Chatbots: otimize seu atendimento ao cliente com inteligência artificial

Por Herdy susi

Divulgue esse Artigo

A Inteligência Artificial, tema tão amplamente debatido na atualidade suscita uma série de dúvidas e questionamentos por vezes apocalípticos: quais são os limites para sua utilização? Poderão as máquinas substituir os homens tornando-os obsoletos?

Enquanto observamos os desdobramentos das transformações trazidas pelos novos avanços tecnológicos, a AI se faz  cada dia mais presente em nosso cotidiano, sobretudo nas empresas.

Engana-se quem pensa que o uso da Inteligência Artificial está restrito às grandes corporações de alto faturamento e poder aquisitivo. Sem se dar conta, muitas pessoas convivem com ferramentas de AI já popularizadas, como a Siri, da Apple.

A boa notícia é que já existem ferramentas de Inteligência Artificial que permitem elevar a qualidade da interação entre usuário e empresa acessíveis para todos os portes de corporações, como os chatbots.

Tratam-se de um  recurso extremamente útil para empresas que interagem com o consumidor final por meio de  plataformas de comunicação como WhatsApp, Facebook e outras redes sociais.

Quer saber mais sobre como funcionam os chatbots no atendimento ao cliente? Primeiro vamos explicar melhor do que se trata essa ferramenta.

O que são chatbots?

Vamos lá. De uma forma simples, podemos defini-los como robôs que interagem com pessoas via chat. Os assistentes virtuais (também podemos chamá-los assim), atuam com algoritmos para simular uma conversa humana. Eles podem ser utilizados para automatizar vendas ou sanar dúvidas frequentes em atendimentos de SACs.

Como os chatbots trabalham com diálogos previamente definidos, as empresas devem pré-definir  o fluxo de comunicação inserindo perguntas e respostas em um fluxograma.

Não é exagero dizer que os chatbots são o futuro do relacionamento com cliente. Mais do que programas de computador que respondem aos consumidores, os chatbots mais avançados são equipados com recursos de machine learning, o que significa que eles podem aprender com os usuários, melhorando progressivamente a interação tornando-a o mais próximo  possível da que se tem em uma conversa com uma pessoa.   

Como usar chatbots em sua empresa

A gama de serviços que podem ganhar com o uso de chatbots é imensa. Confira alguns usos comuns para a ferramenta:

Vendas: basta integrá-los ao sistema de pagamento e gerenciamento de estoque/ pedidos;

Geração de leads:  é possível reter visitantes do seu site por meio do diálogo e captar  informações como nome, área de atuação e e-mail;

Atendimento ao cliente: para sanar as dúvidas mais frequentes dos clientes em canais de atendimento, o que ajuda a reduzir o tempo de espera ou até eliminar posições na fila de espera;

Agendamentos: restaurantes e consultórios médicos podem se beneficiar muito com a marcação de horários automatizada;

Esses são apenas alguns exemplos do que os chatbots são capaz de fazer pelo seu negócio. Por estar disponível sete dias por semana, 24 horas por dia, esse canal otimizará a experiência de atendimento, entregando mais valor para seu cliente.

Se você se animou com a possibilidade de incorporar os chatbots à sua empresa, segue uma dica: apesar de haver plataformas que permitem criar o seu chatbot rapidamente como o Chatfuel, o recomendado é investir em empresas especializadas no desenvolvimento de chatbots. Assim, você consegue obter uma ferramenta totalmente customizada às necessidades de sua empresa.

Divulgue esse Artigo


0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados