Certificado SSL: por que sua loja precisa dele

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

É responsabilidade do lojista garantir a segurança dos dados fornecidos pelos clientes 

Fazer compras em e-commerce já faz parte da realidade de milhares de brasileiros. Mas, desde que as primeiras lojas virtuais surgiram, uma preocupação é constante e comum aos consumidores: a segurança dos dados fornecidos. Não é pra menos: de tempos em tempos, novas maneiras de hackear lojas e computadores para clonar cartões de crédito são criadas, o que pode causar uma sensação constante de insegurança. 

Nesse cenário, os lojistas precisam oferecer o ambiente mais seguro possível, para estimular a compra. Fornecer várias opções de contato, um endereço fixo e avaliações reais de consumidores são formas de fazer com que um novo cliente se sinta mais propenso à compra. Mas para garantir de fato a segurança dos dados compartilhados, nada substitui o certificado SSL.

O Certificado SSL fornece a segurança que sua loja precisa.

O que é certificado SSL?

Criado pela empresa de serviços Netscape em 1994, o certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo digital que cria uma comunicação segura entre um navegador e um servidor, impedindo a ação de terceiros. Uma vez que o servidor seja habilitado para SSL, a url passa a ter um “s”, mostrando que se trata de um site seguro e um ícone de cadeado é mostrado antes dela.

Através da criptografia, os dados das transações são codificados e só se transformam em informações legíveis outra vez quando abertos por uma das partes que foi autenticada no processo – no caso do e-commerce, a loja e o cliente.

Quando um navegador se conecta a um servidor SSL, é solicitado o certificado digital da Autoridade Certificadora (CA). É através desse certificado que a identidade do servidor é verificada e confirmada, para que o cliente tenha certeza que ele está fornecendo seus dados ao destinatário certo. A partir de então, o browser criptografa todas as informações sensíveis, como os dados do cartão de crédito, antes de enviá-lo à loja. O site que recebe as informações, por sua vez, utiliza uma chave secreta na hora de ler os dados. Todo o processo é automático, rápido e imperceptível ao usuário.

Quando acontece uma falha nessa autenticação, o usuário é informado logo que acessa o site e decide se quer prosseguir ou não, por sua conta e risco. Precisamos comentar que essa é uma excelente forma de “afugentar” visitantes de um site?

Por que utilizar o certificado SSL?

O certificado SSL é uma solução global de segurança, utilizada por sites do mundo inteiro. Esse é o primeiro motivo para que você aderir ao sistema. Como mencionamos no início do artigo, um site com https aumenta a confiança do consumidor e melhora a reputação da sua loja. E adivinha só? O Google bonifica sites que possuem SSL no ranqueamento. Ou seja, incluir o certificado SSL em seu site ajuda no SEO.

Se você ainda não tem o certificado instalado em seu site, entre em contato com seu provedor de hospedagem ou sua plataforma de e-commerce. Muitas dessas empresas oferecem o SSL gratuitamente, com fácil instalação. 

E não se esqueça: qualquer dúvida, fale com nosso time!




Divulgue esse Artigo


Pablo Ribeiro

Fundador da Agência M3, há mais de 5 anos vem ajudando empresas a terem mais resultados com seus e-commerces.

0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados