Entenda por que investir em links patrocinados e por onde começar

01/02/2018
Homem utilizando buscadores na internet
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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Provavelmente, você já deve ter tido contato com algum link patrocinado, certo? Nos dias de hoje isso é mais comum que se imagina.

Todos os dias recorremos à internet para buscar informações sobre produtos, serviços e pessoas. Com isso, as empresas estão cada vez mais investindo em anúncios pagos que não interrompam os usuários.

Se sua empresa precisa ter resultados rápidos e eficientes, não pode deixar de ler este texto que explica o que são, quais suas vantagens e como começar a investir em links patrocinados.

Entenda o que são links patrocinados

Basicamente, os links patrocinados são anúncios em formato de texto que são mais conhecidos e encontrados nos mecanismos de buscas —Yahoo, Bing, Google, entre outros.

Esses anúncios, geralmente, são encontrados no topo dos resultados das pesquisas e possuem a coloração ou símbolo que os diferenciam de um resultado orgânico.

A ferramenta mais popular que existe no mercado atualmente é o Google AdWords. Com o seu grande alcance e números de pesquisas diárias, a ferramenta cumpre o seu papel com maestria e traz excelentes resultados para os empreendedores.

E não é só nos buscadores que podemos encontrar links patrocinados, cada vez mais é possível visualizá-los nas redes sociais.

Normalmente, eles são separados em:

  • CPM (custo por mil impressões) — isso significa que, quando atingidas mil visualizações do anúncio, o anunciante pagará o valor estipulado;
  • CPA (custo por ação) — esse tipo de anúncio só será cobrado de fato quando o usuário realizar uma ação específica, como preencher um formulário, por exemplo;
  • CPC (custo por clique) — a cada clique que o anúncio receber, o anunciante pagará;
  • CPV (custo por visualização) — a cada pessoa que visualizar o anúncio, o valor estipulado será pago.

O valor estipulado dependerá das palavras-chave escolhidas com suas vantagens e características.

Conheça as principais vantagens

Uma vez entendido o que são links patrocinados, falaremos sobre as vantagens de se investir nesse meio de divulgação tão importante atualmente.

Com a popularização da internet, as pessoas passaram a consumir conteúdos de diferentes maneiras e, também, a buscarem mais informações a respeito de um produto antes mesmo de comprá-lo.

Por isso, confira as principais vantagens que os links patrocinados oferecem.

Segmentação precisa

Quando o assunto é anúncio pago no ambiente digital, logo associamos ao grande poder de segmentação de público que esse meio oferece.

Digamos que seu e-commerce venda produtos específicos para os colecionadores de fusca do Acre. As características dos donos desse carro são bem mais específicas que aqueles que queiram ter um meio de transporte.

O Google AdWords permite segmentar o seu público-alvo com base na faixa etária, localização, interesses, entre outros.

Simples mensuração

O que seria dos negócios se não pudéssemos mensurar os seus resultados? Provavelmente não sobreviveriam.

O Google Adwords permite, em tempo real, que o gestor mensure todos os resultados alcançados com os links patrocinados.

Com isso, será possível identificar se o anúncio realmente tem uma boa qualidade e é útil para o público-alvo, se o valor pago está baixo ou alto e se o ROI está dentro da meta.

Esse tipo de ação dará uma ampla visão sobre como anda o progresso (ou não) das campanhas pagas.

Aumento das conversões

Você se lembra de como os links patrocinados são separados? CPC, CPV, CPA e CPM. Essas siglas que, inicialmente, poderão ser confusas, no fim das contas serão grandes aliadas em futuras campanhas. Por meio delas será possível encontrar a melhor forma de atingir a meta definida no planejamento.

Sua empresa precisa de mais leads em sua base de dados? Uma campanha de CPA pode ser a mais indicada. A própria plataforma do AdWords dará dicas de como otimizar seu anúncio para que mais pessoas preencham um formulário ou baixe um e-book, por exemplo.

Isso pode ser aplicado para atrair tráfego qualificado para o seu site, aumentar as vendas, entre outros.

Saiba como criar seus anúncios

Se você chegou aqui, provavelmente deve estar se perguntando: como começar a criar os anúncios? Fique calmo, explicaremos a seguir como investir nessa poderosa ferramenta.

Basicamente, é necessário seguir alguns passos para poder criar um anúncio realmente útil para você e para o seu consumidor. Os passos são: definir o seu objetivo, definir o orçamento e selecionar as palavras-chave.

Definição do objetivo

Você se lembra do exemplo do fusca, em que um e-commerce vendia produtos exclusivos para os colecionadores? Com isso, podemos entender que alguns dos objetivos dessa loja virtual são: aumentar as vendas, aumentar o ticket médio ou fidelizar ainda mais o relacionamento com esses consumidores.

Com um único exemplo podemos identificar pelo menos três objetivos em que esse e-commerce pode definir.

O Google Adwords permite que você faça quantas campanhas quiser, mas dependerá do orçamento — falaremos mais a respeito — e, de certa forma, qual tem prioridade em seu planejamento.

Por isso, verifique junto ao setor de marketing e entenda o que realmente é o ponto mais importante que precisa ser anunciado por meio dos links patrocinados.

Feito isso, passaremos ao próximo passo.

Definição do orçamento

Você ainda se lembra das siglas, certo? Cada uma tem uma aplicação diferente, como já dissemos. Mas, cada uma pode ser paga de uma maneira diferente também.

No Google Adwords é possível escolher duas formas de o lance ser dado: otimizado e manual. Para melhorar o entendimento, os lances são valores pagos por um determinado formato de anúncio. Um exemplo é do CPM, que você poderá definir um valor X para as mil impressões ou XX para ter mais chances.

Imagine que você definiu que o valor diário para exibição é de R$ 10, ou seja, em um dia o AdWords poderá gastar até esse valor. O modo otimizado fará da seguinte maneira: ela poderá exibir ainda mais o seu anúncio se assim julgar interessante para você, ou seja, em uma hora ela poderá gastar os R$ 10. E o contrário também poderá ocorrer, pode ser que em um dia inteiro ela use somente R$ 3 do orçamento diário.

Já o modo manual dará total controle ao anunciante para aumentar a exposição do anúncio em um determinado momento, mas sem contar com a otimização da ferramenta.

O aumento ou não de exposição dependerá das palavras-chave escolhidas.

Escolha das palavras-chave

Esse é um dos pontos que precisam de atenção redobrada dos anunciantes, pois será por meio dele que o seu negócio será encontrado.

Com isso, a pesquisa deve ser feita de maneira completa para descobrir quais são as melhores palavras-chave para o seu anúncio. A dica é escolher as palavras-chave que tenham um grande volume de pesquisa mensal e baixa concorrência. Isso significará que as chances de sucesso do anúncio serão ainda maiores.

O Google AdWords permite que sejam escolhidas frases completas e não só palavras-chave. Isso fará com que o anúncio seja exibido também para aquelas pesquisas específicas.

Investir em links patrocinados pode ser um grande aliado para o seu negócio, mas precisa de planejamento e estudo para não se tornar um grande inimigo para a sua empresa.

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