Para quem você vende? Entenda a importância de conhecer o seu público-alvo

20/08/2018
Por Herdy susi Publicado em sem comentários

Divulgue esse Artigo

Saber qual o perfil do seu cliente vai te ajudar a atrair cada vez mais gente para a sua marca. Veja como fazer isso.

Nunca antes na história do e-commerce houve um público mais numeroso comprando pela internet. Segundo um levantamento do SPC em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% das pessoas que têm acesso à internet fizeram pelo menos uma compra online em 2017. Desse total, a maioria é composta por homens (93%). A faixa etária que mais compra tem entre 35 e 49 anos (95%) e 99% pertencem às classes A e B. Somente 4% dos entrevistados que possuem acesso à internet relataram nunca ter feito uma compra online.

São números realmente animadores para quem investe em um e-commerce. Mas ter mais pessoas inseridas nesse contexto ainda não é o suficiente para fazer com que as vendas da sua loja deslanchem por si só. Quanto mais pessoas consideram comprar online, maiores têm que ser os esforços para que a parcela desse público que realmente pode se interessar pelo seu produto ou serviço chegue até o seu site. O primeiro passo para fazer essa mágica acontecer é se dedicar a conhecer o público que você pretende impactar.

 

Quem é o seu público? 2 passos simples para responder a essa pergunta com segurança

Saber exatamente quem é o público-alvo que se pretende alcançar é a fórmula mais assertiva para afinar a comunicação, a precificação, a apresentação e outros diversos detalhes que fazem toda a diferença. Compreendendo bem o perfil do seu cliente, você será capaz de oferecer exatamente o que ele precisa. Isso já representa metade do caminho para a conversão.

 

Use seus clientes atuais como base de pesquisa

Fique sempre atento à pesquisas de mercado que englobem o seu nicho de atuação. Essas são fontes de informação que rendem bons insights. Para chegar ainda mais perto de um resultado mais específico, uma boa forma de começar a compreender quem é o seu público-alvo é analisar o perfil das pessoas que já fazem parte da sua base de clientes. Assim, você começa o estudo já com base em dados concretos, não em suposições. Fique atento em dados simples como idade, gênero, profissão e endereço, por exemplo.

Você também pode investir em pesquisas através de formulários, que podem ser enviados por e-mails. Inclua perguntas que sejam capazes de te ajudar a entender melhor o que essas pessoas pensam: o que esperam do seu produto, que problemas buscam solucionar com ele, que sugestões elas podem dar para que o produto melhore, etc. Não deixe de documentar todos os dados que conseguir reunir.

Analise seu próprio produto

Principalmente se você não desenvolve o produto ou serviço que vende, é fundamental observá-los do ponto de vista de quem compra. Quando fizer esse exercício, foque seu pensamento nos pré requisitos necessários para a utilização do mesmo. É preciso ter conhecimento prévio em alguma tecnologia para conseguir utilizar aquilo que você vende? É necessário ter um produto complementar para que a experiência possa acontecer ou se torne completa?

Dessa forma, você será capaz de perceber diversas particularidades que diferenciam as pessoas que tem maior propensão a se interessar e comprar o seu produto daquelas que não vão se interessar por ele, nem mesmo com o mais perfeito plano de marketing em funcionamento.

Se você ficou com alguma dúvida sobre a importância da análise do seu público , ou quer saber mais sobre como pode ajudar a crescer o seu resultado, entre em contato com a gente e iremos ajudá-lo!

Divulgue esse Artigo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicações semelhantes

Checkout: a hora do tudo ou nada na venda

Divulgue esse ArtigoFacebookTwitterGoogle+LinkedIn Oferecer uma experiência simples e objetiva na hora de fechar a compra faz toda a diferença na conversão. Imagine a seguinte situação: você é proprietário de um e-commerce e está começando a investir em estratégias de marketing digital para gerar mais conversão. Você empregou esforços para garantir a presença online do seu […]

Publicado em

5 motivos para você começar a investir em anúncios em vídeo

Divulgue esse ArtigoFacebookTwitterGoogle+LinkedIn Formato garante maior engajamento entre público e marca Lembra daquela época em que era preciso esperar muitos minutos para carregar um vídeo inteiro no Youtube? Parece que já faz um milhão de anos, né? E, no universo do marketing digital, faz mesmo. A evolução em formatos de anúncios e de estratégias diferenciadas […]

Publicado em

Você sabe como encantar seus clientes?

Divulgue esse ArtigoFacebookTwitterGoogle+LinkedIn Para ser competitivo, é preciso oferecer mais do que produtos. Sua loja está pronta pra isso?A experiência do usuário é um tema recorrente quando o assunto é e-commerce. Com tantas opções de lojas online – muitas vezes vendendo o mesmo produto, pelo mesmo preço – é realmente um desafio conseguir captar a […]

Publicado em

Vamos trabalhar juntos?

Estamos concorrendo
ao prêmio

  • Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
  • Melhor Agência
    de performance

Escolha a
Digital M3
como a sua agência
favorita!

Clique aqui para votar