Você sabe o que é remarketing e como ele pode ajudar nas vendas?

03/03/2018
usuário fazendo pesquisa na internet em e-commerces
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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Você pode nunca ter ouvido este termo, mas é muito provável que já tenha vivenciado o que é remarketing. Certamente, banners e anúncios de um produto ou serviço já perseguiram você no universo virtual após a realização de uma pesquisa em um e-commerce.

Seria uma coincidência ou uma tentativa do Google de dominar o mundo, em parceria com o seu smarthphone ou notebook? Deixe as teorias conspiratórias de lado e venha conferir nosso artigo sobre essa importante ferramenta que tem o poder de aumentar as vendas da sua loja virtual.

No post de hoje, você vai aprender o que é, o seu funcionamento, como aplicar na prática e as vantagens do remarketing. Confira!

O que é remarketing

O remarketing é uma ferramenta do marketing digital que rastreia e assimila os visitantes que entraram na loja virtual de uma empresa. Por meio de plataformas como o Google Ads, passa a mostrar os anúncios dessa marca em outras páginas habilitadas para exibir esse tipo de publicação.

Objetivo principal

Uma vez que a maioria das pessoas não conclui uma compra na internet na primeira visita ao site, a principal função do remarketing é ser uma segunda tentativa para concluir a venda de um produto ou serviço, inovando na abordagem e mostrando a mercadoria de uma maneira diferenciada.

É importante destacar que essa é uma ferramenta para ser utilizada em recursos das plataformas Adwords, atualmente as mais eficientes e populares que existem no mundo virtual.

Diferenças entre Remarketing e Retargeting

Às vezes, você pode encontrar a nomenclatura para definir esse tipo de ação como retargeting. Quando falamos sobre o que é remarketing e retargeting, o significado dos termos é praticamente o mesmo, assim como os seus objetivos.

A diferença se encontra no direcionamento de cada um. Enquanto o remarketing é a ferramenta usada pelo Google, o retargeting é usado por outras plataformas.

Como o remarketing funciona

O Brasil já é uma nação adepta das compras online. Para que você entenda o funcionamento do remarketing, vamos compreender o caminho que pessoas com esses perfis percorrem na internet antes de adquirir produtos via comércio virtual:

  1. consciência: primeiro contato com a marca, quando o indivíduo começa as pesquisas sobre o assunto, mas ainda não tem intenção de adquirir o produto;
  2. consideração: quando a pessoa passa a considerar a possibilidade de comprar;
  3. compra: como o nome sugere, quando a compra é efetuada;
  4. fidelização: pós-compra, quando a empresa está focada em vender novamente para esse cliente.

Como você pôde perceber, entre descobrir a sua marca e concluir o processo de compra, o sujeito passa por 4 diferentes etapas. E um bom plano de remarketing consegue alcançar os usuários em qualquer um desses estágios.

Em primeiro lugar, é necessário codificar o remarketing para o seu e-commerce. É preciso adicionar a ele a tag global do site, um recurso utilizado em produtos do Google Ads, que adicionam os visitantes em uma lista e permite segmentar os anúncios de acordo com o perfil desejado para divulgação.

Já o funcionamento do retargeting é com base no controle de usuários que visitam a sua loja virtual, exibindo os anúncios para esses clientes em específico quando acessam outros sites.

Os processos podem parecer um pouco complexos. Por esse motivo, recomendamos a contratação de uma agência especializada no assunto.

Remarketing na prática

Para entender melhor o que é remarketing e o seu funcionamento, vamos as formas de aplicação da estratégia na prática, utilizando as mais populares redes sociais acessadas pelos brasileiros:

Google Adwords

Quando você busca por um produto no Google e clica em um anúncio, um cookie é armazenado em seu computador. Esse cookie permite que a plataforma identifique seu perfil e suas preferências, e mostre a você novas propagandas desse site anunciante na chamada rede de display ou na rede de pesquisa:

  • rede de display: espaço para anúncios do Google dentro de outros sites;
  • rede de pesquisa: espaço para anúncios dentro do próprio Google.

Quando você usa essa estratégia em seu comércio eletrônico, pode configurar o tempo em que esses banners vão aparecer para o futuro consumidor, como também o conteúdo. É aí que um bom planejamento do período e do que vai aparecer, fará toda a diferença para gerar as conversões em vendas.

Youtube Ads

Se você já faz uso ou pretende investir em estratégias em vídeo, é possível utilizar o remarketing para impactar os adeptos aos tutoriais postados na plataforma. Basta vincular o canal a conta do Google Adwords.

Facebook Ads

Para que o anúncio de sua marca apareça para o consumidor no Facebook, é preciso acrescentar um código em seu site. Quando um visitante acessar a sua loja virtual, esse código se transformará em uma tag, que marcará esse usuário.

Essa etiqueta permite o rastreamento do acesso desse indivíduo, mesmo saindo do seu e-commerce sem realizar a compra. Ativando suas campanhas de remarketing, o Facebook passará a exibir os anúncios, e o cliente em potencial terá a chance de clicar e concretizar a negociação.

Instagram Ads

O Instagram também pode ser utilizado para gerar vendas. Os anúncios nessa rede social permitem que seja inserido um botão que leva o consumidor diretamente para a loja virtual da marca.

Vantagens da ferramenta

Atingir as pessoas que já visitaram seu site e se mostraram interessados em seu produto e aumentar as possibilidades de concretizar a venda não é a única vantagem do remarketing. Veja os outros benefícios de investir nessa estratégia:

  • auxilia no fortalecimento da marca;
  • eficiente para atingir o público-alvo;
  • baixo custo por cliques;
  • incentivo para aqueles que encheram o carrinho de compras, mas abandonaram;
  • mensagens adaptáveis para cada tipo de público que você deseja impactar;
  • anúncios podem ser segmentados;
  • aumento do ROI;
  • mais barato que outros investimentos em Ads.

Experimente criar os mais diversos tipos de anúncio, oferecendo descontos, frete grátis e promoções variadas, para chamar a atenção das pessoas e aumentar as possibilidades de fecharem a compra.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é remarketing ou quer compartilhar alguma experiência sobre a ferramenta? Deixe seu comentário no post! Teremos prazer em atendê-lo!

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