5 razões pelas quais terceirizar o marketing é uma realidade

04/02/2018
Pessoas pesquisando como terceirizar o marketing da empresa
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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Se você chegou até aqui, com certeza você já entendeu a grande importância que o marketing possui para os resultados de sua empresa. Contudo, surgiu uma dúvida: é melhor montar uma equipe interna ou terceirizar o marketing?

Embora as duas opções sejam válidas, a terceirização possui uma série de vantagens em relação a uma equipe interna e para que você as entenda melhor, preparamos a postagem de hoje.

Nela, apresentaremos quais são as vantagens de se terceirizar o marketing de sua empresa e o auxiliaremos a tomar a melhor decisão. Confira!

1. Age por meio de competências específicas

Atualmente, o marketing vem se desdobrando em uma infinidade de novas categorias e, possuir uma equipe interna que domine todas elas, sem dúvidas, será algo muito caro.

Para ilustrar essa afirmação, separamos algumas categorias de marketing mais utilizadas hoje:

Para que suas estratégias funcionem de maneira efetiva, você precisará de especialistas em cada uma dessas áreas, sem falar nos profissionais de planejamento, design e programação.

Ao optar por terceirizar o marketing de sua empresa por meio da contratação de uma agência especializada, você terá todos os profissionais necessários para a execução de suas estratégias e de acordo com as principais tendências de mercado.

Eles são altamente capacitados para exercer suas funções e possuem ampla experiência em suas áreas, afinal, já atendem (ou atenderam) diversos outros clientes, possuindo uma visão muito mais ampla de mercado.

2. Otimiza o tempo na gestão do negócio

Você já se deu conta de todo o tempo que você investiu em pesquisas sobre marketing até esse momento? Pois é, e você ainda nem começou a planejar suas ações.

Assim como todo empresário, temos a certeza de que você é uma pessoa extremamente ocupada e que, na maioria das vezes, você se sente sobrecarregado com todas as suas tarefas diárias.

Ao investir na terceirização, você transferirá uma boa parte dessa carga para a agência, que ficará responsável por pesquisar, planejar, estruturar as ações e executá-las, deixando-o com mais tempo para se dedicar a outros pontos de seu negócio.

Contudo, não pense que você não precisará se envolver mais com os assuntos de marketing de sua empresa. É preciso participar e acompanhar as ações realizadas pela agência e dar a ela todo o suporte necessário para que possa realizar seus trabalhos.

3. Oferece consultoria especializada

Mais do que prestar serviços, uma agência deve ser parceira de sua empresa, por isso, é comum que ela preste uma consultoria especializada para você em diversos assuntos.

Como dissemos, ela possui profissionais especializados e com uma grande experiência de mercado que poderão orientá-lo quanto a outras atividades de sua empresa como, por exemplo, ajustes em sua equipe de vendas.

É fato que não adianta investir em marketing se sua empresa não está devidamente preparada para receber a nova demanda de clientes e tratá-los de maneira adequada.

Além disso, você poderá ter diversas ideias de ações de marketing para atrair mais clientes e poderá conversar com a agência para verificar a viabilidade de todas elas.

4. Melhora os resultados

Uma vez que você possui profissionais especializados à sua disposição, desenvolvendo suas ações de maneira estratégica, é certo que você verá uma melhora nos resultados obtidos em todas as estratégias utilizadas.

A melhor parte nisso tudo é que você terá melhores resultados, sem a necessidade de aumentar os seus investimentos, pois uma agência sabe como extrair o melhor de cada ação.

Outro ponto importante é o preparo que ela possui para avaliar corretamente cada ação, apontando quais foram os resultados de maneira precisa, principalmente no marketing digital, onde existem diversas métricas de avaliação, mas nem todas são tão relevantes assim (métricas de vaidade).

Com base nessas métricas, a agência será capaz de sugerir melhorias em seus processos, a fim de tornar a experiência do consumidor uma coisa única e memorável e fidelizá-lo.

Além da análise de métricas, a agência será capaz de comprovar o retorno de cada centavo investido, demonstrando sua eficiência e comprovando a eficácia das ações, fazendo com que você esqueça a ideia de que investir em marketing é besteira.

É muito comum que empresários utilizem essa afirmação para justificar a falta de investimentos nessa área. Sem dúvidas, os que o fazem, nunca trabalharam com uma boa agência antes.

5. Traz melhor custo-benefício

Muitos empresários ainda pensam que contratar uma agência especializada é algo caro e que serve somente para grandes empresas, o que é um enorme engano.

Nos dias de hoje, a contratação de uma agência é fundamental para todos os tipos e tamanhos de empresas, inclusive para MEIs.

Sobre a questão dos valores, existem diversos tipos de consultorias e contratos que oferecem somente o essencial para a sua empresa, possuindo um valor justo e acessível.

Mas a grande vantagem da terceirização é, sem dúvidas, a flexibilidade que se pode ter no investimento, ajustando os valores de acordo com a demanda e as necessidades do cliente.

Em uma equipe interna, esse ajuste é praticamente inviável, pois não é possível reduzir custos sem demitir alguém que, com certeza, deixará o time desfalcado e prejudicará os resultados obtidos em cada ação.

Ao contratar uma agência, você poderá optar por dois tipos de contrato: o job e o fee. Um job é um contrato fechado em torno de um único projeto, como o desenvolvimento de uma identidade visual, por exemplo.

Já o fee é quando o contrato é feito para um determinado período de tempo e o pagamento ocorre de forma fixa e mensal, sendo mais utilizado para projetos de longo prazo, como a gestão de redes sociais, a implantação de uma estratégia de inbound marketing completa ou o fortalecimento de presença digital.

Independentemente do modelo de contrato escolhido, é preciso que tudo seja esclarecido e documentado a fim de se evitar equívocos e duplicidade de interpretação, o que poderá comprometer o relacionamento entre a agência e a empresa.

Agora que você já conhece algumas razões para terceirizar o marketing, entre em contato com a gente, agende uma consultoria gratuita e descubra como uma agência pode auxiliar a sua empresa a crescer cada vez mais!

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