Para quem você vende? Entenda a importância de conhecer o seu público-alvo

20/08/2018
Por Herdy susi Publicado em sem comentários

Divulgue esse Artigo

Saber qual o perfil do seu cliente vai te ajudar a atrair cada vez mais gente para a sua marca. Veja como fazer isso.

Nunca antes na história do e-commerce houve um público mais numeroso comprando pela internet. Segundo um levantamento do SPC em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% das pessoas que têm acesso à internet fizeram pelo menos uma compra online em 2017. Desse total, a maioria é composta por homens (93%). A faixa etária que mais compra tem entre 35 e 49 anos (95%) e 99% pertencem às classes A e B. Somente 4% dos entrevistados que possuem acesso à internet relataram nunca ter feito uma compra online.

São números realmente animadores para quem investe em um e-commerce. Mas ter mais pessoas inseridas nesse contexto ainda não é o suficiente para fazer com que as vendas da sua loja deslanchem por si só. Quanto mais pessoas consideram comprar online, maiores têm que ser os esforços para que a parcela desse público que realmente pode se interessar pelo seu produto ou serviço chegue até o seu site. O primeiro passo para fazer essa mágica acontecer é se dedicar a conhecer o público que você pretende impactar.

 

Quem é o seu público? 2 passos simples para responder a essa pergunta com segurança

Saber exatamente quem é o público-alvo que se pretende alcançar é a fórmula mais assertiva para afinar a comunicação, a precificação, a apresentação e outros diversos detalhes que fazem toda a diferença. Compreendendo bem o perfil do seu cliente, você será capaz de oferecer exatamente o que ele precisa. Isso já representa metade do caminho para a conversão.

 

Use seus clientes atuais como base de pesquisa

Fique sempre atento à pesquisas de mercado que englobem o seu nicho de atuação. Essas são fontes de informação que rendem bons insights. Para chegar ainda mais perto de um resultado mais específico, uma boa forma de começar a compreender quem é o seu público-alvo é analisar o perfil das pessoas que já fazem parte da sua base de clientes. Assim, você começa o estudo já com base em dados concretos, não em suposições. Fique atento em dados simples como idade, gênero, profissão e endereço, por exemplo.

Você também pode investir em pesquisas através de formulários, que podem ser enviados por e-mails. Inclua perguntas que sejam capazes de te ajudar a entender melhor o que essas pessoas pensam: o que esperam do seu produto, que problemas buscam solucionar com ele, que sugestões elas podem dar para que o produto melhore, etc. Não deixe de documentar todos os dados que conseguir reunir.

Analise seu próprio produto

Principalmente se você não desenvolve o produto ou serviço que vende, é fundamental observá-los do ponto de vista de quem compra. Quando fizer esse exercício, foque seu pensamento nos pré requisitos necessários para a utilização do mesmo. É preciso ter conhecimento prévio em alguma tecnologia para conseguir utilizar aquilo que você vende? É necessário ter um produto complementar para que a experiência possa acontecer ou se torne completa?

Dessa forma, você será capaz de perceber diversas particularidades que diferenciam as pessoas que tem maior propensão a se interessar e comprar o seu produto daquelas que não vão se interessar por ele, nem mesmo com o mais perfeito plano de marketing em funcionamento.

Se você ficou com alguma dúvida sobre a importância da análise do seu público , ou quer saber mais sobre como pode ajudar a crescer o seu resultado, entre em contato com a gente e iremos ajudá-lo!

Divulgue esse Artigo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicações semelhantes

Por que o mobile é essencial para o seu negócio

Divulgue esse ArtigoFacebookTwitterGoogle+LinkedIn   Como está o seu site? Ele é responsivo, ou seja, projetado para adaptar-se à navegação por meio de dispositivos móveis? Se a resposta for sim, ótimo. Sinal de que está antenado com o mercado e novos comportamentos dos usuários. Se  você responder não, é preciso mudar isso o quanto antes. Quem […]

Publicado em

Como aumentar a sua taxa de conversão

Divulgue esse ArtigoFacebookTwitterGoogle+LinkedIn Você está satisfeito com os resultados do seu negócio online? Está atingindo as metas de conversão? Se você está investindo de forma recorrente em marketing digital e ainda assim não vê progressos, é sinal de que é hora de mudar a estratégia. Os e-commerces estão evoluindo, o mercado está cada vez mais […]

Publicado em

Como o cadastro de produto te ajuda a vender mais

Divulgue esse ArtigoFacebookTwitterGoogle+LinkedIn Como é sabido, no varejo, nenhuma disposição de mercadoria é aleatória. As estratégias de trade marketing determinam as formas de montagem de  vitrines, apresentação de produtos e promoções. Até a iluminação e a limpeza do ambiente estão presentes no planejamento das operações de vendas. Quem atua em ambiente virtual, vendendo produtos pela […]

Publicado em

Vamos trabalhar juntos?

Estamos concorrendo
ao prêmio

  • Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
  • Melhor Agência
    de performance

Escolha a
Digital M3
como a sua agência
favorita!

Clique aqui para votar