Descubra como fazer e se planejar para as promoções no e-commerce

06/02/2018
Pessoas pesquisando como fazer promoção em seu e-commerce
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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Saber como fazer promoções em seu e-commerce é fundamental, pois elas devem ser boas para os seus clientes e para a empresa, caso contrário, você poderá perder dinheiro ou não alcançar os seus objetivos.

Para isso, é preciso analisar com muita atenção os seus custos e ter a certeza de que o seu sistema aguentará o aumento no fluxo de visitantes, evitando que o seu site saia fora do ar.

Nesta publicação, abordaremos como você deve se planejar e daremos algumas dicas de promoções para você realizar em sua loja virtual. Confira!

Como fazer e como se planejar para promoções?

Antes de realizar qualquer tipo de promoção em seu e-commerce, assim como para qualquer outra ação em uma empresa, é preciso realizar um planejamento estratégico, pois é nele que identificaremos as oportunidades e definiremos o objetivo da ação.

Montar esse planejamento não é uma tarefa muito simples, afinal, existem diversos fatores que precisam ser levados em conta, como a estrutura de equipamentos, o perfil do público-alvo e os valores a serem praticados de acordo com o mercado.

Por essas razões, você deverá montá-lo com o máximo de antecedência, permitindo uma análise mais precisa e garantindo mais tempo de preparação.

Mas o que realmente você precisa ter em seu planejamento? Veja alguns passos abaixo.

Definição de objetivo e metas

O primeiro passo é determinar qual o objetivo de uma promoção. Aumentar de vendas, aumentar o giro de um determinado produto, aproveitar datas comemorativas etc.

Existem uma infinidade de objetivos para a sua promoção, tudo o que você precisa fazer é identificar aquele que se encaixa perfeitamente às necessidades de sua loja.

Além do objetivo, a definição de metas auxilia na orientação das ações promocionais a serem realizadas, permitindo, ainda, a definição de métricas (KPIs) que serão utilizados para acompanhar a efetividade de cada ação.

Esse acompanhamento é fundamental para que você possa acompanhar o desenvolvimento de cada ação e, se necessário, realizar ajustes a fim de se evitar a perda de dinheiro e maximizar os resultados obtidos.

Análise de público

Após definir um objetivo, é preciso saber para quem você venderá. A grande vantagem de um e-commerce em relação a uma loja física é a facilidade de se segmentar seu público e entregar uma mensagem altamente personalizada.

Para realizar essa análise, você precisa pegar o histórico de vendas e buscar por um padrão de perfil que realiza o maior volume de compras em sua loja. Se você ainda não possui dados o suficiente, será preciso investir em uma pesquisa mais apurada.

Lembre-se de que existem diversos tipos de perfil que compram, ou poderão comprar, de sua loja virtual, logo, é preciso selecionar o canal certo e a linguagem adequada para atingi-los com o máximo de eficiência.

Após a finalização dessa análise, você será capaz de dizer qual é o perfil de seu público-alvo, quais são os seus interesses e preferências e quais as melhores formas de alcançá-los.

Pesquisa de mercado

O próximo passo é avaliar como está o seu mercado de atuação. Se você vende roupas para frio, por exemplo, no verão é mais do que certo que a procura por seus produtos cairá. Apesar de parecer algo negativo, é uma ótima oportunidade para uma promoção.

Além de avaliar o seu mercado, é fundamental compreender a fundo o momento econômico do País, afinal, se o momento estiver ruim, suas estratégias são diferentes de quando a economia está boa.

Outro ponto que deve-se incluir em sua pesquisa de mercado é uma análise minuciosa de seus concorrentes, verificar o que eles estão fazendo certo, os preços praticados por eles e aprender com os seus erros. Essa é a melhor maneira de se evitar prejuízos.

Por que fazer uma análise de estrutura

Com certeza você já ouviu falar, ou viu notícias, de que um determinado site ficou fora do ar devido a um grande número de acessos simultâneos. Muitas empresas não pensam nesse fator antes de realizar grandes promoções e acabam caindo nesse erro.

Para saber sobre a capacidade de seu e-commerce, é preciso entrar em contato com o seu serviço de hospedagem e solicitar essas informações. Com elas em mãos, verifique o volume atual de visitas de seu site e verifique se está próximo ao limite.

Caso esteja, é preciso investir em um upgrade de sua hospedagem ou, até mesmo, avaliar a possibilidade de trocar de servidor.

Um site com um volume de visitas acima de sua capacidade apresentará lentidão, erros e, como dissemos, sair do ar, prejudicando a experiência de compra de seus clientes e apresentar um grande volume de carrinhos abandonados e uma alta taxa de rejeição (quando a pessoa fica pouco tempo em uma página).

Quais os tipos de promoção que eu posso fazer?

Agora que você já sabe como fazer uma promoção, trouxemos algumas ideias para que você possa implantar em seu e-commerce.

Promoções em datas comemorativas

Aproveitar datas comemorativas é uma excelente estratégia para alavancar as vendas de sua loja virtual. Dia das mães, dos pais, dos namorados, black friday, natal e, até mesmo, a páscoa são datas em que as pessoas sempre acabam gastando mais.

Aproveite essas datas para girar mercadorias temáticas por meio de descontos especiais e a venda de produtos relacionados em combos.

Aniversário de cliente

Ter um banco de dados com todas as informações pessoais de seus clientes é fundamental para as diversas estratégias de seu e-commerce. Aproveitar a data de aniversário deles e oferecer cupons de desconto é uma prática comum e de muito resultado.

Lembre-se de configurar o cupom como uso único e colocar um prazo para que seja utilizado, gerando um senso de urgência no cliente e aumentando as chances de sucesso da ação.

Promoções para redes sociais

Não é segredo para mais ninguém que as redes sociais são parte fundamental para o sucesso de uma empresa, principalmente para as lojas virtuais.

Oferecer descontos exclusivos e criar promoções relâmpago para quem é seguidor de suas páginas é uma ótima maneira de garantir a venda, bonificar o cliente e, de quebra, aumentar a relevância de suas páginas.

Distribuição de brindes

Ao proporcionar um brinde surpresa para todos os compradores de sua loja virtual traz uma grande sensação de vantagem a eles. Essa estratégia é uma excelente forma de trabalhar a fidelização de seus clientes e garantir que eles voltem a comprar de você.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como fazer promoções em seu e-commerce, siga-nos no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro de mais informações como essas!

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