Entenda as mudanças no comportamento do consumidor na era online

08/03/2018
Usuário navegando na internet
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

Divulgue esse Artigo

É fato que os avanços tecnológicos e, principalmente, as redes sociais, influenciam o comportamento do consumidor de forma decisiva, modificando todo o processo de compra. Dessa forma, as empresas que não souberem se adaptar a isso perderão muito espaço no mercado.

Atualmente, até para realizar a compra de produtos de primeira necessidade, as pessoas buscam informações sobre quais são os benefícios que eles podem oferecer e se eles se encaixam em suas necessidades.

Nesta postagem, abordaremos sobre a evolução do comportamento do consumidor e suas principais causas e apresentaremos algumas dicas para que sua empresa possa se adaptar a elas. Confira!

A evolução do comportamento do consumidor

Há algumas décadas, a jornada de compra de um cliente era mais simples, afinal, o único meio de se adquirir um produto era indo até uma loja e acreditar no que o vendedor falava sobre ele.

Atualmente, antes de realizar uma compra, as pessoas realizam diversas pesquisas na internet, consomem vídeos de reviews e tutoriais, analisam todas as funções, comparam preços e chegam à loja munidos de diversas informações.

O que antes tinha um único caminho a ser percorrido, agora são diversas opções de consumo. O cliente pode começar a jornada pela internet, visitar uma loja física e finalizar a compra no aplicativo, utilizando seu smartphone ou tablet.

Para conseguir acompanhar todos esses caminhos e manter sua empresa relevante no mercado, é preciso garantir que ele possua a mesma experiência em todos os canais disponíveis. Essa integração de diversos canais, sejam online ou offline, é conhecida como omnichannel.

As principais mudanças causadas pela tecnologia

Com uma infinidade de informações a poucos cliques, o consumidor chega para o momento da compra, muitas vezes, com mais informações sobre o produto do que os próprios vendedores. Por isso, investir em treinamento para sua equipe de vendas é essencial.

Outra mudança profunda causada pelos avanços tecnológicos foi na relação entre a empresa e os clientes. Antes, o único canal de comunicação existente era unilateral, impedindo a interação e participação dos consumidores na construção da marca.

Com a expansão das redes sociais, essa realidade mudou. Agora, a comunicação passou a ser uma via de mão dupla, permitindo que o cliente se expresse sobre um produto ou empresa com muita facilidade. Além disso, muitas vezes a busca por suporte ocorre por essas plataformas.

Ações fundamentais para acompanhar essas mudanças

As mudanças no comportamento do consumidor, decorrentes dos avanços tecnológicos, exigem que as empresas se atualizem e sejam capaz de acompanhá-las em cada etapa de sua jornada de compra e, para isso, é preciso executar algumas ações. Veja algumas delas:

Invista em um site responsivo

A maioria dos acessos a um site se dá por meio de dispositivos móveis, logo, o seu site precisa funcionar de maneira correta em todos os aparelhos. A única maneira de conseguir isso é investir em um site responsivo, capaz de se adaptar aos diversos tamanhos de tela.

Adote o marketing digital

O marketing digital está ganhando cada vez mais força e deixar de investir nele, com certeza, é o pior erro que uma empresa pode cometer.

Além de ser mais em conta, por meio dele é possível segmentar seus públicos com mais precisão, possibilitando a total personalização de suas campanhas de marketing e a mensuração de resultados, tornando-as mais efetivas.

Dê atenção às redes sociais

A utilização das redes sociais como um canal de comunicação entre a empresa e seus públicos já é uma realidade e ficar de fora delas é altamente arriscado, afinal, se um cliente procurar você por lá e não encontrar, as chances dele optar por um concorrente são grandes.

Outro fator de risco é que se um cliente reclamar de sua empresa nessas redes, você não saberá e não poderá promover um diálogo, abrindo muito espaço para crises desnecessárias.

Como vimos, o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. Agora, a questão que fica é: você está preparado para atendê-lo?

Quer mais conteúdo como este? Siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro das melhores informações para a sua empresa!

Divulgue esse Artigo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicações semelhantes

Checkout: a hora do tudo ou nada na venda

Divulgue esse ArtigoFacebookTwitterGoogle+LinkedIn Oferecer uma experiência simples e objetiva na hora de fechar a compra faz toda a diferença na conversão. Imagine a seguinte situação: você é proprietário de um e-commerce e está começando a investir em estratégias de marketing digital para gerar mais conversão. Você empregou esforços para garantir a presença online do seu […]

Publicado em

5 motivos para você começar a investir em anúncios em vídeo

Divulgue esse ArtigoFacebookTwitterGoogle+LinkedIn Formato garante maior engajamento entre público e marca Lembra daquela época em que era preciso esperar muitos minutos para carregar um vídeo inteiro no Youtube? Parece que já faz um milhão de anos, né? E, no universo do marketing digital, faz mesmo. A evolução em formatos de anúncios e de estratégias diferenciadas […]

Publicado em

Vamos trabalhar juntos?

Estamos concorrendo
ao prêmio

  • Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
  • Melhor Agência
    de performance

Escolha a
Digital M3
como a sua agência
favorita!

Clique aqui para votar