O que é ROI de marketing e como mensurá-lo em e-commerces?

16/01/2018
Calculadora + Cálculo de ROI
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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Que investir em marketing é essencial todo mundo já sabe, mas você compreende como calcular de maneira correta o ROI de marketing? Para que sua empresa não perca dinheiro com ações de baixo impacto e efetividade, é preciso calculá-lo.

Mas afinal de contas, o que é esse ROI? Se essa é a sua dúvida, então você está no lugar certo. Na postagem de hoje, abordaremos o que é, qual a sua importância na gestão do marketing da empresa e como calculá-lo. Continue com a leitura!

O que é ROI de marketing?

ROI é a sigla utilizada para representar o retorno sobre o investimento (em inglês, Return On Investiment), ou seja, qual foi o lucro (ou prejuízo) gerado por cada uma das ações realizadas pela empresa com o objetivo de promover suas vendas.

Por meio dele, é possível verificar quanto a empresa obteve de lucratividade com cada real investido, apontando quais ações trouxeram bons resultados e quais não foram tão eficientes assim e, ainda, fornecer dados concretos para a tomada de decisões futuras.

A utilização do ROI no dia a dia das empresas e agências é essencial, pois é por meio dele que se comprova que o dinheiro investido foi utilizado de maneira correta e está trazendo resultados e, assim, comprovar a eficiência do plano de marketing para a alta gestão da empresa.

Por que devo calcular o ROI?

Atualmente, as empresas que investem em marketing digital possuem uma gama muito grande de opções à sua disposição e, apensar de um bom plano de marketing apontar quais deles são os melhores para ela, é preciso acompanhar o desempenho de cada um e cerificar se estão cumprindo o seu objetivo.

Não é difícil encontrar empresários afirmando que o marketing digital não funciona, mas será que eles souberam como calcular o retorno obtido com essas estratégias? Vamos utilizar como exemplo um e-commerce.

Imagine que o proprietário está investindo R$ 10 mil por mês em publicidade online (Google AdWords e Facebook Ads), mas não sabe qual o retorno que este investimento está trazendo para sua loja virtual.

É inevitável que ele encarará esse investimento como uma despesa desnecessária e que só traz prejuízos à empresa. Mas se ele fizer o cálculo do ROI, ele poderá descobrir que não é bem assim.

Como calcular o ROI de marketing?

Ainda utilizando o mesmo exemplo, vamos supor que dos R$ 10 mil investidos, 40% seja em Facebook e 60% em Google AdWords. Ao começar a análise, o empresário verificou que seu faturamento nesse mês foi de R$ 100 mil, sendo que 70% das vendas teve origem no Facebook.

Para calcular o ROI, é preciso seguir a seguinte fórmula:

ROI = (Retorno obtido – Valor do investimento) x 100

Valor do investimento

De acordo com o nosso exemplo acima, podemos calcular o ROI de duas maneiras: global, considerando os resultados de todo o investimento, ou específico, avaliando o desempenho de cada uma das mídias.

Primeiro, vamos calcular o ROI global:

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

ROI = 90.000 / 10.000

ROI = 9

De acordo com o cálculo, o retorno sobre o investimento em publicidade paga (Facebook Ads e Google AdWords), retornou R$ 9,00 para cada real investido, ou seja, um retorno de 900%.

Contudo, fazer essa análise global pode ser problemática, afinal, ela nos diz que a campanha está indo bem, mas não apontou o desempenho exato de cada investimento, logo, se faz necessário calcular o ROI de cada mídia. Comecemos pelo Google AdWords:

ROI = (30.000 – 6.000) / 6.000

ROI = 24.000 / 6.000

ROI = 4

Os investimentos nessa mídia estão retornando 400% do valor investido. Agora vamos ao Facebook Ads:

ROI = (70.000 – 4.000) / 4.000

ROI = 66.000 / 4.000

ROI = 16,5

Ao observarmos o calculo referente ao Facebook Ads, podemos verificar que ele está trazendo um retorno de 1.650%, mais de 4x o retorno obtido pelo Google AdWords.

Com base nos dados encontrados, podemos afirmar que, nesse exemplo, vale a pena aumentar os investimentos no Facebook, certo? Mas o que fazer em relação ao AdWords? É nesse ponto em que a empresa deve avaliar os resultados obtidos e compará-los ao objetivo estabelecido no plano de marketing.

Como interpretar os resultados?

O primeiro passo para interpretar os resultados de maneira correta é identificar e padronizar a origem dos dados utilizados no cálculo do ROI de marketing. Como vimos no exemplo acima, os resultados podem variar muito, somente alterando a origem dos dados (global X específico).

Então, antes de analisar os resultados, lembre-se de avaliar a origem dos dados. O pessoal de marketing poderá enxergá-la tal qual nós a fizemos, mas o departamento financeiro poderá considerar como “retorno obtido”, somente o lucro líquido gerado pela ação. Por isso é preciso garantir que todos estejam falando a mesma língua.

Agora vamos a grande questão: um ROI de 400% é bom ou ruim? A resposta só pode ser uma: depende.

Existem uma diversidade de fatores que determinam se um valor é bom ou ruim para a sua empresa, principalmente por que ela é única. Para determinar essa “faixa ideal” é preciso levar em conta o tempo para fechar um negócio, o tempo que o cliente permanecerá em sua carteira, todos os custos de aquisição envolvidos e o valor de seu tíquete médio.

A curto prazo, esse ROI de 400% pode ser bem interessante, mas a longo prazo, ele poderá ser dizimado por taxas, impostos e pela inflação, deixando de ser um bom retorno.

Outro grande perigo de interpretar de maneira errada os resultados de um cálculo de ROI é que ele pode ser manipulado, alterando-se as origens dos dados a fim de comprovar algo que não é real.

O analista deverá tomar cuidado, ainda, com as métricas de vaidade. Um aumento de tráfego em seu e-commerce não significa mais conversões. Nesse caso seria interessante somente se esse tráfego se convertesse em vendas.

Ao utilizar o ROI, tenha a certeza de que está avaliando o dado certo, de origem confiável e, acima de tudo, busque por resultados que possam trazer algum significado para a empresa. Caso contrário, será apenas uma perda de tempo.

Agora que você já sabe como calcular e interpretar o ROI de marketing, comece a utilizá-lo em sua empresa ainda hoje! Aproveite também para assinar a nossa newsletter e receber muitas outras informações importantes como essa!

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