. Pense com a cabeça de consumidor. Você pode e deve incluir informações técnicas, mas vá além, informando os benefícios dos produtos. É importante ressaltar que comprando online, o consumidor não conta com o suporte de um atendente com quem possa tirar as dúvidas. Por isso, tente prever alguns questionamentos como formas de uso e durabilidade dos produtos.  

Categorização: esse fator é o  responsável por ajudar seu cliente a encontrar o que deseja comprar. Crie categorias que façam sentido. Por exemplo, se você vende calçados, segmente por sandálias, tênis, botas, etc. Cores e materiais devem vir nas subcategorias. Lembre-se: se o cliente não encontra logo o produto que procura, você pode perder vendas.

Fotos: como já falamos, no comércio virtual, o consumidor não consegue tocar, sequer ver o produto ao vivo. Por isso é tão importante investir em boas imagens. Nunca abra mão de fotos de qualidade e, de preferência, inclua fotos em diversos ângulos. E por que não investir em vídeos? Tenha a certeza de que é um diferencial competitivo importante!
Gostou das nossas dicas? Vale lembrar que todas as iniciativas que sugerimos nesse artigo podem  ser colocadas em prática a custo zero. Olhe para cada um dos itens que listamos e faça um checklist. Assim, além de descobrir se o seu cadastro foi feito de forma ineficiente, você já saberá o que deve fazer para resolver o problema. Bom trabalho e boas vendas!

  

 

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