Entenda as mudanças no comportamento do consumidor na era online

08/03/2018
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Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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É fato que os avanços tecnológicos e, principalmente, as redes sociais, influenciam o comportamento do consumidor de forma decisiva, modificando todo o processo de compra. Dessa forma, as empresas que não souberem se adaptar a isso perderão muito espaço no mercado.

Atualmente, até para realizar a compra de produtos de primeira necessidade, as pessoas buscam informações sobre quais são os benefícios que eles podem oferecer e se eles se encaixam em suas necessidades.

Nesta postagem, abordaremos sobre a evolução do comportamento do consumidor e suas principais causas e apresentaremos algumas dicas para que sua empresa possa se adaptar a elas. Confira!

A evolução do comportamento do consumidor

Há algumas décadas, a jornada de compra de um cliente era mais simples, afinal, o único meio de se adquirir um produto era indo até uma loja e acreditar no que o vendedor falava sobre ele.

Atualmente, antes de realizar uma compra, as pessoas realizam diversas pesquisas na internet, consomem vídeos de reviews e tutoriais, analisam todas as funções, comparam preços e chegam à loja munidos de diversas informações.

O que antes tinha um único caminho a ser percorrido, agora são diversas opções de consumo. O cliente pode começar a jornada pela internet, visitar uma loja física e finalizar a compra no aplicativo, utilizando seu smartphone ou tablet.

Para conseguir acompanhar todos esses caminhos e manter sua empresa relevante no mercado, é preciso garantir que ele possua a mesma experiência em todos os canais disponíveis. Essa integração de diversos canais, sejam online ou offline, é conhecida como omnichannel.

As principais mudanças causadas pela tecnologia

Com uma infinidade de informações a poucos cliques, o consumidor chega para o momento da compra, muitas vezes, com mais informações sobre o produto do que os próprios vendedores. Por isso, investir em treinamento para sua equipe de vendas é essencial.

Outra mudança profunda causada pelos avanços tecnológicos foi na relação entre a empresa e os clientes. Antes, o único canal de comunicação existente era unilateral, impedindo a interação e participação dos consumidores na construção da marca.

Com a expansão das redes sociais, essa realidade mudou. Agora, a comunicação passou a ser uma via de mão dupla, permitindo que o cliente se expresse sobre um produto ou empresa com muita facilidade. Além disso, muitas vezes a busca por suporte ocorre por essas plataformas.

Ações fundamentais para acompanhar essas mudanças

As mudanças no comportamento do consumidor, decorrentes dos avanços tecnológicos, exigem que as empresas se atualizem e sejam capaz de acompanhá-las em cada etapa de sua jornada de compra e, para isso, é preciso executar algumas ações. Veja algumas delas:

Invista em um site responsivo

A maioria dos acessos a um site se dá por meio de dispositivos móveis, logo, o seu site precisa funcionar de maneira correta em todos os aparelhos. A única maneira de conseguir isso é investir em um site responsivo, capaz de se adaptar aos diversos tamanhos de tela.

Adote o marketing digital

O marketing digital está ganhando cada vez mais força e deixar de investir nele, com certeza, é o pior erro que uma empresa pode cometer.

Além de ser mais em conta, por meio dele é possível segmentar seus públicos com mais precisão, possibilitando a total personalização de suas campanhas de marketing e a mensuração de resultados, tornando-as mais efetivas.

Dê atenção às redes sociais

A utilização das redes sociais como um canal de comunicação entre a empresa e seus públicos já é uma realidade e ficar de fora delas é altamente arriscado, afinal, se um cliente procurar você por lá e não encontrar, as chances dele optar por um concorrente são grandes.

Outro fator de risco é que se um cliente reclamar de sua empresa nessas redes, você não saberá e não poderá promover um diálogo, abrindo muito espaço para crises desnecessárias.

Como vimos, o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. Agora, a questão que fica é: você está preparado para atendê-lo?

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