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Como conseguir mais clientes: o guia definitivo

Por Pablo Ribeiro

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Conheça algumas estratégias para atrair novos visitantes para o seu e-commerce e descubra como conseguir mais clientes

Um dos principais desafios para os gestores de lojas virtuais é conseguir mais clientes. Ainda que o cenário de vendas esteja cada vez mais favorável, já que é crescente o número de brasileiros que se rende à facilidade das compras online, é preciso dedicar esforços na missão de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a sua loja e se tornem clientes dela. 

Em meio a tantos outros e-commerces oferecendo produtos ou serviços tão relevantes ou inovadores quanto o seu, porque alguém deveria escolher a sua loja? Essa pergunta deve estar sempre na mente dos empreendedores que atuam no comércio eletrônico. A preocupação em atrair visitantes para a loja e cativá-los a ponto de fazer com que eles desejem comprar de você é o primeiro passo para ter mais clientes. 

como conseguir mais clientes

Quer descobrir outras estratégias para ampliar a sua cartela de clientes? Continue lendo esse artigo. Vamos trazer dicas tanto para atrair mais visitantes para seu e-commerce quanto para transformá-lo em clientes fiéis, que além de comprar com você vão falar bem da sua loja. Vamos lá? 

Como conseguir mais clientes: atração

Se você quer aumentar a quantidade de clientes da sua loja virtual, primeiro precisa atrair mais tráfego. Mas não qualquer tipo de tráfego: concentre seus esforços em atrair tráfego qualificado, ou seja, pessoas dispostas a comprar aquilo que você vende ou, pelo menos, interessadas no tipo de produto ou serviço disponível em sua loja. Não adianta receber um volume alto de acessos se apenas uma pequena porcentagem deles chega a converter, não é mesmo? Veja a seguir algumas formas de gerar tráfego qualificado.

Invista em SEO

Search Engine Optimization ou simplesmente SEO é um conjunto de técnicas que ajudam o seu site a aparecer na lista de resultados de um motor de buscas. O Google é o buscador mais popular do Brasil e do mundo, e é nele que você deve se concentrar. 

O objetivo de implementar melhorias para SEO no seu e-commerce é fazer com que ele seja umas das primeiras opções visíveis para quem busca aquilo que você oferece. O segredo para colher resultados consistentes está em entender de que forma o seu público alvo faz essa busca, ou seja, quais palavras-chave ele usa para encontrar o que procura. 

Essas palavras-chave devem estar presentes em locais de destaque do seu e-commerce, como títulos, subtítulos e também na URL das páginas. Facilitar a navegação incluindo links para outras páginas também conta pontos a seu favor. Com regularidade, inclua novos conteúdos na sua loja, caprichando no texto. Com o tempo, você vai ver o resultado do trabalho aparecer, ao passo que sua loja conquista autoridade.

Patrocine links

Uma estratégia de SEO, por melhor que seja, leva tempo para trazer resultados concretos. Ainda que o retorno de investir na busca orgânica seja duradouro, nem sempre podemos esperar por ele. Diversificar as ações é sempre uma boa decisão. Por isso, considere também os links patrocinados para atrair tráfego de qualidade. 

Através do Google Ads, é possível criar campanhas de anúncios que colocarão sua loja direto no topo dos resultados de busca para uma determinada palavra-chave. Enquanto a campanha estiver ativa, você estará pagando por ela de alguma forma: por cliques, por impressões ou por aquisição. 

Por isso, é fundamental planejar as campanhas, considerando o valor destinado ao orçamento, analisando os anúncios ativos dos seus principais concorrentes e criando anúncios realmente interessantes para o público. Não deixe de refinar suas campanhas, para que elas sejam ainda mais efetivas.

Como conseguir mais clientes: conquista

Uma vez que os visitantes interessados na sua loja cheguem até o seu site, você precisa oferecer uma experiência de compra agradável. Isso significa resolver todas as possíveis dúvidas dos clientes antes mesmo que elas surjam e oferecer uma navegação simples e intuitiva em sua loja.

De acordo com um levantamento recente do NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem fazer compras online. Os 26% que ainda nadam contra a corrente não se sentem atraídos pelas lojas virtuais por motivos como falta de confiança para compartilhar dados importantes (como os do cartão de crédito, por exemplo), medo de não receber o produto comprado ou falta de clareza em relação ao pagamento. Somente 7,5% desse grupo alega não ter encontrado preços convidativos. 

Essas questões podem ser facilmente resolvidas implantando o certificado SSL em seu site, obtendo selos que atestem a segurança, conquistando uma boa reputação em sites como o Reclame Aqui, informando prazos realistas para a entrega e mantendo o cliente informado sobre cada etapa da compra. 

Confira outras formas de fazer com que o visitante sinta vontade de comprar na sua loja:

Capriche na descrição de produtos 

Uma das principais desvantagens do e-commerce para o consumidor é o fato de ser impossível ver, tocar ou experimentar o produto antes de comprá-lo. Sua missão é tentar compensar a ausência da parte tátil produzindo descrições que ajudem o consumidor a saber exatamente como o produto é. Detalhes como medidas e material não podem faltar. Mas é possível ir mais além.

Produza fotografias que mostrem todos os ângulos do produto. Vídeos mostrando o funcionamento ou o caimento da peça também são uma ótima forma de chamar a atenção do cliente e provocar o desejo de compra. Esse recurso também permite que você tire dúvidas sobre o item, fornecendo informação de qualidade que, consequentemente, impulsiona a venda e evita devoluções e trocas. 

Na hora de produzir conteúdos em texto, não deixe de incorporar as palavras-chave (as mesmas que falamos no tópico sobre SEO). Dessa forma, além de oferecer conteúdo de qualidade para o usuário, você também “agrada” os robôs do Google.

Transmita confiança 

Existem diversas formas de fazer com que um consumidor se sinta seguro para fazer compras em sua loja. Publicar depoimentos de outros clientes é uma delas. Ao saber que outras pessoas foram bem sucedidas em sua compra, um novo cliente fica mais propenso a comprar também. Mas atenção: não procure esconder os comentários negativos. A atitude mais correta é tentar resolver o problema do consumidor para que ele mesmo deponha a seu favor.

Outra postura que só traz benefícios é garantir a troca ou a devolução do produto comprado. Além de estar obedecendo à lei do e-commerce, ao facilitar esses processos e deixar essa informação clara em sua loja, você ganha mais pontos com os clientes.

Conclusão: como conseguir mais clientes

Assim como nas lojas físicas, vende mais quem atende melhor. Em todo esse artigo, compartilhamos dicas de como prestar um melhor atendimento: até mesmo quando falamos de SEO ou anúncios, estamos falando sobre oferecer ao cliente resultados consistentes para suas buscas. 

Se você gostou das nossas sugestões mas não sabe como implementá-las, não se preocupe: estamos aqui para te ajudar. Somos uma agência digital especializada em ajudar e-commerces a alcançarem o máximo do seu potencial. Conte conosco para conseguir mais clientes!









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