O que deve ser avaliado ao contratar uma agência de marketing digital?

08/03/2018
Pessoas pesquisando agências digitais
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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Contratar uma agência de marketing digital para elevar os resultados de sua empresa e fortificar a sua presença digital, sem dúvidas, é essencial. Contudo, antes de realizar uma contratação, é preciso avaliar uma série de fatores.

Essa análise evita que a empresa passe por decepções ao verificar, por exemplo, que a agência contratada não possui a expertise necessária para realizar uma determinada ação ou que o atendimento prestado por ela é ruim.

Neste post, abordaremos quais são os pontos a serem avaliados e como eles influenciam nos resultados de sua empresa. Boa leitura!

Verifique suas necessidades

Antes de mais nada, é preciso avaliar quais são as reais necessidades de sua empresa ao contratar uma agência de marketing digital. Se você precisa de ações mais pontuais, a contratação de uma assessoria será mais vantajosa do que um contrato mensal, por exemplo.

De qualquer modo, revise seu plano de marketing para o ano, pois é ele que indicará quais são suas necessidades e o que precisa ser contratado, evitando que você gaste mais do que o necessário com pacotes mais completos, mas que não serão utilizados em sua totalidade.

Avalie a qualificação da agência

Saber se uma agência de marketing digital possui a qualificação necessária para desenvolver estratégias para a sua empresa é fundamental. A posse de certificações de grandes empresas, como a Hubspot e o Google, e de outras ferramentas, como o RD Station, são excelentes indicadores.

Apesar de ser um indicativo de solidez, o tempo de existência de uma agência não deverá ser o único fator de análise de sua competência, afinal, o marketing digital é algo relativamente novo, logo, mais tempo de mercado não significa, necessariamente, uma boa qualificação.

Novas agências, muitas vezes, podem ser mais atualizadas e possuir mais conhecimento em marketing digital do que as mais antigas. A correta avaliação dessa qualificação é fundamental para que se tenha os resultados esperados e o máximo de efetividade.

Pesquise a reputação da agência

Descobrir quais são as empresas que trabalham e que já trabalharam com a agência é essencial para que você possa avaliar sua reputação. Converse com elas e investigue quais são as características e como é o atendimento prestado.

No caso de empresas que não trabalham mais com ela, pergunte qual foi o motivo da finalização do contrato, se ocorreram problemas mais sérios e se elas voltariam a trabalhar juntas. Mas tenha cuidado! Muitas empresas poderão falar mal apenas por vingança, então pondere e filtre as informações.

Outra forma de se avaliar a reputação de uma agência de marketing digital é verificar a existência de reclamações em sites, como o Reclame Aqui, as avaliações em sua página no Facebook e a existência de depoimentos em seu site.

Conheça seus cases de sucessos

Tão importante quanto avaliar sua qualificação e sua reputação é conhecer quais foram os casos de sucesso da agência. Nesse ponto, avalie a capacidade de inovação, criatividade e execução de diversas ações que deram certo.

Campanhas premiadas, muito além de status, são uma ótima maneira de confirmar se a agência é capaz de alavancar os resultados de sua empresa e trazer a inovação necessária para suas estratégias.

Considere a localização

Para algumas empresas, a localização não é um fator essencial no momento de contratar uma agência, contudo, isso não é uma regra, principalmente quando a empresa é mais tradicionalista e prefere um contato mais próximo com seus fornecedores.

Uma localização muito distante complica a realização de reuniões presenciais e a tratativa de assuntos mais delicados, onde ela não se sente confortável em utilizar soluções digitais, como webconferências ou ligações via Skype.

Outro ponto que sofre com a distância é a dificuldade em se visitar a agência para conhecer seus profissionais e instalações, um ponto muito importante a ser avaliado antes de se optar por uma contratação.

Se sua empresa não possui empecilhos em relação ao uso dessas tecnologias, então você poderá incluir opções de outras cidades ou estados.

Analise os canais de comunicação

Se uma agência não cuida de seus próprios canais de comunicação, fica difícil de acreditar que ela seja capaz de operar os seus com eficiências, não é mesmo?

Para essa análise, o primeiro passo é verificar quais são os canais e redes sociais que a agência utiliza (Facebook, Instagram, blog, site institucional etc.) e avaliar seu layout, conteúdos disponíveis, oferta de materiais, tempo de resposta e interação com os seguidores.

Conheça quais são os indicadores que ela utiliza

Se você chegou até aqui, com certeza já ouviu falar que, no marketing digital, é possível utilizar diversos tipos de métricas para avaliar a efetividade de uma ação e saber quais delas a agência utiliza é fundamental.

É preciso ter muito cuidado com agências que utilizam como indicadores apenas métricas de vaidade (número de seguidores, curtidas de página, comentários em posts etc.). Apesar de possuírem sua importância, esses indicadores não traduzem os resultados alcançados por sua empresa.

Além deles, uma boa agência de marketing digital deverá utilizar indicadores mais relevantes, como taxa de conversão e métricas de SEO para analisar os resultados de uma determinada ação e, dessa forma, determinar qual foi o real ganho de sua empresa.

Compare os preços

Apesar de ser um dos principais fatores que pesam em uma decisão, é preciso avaliar qual é o preço médio praticado no mercado e, caso esteja muito abaixo, desconfiar.

Pensar apenas com o bolso e não avaliar o custo-benefício desse investimento para a sua empresa, poderá levá-lo a realizar uma contratação ruim. Lembra-se daquele ditado que diz que “o barato sai caro”? Pois é!

Lembra-se que falamos da importância de avaliar as suas necessidades? Conhecê-las é fundamental na comparação de preços, afinal, existem agências que tentam “empurrar” mais serviços para você a fim de cobrar mais, mesmo que você não precise deles.

Como vimos, contratar uma agência de marketing digital de qualidade não é uma tarefa tão simples quanto parece, afinal, existem diversos fatores que precisam ser levados em consideração a fim de evitar decepções e prejuízos futuros para sua empresa.

Agora que você já sabe quais são os principais pontos a serem avaliados na contratação de uma agência de marketing digital para auxiliar nas estratégias de sua empresa, entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudá-lo a crescer!

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