Você sabe como encantar seus clientes?

13/08/2018
Por Herdy susi Publicado em sem comentários

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Para ser competitivo, é preciso oferecer mais do que produtos. Sua loja está pronta pra isso?A experiência do usuário é um tema recorrente quando o assunto é e-commerce. Com tantas opções de lojas online – muitas vezes vendendo o mesmo produto, pelo mesmo preço – é realmente um desafio conseguir captar a atenção dos clientes em potencial e convencê-los a escolher o que você oferece.

Nas lojas físicas, conseguimos ver exemplos mais claros. A aparência da loja, a cordialidade dos vendedores, a música e o cheiro do ambiente são artifícios que as marcas usam para criar uma identidade que será lembrada por quem visitar os pontos de venda. Mas como trazer essas experiências para o virtual?

Experiência do usuário: um universo de possibilidades

A necessidade de pensar nas funcionalidades da loja online para que ela atenda o cliente de forma simples, intuitiva e eficiente é indiscutível. Organizar os produtos em categorias que façam sentido, otimizar o pagamento e o checkout e pensar em um layout agradável ao olhar são alguns dos princípios básicos hoje em dia. Mas uma boa presença online não se resume a isso.

Ao contrário do que se acreditava quando as atividades começaram a ser desenvolvidas no online, o relacionamento continua sendo muito importante. Criar uma relação próxima entre a sua marca e o seu cliente segue sendo uma das melhores estratégias para atrair e reter público. Por sorte, esse mesmo ambiente online também propicia diversas opções para se aproximar das pessoas que você deseja que sejam seus compradores.

E-mail marketing

O envio de newsletter é uma ferramenta que permite explorar diversos momentos da jornada de compra. Você pode utilizá-lo para apresentar novidades e ofertas, para oferecer descontos exclusivos, para dar dicas de como utilizar o produto ou serviço que o cliente acabou de adquirir… ideias não faltam!

A vantagem do e-mail em relação a outros formas de comunicação entre marca e cliente é o seu caráter não invasivo. O e-mail chega e o cliente só abre quando pode ler. Além disso, o e-mail ainda remete a uma forma de comunicação mais formal, menos invasiva. Analise o comportamento do seu público e invista nessa forma de aproximação para decidir qual o melhor momento para fazer o disparo.

 

WhatsApp

O WhatsApp Business ampliou ainda mais a possibilidade de contato entre marcas e público. Essa é uma excelente ferramenta para tirar dúvidas, compartilhar conteúdos multimídia e abrir o canal para que o público chegue até você. Mas atenção! O WhatsApp tem como principal característica o imediatismo. Ninguém gosta de esperar muito tempo por uma resposta via Whats, não é mesmo? Fique atento a isso antes de incorporá-lo às opções de contato do seu negócio.

 

Continue encantando no pós-compra

O que diferencia um bom atendimento de um atendimento incrível é o que acontece no pós-compra. Mesmo depois que a compra for aprovada, o segredo é continuar envolvendo o cliente. Não é difícil: mantenha-o atualizado sobre o status da compra e organize as soluções em logística para que a entrega seja feita no tempo previsto. Esses são passos fundamentais. Para ir além, considere sugestões como incluir um agradecimento personalizado, oferecer vantagens na próxima compra, enviar brindes, se mostrar disposto a ouvir a opinião do cliente sobre a compra e outras ações de aproximação. Qualquer atitude que atenda o seu perfil de público e que faça com que cada cliente se sinta especial como de fato é.

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