Como o design interfere na experiência do usuário e nas vendas?

11/04/2018
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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A experiência do usuário tem sido uma das principais estratégias que as empresas utilizam para atrair e fidelizar os consumidores. Isso se deve ao grande tempo que os clientes passam usando a Internet, e é normal que se busque maneiras de facilitar e tornar esse período agradável e produtivo.

Por isso, é importante compreender a fundo o que, de fato, os usuários buscam. Uma pesquisa de mercado pode ser um excelente norteador e dará informações importantes. Continue a leitura e saiba mais acerca do tema!

O que é experiência do usuário?

A experiência do consumidor está relacionada à forma como o usuário se sente ao utilizar os seus websites — sites, blogs, entre outros.

E isso vai além da simplicidade com a qual o utilizador consegue terminar suas ações. Fica evidente que essa situação influencia imensamente na experiência, mas é apenas uma fração do que, efetivamente, requer atenção.

Em algumas ocasiões, o consumidor pode completar suas funções — solicitar um orçamento, finalizar uma compra etc — de maneira ágil, mas pode se sentir desanimado por ter que executar algumas ações a mais.

Com isso, nem sempre será fácil compreender o que, de fato, os indivíduos sentem, mas existem métodos que ajudam no aperfeiçoamento dessa experiência de uso.

Qual a importância da experiência do usuário?

Como visto, a experiência do usuário tem função fundamental nas estratégias de marketing, pois está presente em todas as ações, tanto do negócio quanto dos consumidores.

A experiência baseia-se em todas as conexões do usuário com a sua empresa, então, se, em alguma oportunidade, ele tiver uma dificuldade, como não encontrar o botão para finalizar o processo de compra, toda a experiência com a sua loja virtual será afetada. Desse modo, ajudar os visitantes a utilizarem seu website de maneira fácil e encantadora garantirá uma experiência aprazível aos clientes.

Portanto, veja 3 benefícios da relação entre marca e cliente na jornada do consumidor:

Tomada de decisão de compra facilitada

A decisão de compra pode (e está) relacionada à experiência do usuário.

E nos e-commerces, especialmente, essa experiência só será boa se os usuários conseguirem realizar a escolha de um item, finalizar uma compra ou preencher um formulário de maneira simples,

As páginas de conversões (landing pages) também predispõem desses princípios: quanto mais satisfatória for a experiência de uso, maior será o número de conversões — na geração de leads, vendas, entre outros.

Engajamento dos consumidores

Nos primeiros contatos do visitante com a sua marca, que podem acontecer por meio de conteúdo do seu blog, é quase obrigatório que a experiência inicial seja satisfatória.

Se for difícil ler o conteúdo, seja por erros de português, seja por dispersões, o período de retenção em seu site será menor e, como resultado, o envolvimento desses clientes será baixo e influenciará na evolução da jornada de compra.

Recomendação do produto ou serviço

Fica claro que a prática de indicar um produto ou serviço está relacionada à experiência que o consumidor teve com a marca. Portanto, é preciso gerar estratégias que beneficiem essa descoberta e, a longo prazo, mais e mais indivíduos conhecerão sua empresa por meio dessas recomendações.

E se os clientes se sentem confiantes e confortáveis com a sua marca, mais simples será a tomada de decisão de compra.

Como otimizar a experiência do usuário?

Uma vez entendido o que, de fato, é a experiência do usuário e qual a sua importância para o negócio, é chegado o momento de explicarmos como você poderá otimizar o design do seu website. A experiência do usuário pode ser afetada pelo bom (ou mau) design que a sua loja virtual oferece, por exemplo.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas que farão com que a experiência de uso seja a ideal ou que se aproxime ao máximo daquilo que o consumidor busca:

Integre os canais do seu negócio

Integração é uma das palavras mais requisitadas atualmente e será por meio dela que seu negócio fornecerá uma boa experiência no atendimento ou melhorará o relacionamento com os consumidores.

Com isso, faça com que os vários canais — redes sociais, chats ao vivo na plataforma de e-commerce, e-mail, entre outros — tenham uma comunicação única e que compartilhe informações. Para melhor entendimento, se o consumidor entrar em contato pelas redes sociais e, posteriormente, pelo telefone, assegure que cada canal complemente o atendimento a esse indivíduo.

Se sua empresa ainda é de pequeno porte e não tem pessoal suficiente para realizar essa integração, é possível avaliar a possibilidade de contratação de uma agência de marketing digital.

Otimize o site para os dispositivos móveis

Segundo pesquisas, o mobile apresenta cerca de 44% das vendas realizadas no e-commerce brasileiro, e isso é a soma de 28% dos acessos feitos via web mobile e de 16%, por meio de aplicativos. Esses dados demostram como os dispositivos móveis facilitam o acesso à compra de novos produtos.

Por isso, é importante que o seu e-commerce apresente um design responsivo para atender essa demanda que tende a crescer nos próximos anos. O design responsivo é, inclusive, um dos fatores que influenciam no bom ranqueamento do seu site no Google.

Tenha uma página com design consistente

Qual é a sensação de acessar um website com o visual totalmente harmonioso? Provavelmente, de satisfação e encantamento.

Apresentar uma consistência no design é um dos fatores que contribuem para a melhora da experiência do usuário. Se for definido que os títulos terão um determinado tamanho, por exemplo, tal formatação deve ser usada em todas as situações em que houver título na página. E isso se aplica ao formato da fonte definida para cada situação — descrições, preços, reviews, entre outros.

Utilize imagens de alta qualidade

Além de apresentar elementos de página bem-feitos e com boa harmonia visual, é necessário utilizar imagens dos produtos em alta definição. A navegação entre as funcionalidades têm sua importância na experiência, mas apresentar o produto usando uma boa foto pode contribuir ainda mais para a decisão de compra.

A visualização completa do item — seja por meio de fotos, seja por meio de vídeos — dará uma segurança maior para os consumidores.

Coloque-se no lugar do usuário

Pode parecer clichê quando damos essa dica, mas ela é valiosa para a definição dos elementos que estarão presentes em seu website. Procure entender o que, de fato, os consumidores buscam em um e-commerce, por exemplo, além de se perguntar o que você realmente procura e gosta de encontrar em uma loja virtual.

Indagações nortearão o que pode ou não ser utilizado no design do seu site. Questione se o conteúdo apresentado em sua loja virtual está compreensível e transmite a mensagem ideal para os consumidores.

A experiência do usuário está relacionada à forma como as informações são apresentadas ao consumidor e, além de ter um bom design, o seu website deve ser de fácil uso.

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