O que tem que ser feito para o seu negócio aparecer no Google?

10/03/2018
Usuário pesquisando no google para achar o melhor conteúdo.
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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Quando realizamos pesquisas no Google temos acesso a milhares de links, mas geralmente nos concentramos apenas nos primeiros resultados, afinal, além do destaque por estarem na primeira página, são considerados os resultados mais precisos.

Porém, o ranqueamento não é um fator aleatório. Para fazer com que um site tenha um bom posicionamento nas buscas do Google algumas medidas precisam ser tomadas. Você já sabe quais são elas?

Hoje vamos conversar sobre o que tem que ser feito para o seu negócio aparecer no Google em uma posição favorável. Ficou interessado? Fique com a gente e saiba mais!

Estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou Marketing de Conteúdo, é uma estratégia de marketing digital que visa nutrir e educar leads e clientes por meio de conteúdo relevante, acompanhando-os durante toda a jornada de compra desde a descoberta até a decisão.

Esse conteúdo pode ser desenvolvido em diferentes formatos. Alguns dos mais utilizados são:

  • posts: o formato mais comum da estratégia de Inbound Marketing e publicados em blogs;
  • web vídeos: são vídeos grafados e distribuídos na internet, em plataformas específicas como o Youtube ou em blogs, sites e redes sociais;
  • podcasts: são como um programa de rádio. Muitas vezes são realizados para um determinado público ou nicho de mercado;
  • white papers: mais curtos que ebooks, os white papers focam em um único assunto. Usualmente são utilizados para divulgar dados, produtos e serviços de uma empresa ou cases de sucesso;
  • infográficos: ilustram dados por meio de imagem com o auxílio de poucas legendas;
  • webinars: são conferências realizadas na web e na maioria das vezes ocorrem ao vivo e permitem a interação entre os usuários.

Mas como o Inbound Marketing colabora para um bom posicionamento no Google? Isso acontece porque o Google considera a qualidade do que é divulgado na internet como um dos fatores determinantes para o bom ranqueamento.

Ou seja, quanto mais acessos e pessoas interessadas no que está sendo produzido e compartilhado maior será a autoridade da página e consequentemente ela aparecerá em uma melhor posição.

Por essa razão, vale a pena investir em estratégias de Inbound Marketing. Além de favorecer a retenção de clientes, o ranqueamento nos resultados de busca será melhorado.

Os conteúdos produzidos podem ser publicados em diferentes plataformas que também colaboram para a obtenção de um resultado positivo. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre cada uma elas e como isso acontece!

Criação de um blog

Os blogs permitem a atualização de conteúdo muito mais rápida e suportam diferentes formatos (imagens, texto, vídeo, áudio, etc.). Sem contar o baixo investimento para desenvolvimento e implementação.

Mas para que o blog tenha impacto direto e positivo no ranqueamento do Google é preciso tomar alguns cuidados e não cometer erros por falta de atenção! Dentre os tópicos mais importantes estão:

  • plágio: nunca, em hipótese alguma, plagie um texto. Além de antiético, copiar um texto ou mesmo trechos dele prejudicará o seu posicionamento. Tenha sempre em mente que é preciso produzir conteúdo relevante e original;
  • conteúdo duplicado: ter um conteúdo duplicado fará com que o site seja penalizado nos resultados de busca. Sempre revise para que o conteúdo apresentado seja inédito em cada uma das páginas;
  • conteúdo desatualizado: textos com informações defasadas também sofrem penalidades. Por isso, identifique quais podem conter informações desatualizadas e reescreva.

Uma dica é divulgar o conteúdo do blog por meio de outras ferramentas, como a newsletter e o email marketing. Ou lançar conteúdos mais aprofundados no formato de ebook. Essa estratégia fará com que a autoridade do seu conteúdo aumente, além de gerar mais links e visibilidade para o que está sendo produzido.

SEO otimizado

Adotar boas práticas de SEO é uma forma de buscar o melhor ranqueamento nos resultados do Google. O SEO trabalha de forma orgânica, ou seja, não há investimento financeiro.

Com a aplicação de alguns conceitos como: palavra-chave, tittle tag, headings, meta description e link building é possível aplicar uma melhora significativa.

Conheça agora técnicas de SEO para aparecer no Google!

Palavra-chave

Ao escrever um conteúdo relevante é preciso utilizar palavras-chave. Ou seja, inserir no texto termos que podem vir a ser utilizados pelos usuários para realizar uma busca.

A boa notícia é que existem ferramentas profissionais que ajudam na escolha de keywords. São elas:

Otimização de títulos

A palavra-chave definida deverá aparecer no título do conteúdo, assim como na title tag, um dos atributos mais importantes para o Google no quesito ranqueamento. Ela é a informação que aparecerá na barra de navegação.

Outro ponto importante é prestar atenção nas headings. Elas são usadas para criar subtítulos dentro de um texto. O Google faz a leitura de cada uma delas e, caso elas não existam, o ranqueamento é penalizado.

Meta description

Muitas pessoas acabam por desconsiderar a meta description. Não cometa esse erro! A meta description é o texto que aparece abaixo do seu site após a realização de uma busca. Ela funciona como um resumo do conteúdo e deve conter a palavra-chave.

Link Building

É o trabalho de referenciar seu conteúdo na web. Pode ser feito de forma interna, ou seja, quando links direcionam para uma página com o mesmo domínio. Ou externos, quando referenciam páginas de outro domínio.

Versão responsiva

Para o Google, ter um “site bonito” não é suficiente. É preciso que acima de tudo ele seja funcional! E para garantir um bom ranqueamento alguns requisitos se tornaram essenciais.

Sites responsivos são aqueles capazes de se adaptar a diferentes tamanhos de tela. O Google penaliza e, até mesmo elimina, sites que não são considerados mobile Friendly.

Outro fator importantíssimo é a velocidade de carregamento de um site. Teste a velocidade e procure implementar as dicas caso não seja satisfatória.

Marca forte e ativa

As redes sociais não impactam diretamente na posição dos resultados de busca. Mas é preciso se manter atento ao fato de que é possível compartilhar conteúdo e gerar backlinks.

Além disso, as redes sociais geram visibilidade, aumentando o número de visitas e sua relevância perante os usuários e o Google.

Gostou de saber mais sobre como fazer o seu negócio aparecer no Google? Então, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades?

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