Diagnóstico de marketing: como interpretar os dados coletados?

04/04/2018
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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Elaborar um bom diagnóstico de marketing é essencial para o crescimento de seu e-commerce. Afinal, por meio dele é possível identificar diversas questões não resolvidas e processos que podem influenciar negativamente em seus resultados.

No post de hoje nós abordaremos o que é um diagnóstico de marketing, qual é a sua função dentro de uma empresa e qual é a sua importância. Aqui também apresentaremos um pequeno passo a passo para que você saiba como criar um.

Confira!

O que é um diagnóstico de marketing?

Basicamente, podemos definir o diagnóstico de marketing como a utilização de diversas ferramentas investigativas com o objetivo de conhecer o funcionamento desse departamento e os diversos aspectos que o envolvem — como o perfil do público-alvo e a percepção de seus colaboradores em relação ao setor.

Ele busca entender onde você pretende chegar e como as pessoas enxergam a sua empresa. Para sua elaboração, é preciso lançar mão de diversas ferramentas, como pesquisas de clima, de satisfação de clientes, análise SWOT, benchmarking e outras.

Contudo, muito além de coletar dados, é preciso compreendê-los e transformá-los em informações úteis para a empresa.

Qual é a função desse diagnóstico?

Por meio de um diagnóstico de marketing é possível reconhecer qual é a real situação de sua empresa de um modo geral, tanto em nível interno quanto externo, verificar a imagem institucional, medir a qualidade dos atendimentos prestados e identificar o nível de satisfação dos clientes.

A partir do diagnóstico, a empresa terá uma visão ampla sobre a situação da empresa e será capaz de verificar falhas e de identificar as melhores soluções para um determinado problema, sempre utilizando dados concretos como base — o que reduz os riscos de decisões equivocadas.

Por que ele é importante?

Ter uma gestão baseada em dados não é mais uma tendência ou um diferencial. Atualmente, ela é uma necessidade e, inclusive, é um fator crítico para o sucesso de qualquer empreendimento, seja ele online ou offline.

No entanto, para isso, é preciso realizar o diagnóstico de marketing de sua empresa e coletar os dados de fontes confiáveis. No caso da aplicação de pesquisas, é preciso garantir que elas tenham o máximo de fidelidade, evitando sua aplicação de forma tendenciosa e a interpretação de dados equivocados.

Como é o passo a passo de um diagnóstico de marketing?

Agora que você já compreendeu a importância do diagnóstico de marketing para a sua empresa, chegou a hora de pôr a mão na massa. Siga o nosso passo a passo e veja como realizá-lo de maneira eficiente!

1. Avalie a cultura organizacional da empresa

Antes de mais nada, é preciso conhecer a fundo a cultura organizacional de sua empresa (missão, visão e valores). Só assim você saberá quais são os objetivos da empresa, seu posicionamento no mercado e a imagem que ela quer transmitir. Por meio dessa avaliação, você terá uma indicação de qual é o caminho a seguir.

2. Faça uma pesquisa de clima

Após avaliar a cultura organizacional, é preciso compreender de que forma seus colaboradores enxergam a empresa. Afinal, eles compõem o público mais importante de qualquer organização e são responsáveis por sua divulgação positiva.

Lembre-se sempre de que o nível de satisfação de seus colaboradores reflete diretamente na imagem da empresa e nos níveis de produtividade dos mesmos.

3. Faça uma pesquisa de perfil de cliente

Agora que você já conhece sua empresa por dentro, é preciso conhecer o âmbito externo. Dentre tantas pesquisas que deverão ser realizadas, a análise de perfil de cliente é, sem dúvidas, a mais importante. Afinal, fica difícil vender se você não sabe para quem sua comunicação será dirigida.

Em um e-commerce, essas informações poderão ser coletadas do perfil de clientes que já realizaram uma compra e de outras ferramentas de monitoramento — como do Google Analytics, por exemplo.

4. Faça uma pesquisa de satisfação

Outro ponto fundamental para entender a efetividade do marketing de sua empresa é a avaliação dos níveis de satisfação de seus clientes com relação aos produtos e ao atendimento prestado por sua loja virtual.

Para isso, você poderá enviar por e-mail um questionário mais elaborado para entender esse nível de satisfação ou, ainda, optar por outras técnicas, como o Net Promote Score (NPS) — que consiste em avaliar, em uma escala de zero a dez, a probabilidade de o cliente recomendar a loja para amigos e conhecidos.

5. Realize um benchmarking com seus concorrentes

Uma análise de benchmarking consiste, basicamente, em determinar alguns pontos de seu e-commerce e compará-los com seus concorrentes, a fim de identificar novas e melhores práticas para incorporar à sua rotina.

Contudo, lembre-se de que cada empresa é única, então evite copiar as práticas sem realizar nenhum tipo de adaptação à realidade de sua loja virtual.

6. Construa uma matriz SWOT

Uma vez que você detém informações sobre o âmbito interno e externo de seu e-commerce, você agora deverá elaborar uma matriz 2×2 e colocar em cada quadrante as forças (Strength), fraquezas (Weakness), oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) de seu negócio.

Ao construir sua matriz SWOT, é preciso ser o mais honesto possível, evitando mascarar possíveis problemas ou situações desfavoráveis e a superestimação das capacidades de sua empresa.

7. Organize os resultados obtidos

Como você deve ter percebido, foi gerada uma quantidade muito grande de dados sobre a sua loja virtual, mas dados soltos não dizem nada sobre a situação atual e tampouco indicam soluções.

Para que todo esse processo faça sentido, é preciso organizar todos esses dados de maneira lógica, como se contassem uma história. Sempre que possível, faça uma correlação entre eles.

8. Analise os resultados

Nessa última etapa, você analisará todos os dados e buscará extrair informações relevantes sobre o cenário de seu e-commerce e as possíveis soluções para otimizar processos e resolver possíveis problemas identificados.

Realizar um diagnóstico de marketing em seu e-commerce é, sem dúvidas, um processo trabalhoso e exige uma boa dose de tempo e dedicação. No entanto, os resultados obtidos a partir das ações definidas farão tudo valer a pena.

Contudo, é sempre uma boa ideia contar com o apoio de uma agência como a M3, pois temos a expertise necessária para fazer um bom diagnóstico de marketing e elevar a performance digital de sua empresa!

Quer fazer um diagnóstico de marketing em seu e-commerce, mas ainda está com algumas dúvidas? Entre em contato conosco! Nós teremos imenso prazer em ajudá-lo!

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