5 dicas para gerar mais tráfego para converter em sua loja virtual

04/04/2018
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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O maior objetivo de quem decide investir em uma loja virtual é aumentar cada vez mais o número de clientes e as vendas. Para isso, é necessário gerar mais tráfego para o site, afinal, quanto mais gente conhecer a sua loja, maior a probabilidade de fechar mais vendas.

Porém, a maioria das pessoas não sabe exatamente como fazer essa divulgação e no que devem investir para que esse número de visitantes cresça. Graças ao marketing digital, há uma série de ferramentas que podem ajudar nesse processo.

Preparamos este post para explicar melhor esse assunto e direcionar você nesse trabalho. Vamos lá?

Como gerar mais tráfego para a minha loja virtual

Elencamos 5 estratégias que vão atrair mais visitantes para o seu negócio e aumentar suas vendas. Acompanhe:

1. Crie conteúdo de valor

A atração de novos visitantes com o uso do conteúdo de qualidade é uma das estratégias mais eficazes para aumentar o tráfego orgânico na sua loja virtual. O que é esse conteúdo de qualidade? São artigos e posts que atendam aos interesses do seu público-alvo, solucionando dúvidas e agregando informações.

Para conseguir um tráfego maior com essa ferramenta, você deve buscar as palavras-chave ideais e apostar em técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) para que os textos que publicar sejam facilmente encontrados em uma pesquisa no Google.

Dessa maneira, as pessoas que estiverem buscando assuntos relacionados ao seu negócio vão encontrar o conteúdo que você publicou, atraindo visitantes qualificados e com potencial para se tornarem clientes.

2. Feche parcerias com outros blogs

Quando o seu conteúdo já estiver consistente, você pode fechar parcerias com outras empresas para realizar o que chamamos de guest post: essas pessoas vão anunciar seus produtos ou trocar links, para que os clientes passem a conhecer os seus produtos, enquanto você fará o mesmo com o conteúdo desses parceiros.

Essa é uma maneira interessante de gerar mais tráfego para sua loja, principalmente quando se tratar de produtos complementares: se você produz artesanato, pode fechar uma parceria com algum decorador, por exemplo. É uma estratégia que pode trazer excelentes resultados ao atrair mais compradores em potencial para o seu negócio.

3. Aproveite as redes sociais

Elas são um excelente canal de comunicação e ajudam muito na geração de tráfego para o seu site. Você pode escolher a rede social mais relacionada com o seu produto e que tenha um melhor diálogo com o seu público-alvo: Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram, entre outras.

Com um bom conteúdo, alinhado às preferências do seu consumidor, seus posts certamente serão compartilhados e atingirão um número cada vez maior de pessoas. Você pode explorar essas plataformas de diversas maneiras, tendo em vista que elas são ótimas para:

  • divulgar a sua marca e suas promoções;
  • interagir melhor com os clientes;
  • solucionar dúvidas dos seus seguidores;
  • abrir espaço para sugestões.

4. Aposte no e-mail marketing

É normal que você tenha visitantes na sua loja que não finalizem a compra, assim como pessoas que compram apenas uma vez. Você pode aproveitar que tem os dados de contato dessas pessoas e começar um relacionamento por e-mail marketing, na tentativa de atrair novamente esses consumidores e os fidelizar à sua loja.

Com uma estratégia de e-mail marketing bem-feita, é possível fazer com que essas pessoas retornem. Você pode convidá-las a receber conteúdos, oferecer cupons de desconto ou informar sobre as novidades.

5. Conte com influenciadores

Os influenciadores são praticamente os novos garotos-propaganda. Com um diálogo já formado com o seu público, eles podem opinar sobre produtos e serviços que acham interessantes e, assim, fazer com que seus seguidores também queiram experimentar esses produtos.

Contar com a colaboração dessas pessoas pode aumentar muito o alcance dos seus produtos. Por meio dos depoimentos, elas farão um público muito grande conhecer a sua marca e, consequentemente, aumentar bastante o número de visitantes na sua loja e o interesse na sua mercadoria.

Lembre-se de procurar um influenciador que tenha a ver com o que você comercializa e verificar quais são as exigências: alguns trabalham apenas com permuta, outros cobram um valor para essa divulgação. Também se prepare porque, se eles não tiverem uma boa impressão do seu produto, isso será falado e pode gerar uma publicidade negativa.

A importância do monitoramento constante

Todas essas estratégias são perda de tempo se não houver um acompanhamento preciso dos resultados. É preciso acompanhar os números sobre a sua loja, que podem ser fornecidos pelo Google Analytics, por exemplo, e verificar se realmente houve um aumento de visitantes e se isso foi convertido em vendas.

A partir desses dados, você pode realizar ajustes e checar qual ação trouxe um retorno mais positivo. Além disso, também é possível relacionar esses números com o aumento no alcance e no engajamento das suas redes sociais, da abertura e recebimento dos e-mails etc..

É importante mensurar e acompanhar todas as estratégias para garantir um crescimento consistente e bem trabalhado de visitas, que vão se tornar clientes fiéis e divulgar os seus produtos para os amigos por meio das experiências agradáveis de compra. Afinal, um cliente bem atendido sempre ajuda na divulgação.

Todas as sugestões dadas aqui no post são alguns dos caminhos que você pode traçar para aumentar as visitas no site. Lembre-se de que o trabalho não acaba com a venda. É fundamental promover uma fidelização do cliente também depois que ele fez o pagamento: cuidar da embalagem, da entrega e do pós-atendimento.

Há uma série de outras ações capazes de gerar mais tráfego, mas todas devem ser acompanhadas de estratégias que convertam essas visitas em compras, gerando um resultado realmente palpável. Apenas atrair pessoas que vão olhar a sua loja e abandonar o carrinho não é interessante e se torna um investimento vazio. Então, acompanhe os índices de conversão e busque soluções para aumentar essas vendas.

Agora que você já sabe como gerar mais tráfego para o site, aproveite para assinar a nossa newsletter e ter acesso a mais conteúdos que vão ajudar a trabalhar o crescimento da sua loja virtual e aumentar o seu lucro.

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