Como uma consultoria de marketing digital ajuda na tomada de decisão?

30/05/2018
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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Se você chegou até aqui, você já sabe que sua empresa precisa de uma consultoria de marketing digital. Contudo, você está incerto quanto aos reais benefícios dela para a sua empresa. Para te ajudar a entender melhor como ela pode ajudar na tomada de decisões, elaboramos este artigo.

Aqui, apresentaremos alguns benefícios que uma consultoria proporciona e de que maneira eles influenciam no cotidiano da gestão de uma empresa, orientando-a e apontando possíveis falhas que podem comprometer suas metas. Confira!

Análise do contexto da empresa e de suas necessidades

O primeiro ato de qualquer consultoria de marketing digital é uma pesquisa de mercado e o levantamento e a análise das reais necessidades da empresa; afinal, é a partir daí que ela definirá as possíveis estratégias para sanar essas necessidades e identificar novas oportunidades.

Durante essa análise, é comum que se constatem problemas ou necessidades que o gestor sequer possuía ciência, mas que estão impactando nos resultados da empresa de forma negativa.

Pode ser que um determinado produto considerado promissor não apresente um desempenho relevante por uma descrição mal explorada, ressaltando os benefícios menos interessantes. Contudo, o contrário também é real, quando um produto de baixo desempenho tem um grande potencial inexplorado.

Além disso, uma consultoria avaliará a presença digital da empresa como um todo, desde as interações nas redes sociais, até os diversos canais de atendimento digitais utilizados pela empresa.

Elaboração de campanhas com foco em resultados

Outra grande vantagem ao se contratar uma consultoria é a expertise que será colocada à disposição de sua empresa. Muito além de compreender as necessidades de sua empresa, a consultoria tem grande conhecimento sobre o mercado como um todo.

Dificilmente, você será o primeiro cliente de uma consultoria, pois logo ela contará com uma gama de ferramentas profissionais que servirão para trazer mais profissionalismo ao marketing da empresa e, sem dúvidas, agilizarão os processos.

Desenvolver uma campanha não é uma tarefa fácil, contudo ela o fará com maestria e garantirá bons resultados — afinal, é disso que uma consultoria vive.

Olhar externo

A correria do dia a dia dentro de uma empresa não permite ao gestor parar e avaliar os diferentes aspectos de seu negócio, gerando uma espécie de “miopia”, que não o deixa enxergar diversos problemas que podem estar acontecendo.

Ao contratar uma boa auditoria de marketing digital, ela enxergará essas nuances e apontará os melhores caminhos a serem seguidos, sempre tendo como base a análise realizada anteriormente. Contar com a orientação profissional de pessoas externas à empresa é sempre uma boa ideia.

Equipe completa à disposição

Não importa se você está começando suas atividades no marketing digital ou se já as desenvolve há algum tempo — uma consultoria terá sempre uma solução para o seu departamento de marketing.

Ela tem a capacidade de traçar todo o plano estratégico para uma empresa que está entrando no mundo do e-commerce, por exemplo, ou realinhar as atividades de uma empresa que já vende pela internet.

Para isso, ela conta com diversos profissionais qualificados nas principais áreas do marketing digital que, sem dúvidas, saberão como agir frente a uma situação adversa, garantindo o máximo de profissionalismo e qualidade nos resultados.

Velocidade na resolução de problemas

Um departamento de marketing é composto por diversos tipos de profissionais, contudo estruturá-lo com equipamentos e pessoas pode ser um processo um tanto demorado, sem falar nos custos envolvidos.

É preciso divulgar a vaga, coletar currículos, realizar entrevistas e torcer para que o profissional escolhido tenha um bom desempenho na função para a qual foi contratado. Contudo, a contratação de uma consultoria pode abreviar todo esse processo.

Ela tem contato com diversas agências de marketing digital e profissionais freelance devidamente capacitados, que podem suprir essas demandas, reduzindo todo esse processo de contratação e, o melhor de tudo, minimizando os custos com equipamentos para a sua empresa.

Outro fator que impacta na velocidade de resolução de problemas é a experiência desses profissionais, pois eles já têm uma curva de aprendizado acentuada, eliminando os períodos de adaptação comuns na contratação de novos profissionais.

Envolvimento com a empresa

Uma consultoria de marketing digital de qualidade não é aquela que aparece de vez em quando para bater um papo e tomar um café. É preciso que ela esteja presente nas rotinas da empresa e que se envolva com o projeto.

O trabalho de uma consultoria é orientar o cliente, sem tomar o lugar do gestor, realizar as tarefas do setor de marketing ou atravessar seus processos internos. Esse envolvimento demanda uma participação ativa de todos e deverá direcionar a empresa ao caminho do sucesso.

Garantia de retorno sobre o investimento

O trabalho de uma consultoria de marketing digital é 100% focado em resultados; afinal, eles são o produto que ela vende e, se não gerá-los para seus clientes, sem dúvidas, perderá reputação e será apenas mais uma no mercado.

O profissionalismo de uma consultoria é colocado em xeque toda vez que ela não consegue entregar resultados. Logo, sua empresa sentirá os reflexos disso e acabará por desacreditar do poder que a contratação dessa empresa tem.

Antes de fechar um contrato, realize uma boa pesquisa e busque por referências a fim de descobrir se ela é realmente confiável e traz resultados. Infelizmente, hoje, existem diversas empresas que dizem trabalhar com consultorias, mas que não têm o conhecimento e a experiência necessários para solucionar problemas e identificar oportunidades.

Como vimos, existem diversos benefícios que a contratação de uma consultoria de marketing digital poderá trazer para a sua empresa, principalmente se ela atua de forma exclusiva, como nos casos de lojas virtuais, por exemplo.

Sua contratação envolve muito mais do que a busca por melhorias na comunicação ou nos processos de marketing. Ela deverá gerar resultados concretos e duradouros para seus clientes e garantir o seu sucesso.

Se você ficou com alguma dúvida sobre a importância de uma consultoria de marketing digital, ou quer saber mais sobre como ela pode auxiliar na tomada de decisões de sua empresa, entre em contato com a gente e iremos ajudá-lo!

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