gestão de loja virtual

Como funciona uma loja virtual: a gestão da loja no dia a dia

Por Pablo Ribeiro

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Ainda não tem certeza se ter um e-commerce é a pedida certa para você? Confira nesse artigo como é o dia a dia de quem se dedica a esse trabalho.

O e-commerce brasileiro cresce cada vez mais. Entre 2018 e 2019, o número de lojas online aumentou 37,59% – o maior salto desde 2014. Atualmente, existem 930 mil lojas virtuais no Brasil. Os dados são de uma pesquisa feita em parceria entre a Big Data Corp e a Paypal Brasil. Mas por mais que esse dado soe animador, não basta somente abrir uma loja online virtual para ter sucesso no meio online. É preciso saber como funciona uma loja virtual e se preparar para os desafios que essa atividade traz.

Alguns especialistas vem chamando atenção para o fato de que muitos e-commerces não passam dos primeiros dois anos de operação. Novos empresários que enxergam essa possibilidade de negócio como um complemento a seus empregos formais e, por isso, deixam a loja virtual em segundo plano, têm maiores chances de fazer parte dessa estatística. Mas o problema não é exclusividade desse grupo, até mesmo porque não é impossível conciliar as duas funções até que se alcance a estabilidade necessária para seguir somente com a loja online. 

como funciona uma loja virtual

Desafios da gestão de e-commerce

A correta administração de um e-commerce é que vai impactar não só na sua consolidação, como na sua lucratividade. Por isso, antes mesmo de abrir uma loja virtual, é indicado pesquisar sobre o setor, buscando entender como ele funciona e o que esperar dele. Qualquer investimento, seja em um novo negócio ou não, é carregado de expectativas de sucesso. Mas há um caminho a se trilhar para chegar lá. Você está disposto a embarcar nessa jornada?

Nesse artigo, vamos apresentar quais são os passos necessários na rotina de um gestor de e-commerce comprometido com as melhores práticas administrativas. Portanto, se você sempre quis saber como funciona uma loja virtual, confira a seguir o que você vai ler nesse artigo:

Marketing digital: fazendo sua loja acontecer

Quem deseja ter um e-commerce precisa saber, de antemão, que será preciso ter tempo e/ou recursos financeiros para investir em marketing digital. Acima de tudo, somente através dele é possível obter destaque em meio a tantas outras lojas virtuais (como mencionamos no início do artigo, são 930 mil só no Brasil).

É claro que você pode optar por delegar essa função a uma agência digital. Certamente essa atitude vai te poupar tempo e garantir resultados consistentes. O que você não pode deixar de fazer é adotar uma estratégia que ajude sua loja a ser descoberta pelo público que você almeja atingir. Anúncios, otimização para SEO, conteúdos relevantes focados em inbound marketing, gestão de redes sociais, e-mail marketing… são diversas opções!

Caso você decida iniciar essa empreitada sozinho, recomendamos que você reserve um tempo diaria ou semanalmente para a leitura de blogs especializados em marketing digital e de novidades no mercado de e-commerce. Além disso, investir em cursos também pode ser uma boa ideia.

Metas, métricas e KPIs

Uma das grandes vantagens dos negócios digitais é a facilidade em mensurar resultados das ações. Porém, antes de qualquer coisa, você precisa definir onde você quer chegar, quais são as suas metas. A resposta imediata está relacionada à vendas: vender mais, fazer vendas mais altas. Mas existem caminhos para chegar até elas. Aumentar o número de visitantes da sua loja, por exemplo, pode resultar em um maior índice de conversões. Uma ação de frete grátis acima de determinado valor pode aumentar o ticket médio

Para saber se sua loja está indo na direção que você espera, defina algumas KPIs (Key Performance Indicator) que façam sentido dentro da sua meta e acompanhe essas métricas com frequência, registrando os resultados e eventos. Essa escolha é importante porque provavelmente você não terá tempo para medir tudo ou disponibilidade para executar ações em todas as frentes. 

Clientes: relacionamento e bom atendimento

Além de destinar parte do seu tempo para tarefas que visem a aquisição de novos clientes, você também precisará se dedicar à manutenção do relacionamento com aquelas pessoas que já compraram de você ou estão interessadas em comprar. Responder comentários em redes sociais e avaliações em sites como o Reclame Aqui, por exemplo, são formas de se manter próximo ao público, mas há como fazer mais. 

Programar e-mails para informar os clientes sobre cada passo da compra (ou mesmo da devolução de produtos) é uma forma de conquistar sua confiança. Da mesma forma, Estimular feedbacks no pós compra também pode ser bastante positivo. Utilize uma linguagem simpática, livre de termos técnicos e aguce seu senso de oportunidade. Utilizar softwares de automação pode ser uma boa saída para otimizar o tempo.

Logística: do estoque a entrega

O cuidado com a logística começa bem antes de os pedidos serem feitos. É preciso garantir que você terá produtos à disposição caso uma nova compra seja efetuada. Por outro lado, cuidar para não sobrecarregar o estoque com produtos demais garante que você não aplique seus recursos financeiros de forma equivocada. Separar um tempo para fazer essa gestão de estoque vai te colocar no ritmo certo. 

Uma outra preocupação do lojista tem relação com os fornecedores e com o serviço de entrega. Escolher um bom fornecedor ajuda você a oferecer um bom preço e a manter seu estoque sempre abastecido. Da mesma forma, os serviços de entrega podem te tornar mais competitivo por conta de valores baixos no frete e prazos curtos. Esteja sempre atento à novidades que possam surgir.

Rotina de empreendedor: passo a passo diário

Definir uma rotina só traz benefícios. Além de te ajudar na tomada de decisões diária, ter uma ordem definida de tarefas também vai te ajudar a não esquecer de nada que precisa ser feito. Quando se tem um e-commerce, ter essa organização é imprescindível, já que existem muitas tarefas, em diferentes áreas do trabalho. Veja a seguir alguns passos que estão presentes na rotina de todos os gestores de e-commerce bem sucedidos:

rotina de empreendedor

Verificação de pedidos

Comece o dia checando se novos pedidos foram solicitados. Esse passo pode ser repetido de duas a três vezes por dia, agilizando ao máximo o processo de compra. 

O gateway de pagamento selecionado na compra vai confirmar a transação. A partir desse momento, você poderá embalar o produto e começar o processo de envio.

Atualização de estoque

Reserve os produtos que já foram vendidos e confira se é preciso repor algum item ao estoque. Esse passo vai impedir que haja pedidos que não podem ser atendidos por falta de produtos. Entre em contato com o fornecedor se for preciso repor itens.

Faturamento do pedido

Nunca se esqueça da parte fiscal! Ao receber um pedido, prepare todos os documentos necessários para envio ao cliente e para seu controle financeiro. 

Atividade online 

Com os clientes devidamente atendidos, verifique as redes sociais da sua loja em busca de novidades, comentários que precisam de resposta, etc. Programe a postagem de algum conteúdo. Em suma, faça sua loja ser ativa na internet.

Checagem da concorrência e do mercado

Manter seus concorrentes em vista pode ser uma boa ideia. Saber como e em que eles estão investindo pode te dar insights válidos para o seu negócio. Acima de tudo, manter-se informado sobre as novidades do mercado digital e do nicho que você atua também te coloca na frente dos demais.

Em conclusão, um e-commerce de sucesso é fruto de muito trabalho e dedicação. Você está disposto a encarar esse desafio?

A boa notícia é que você não está sozinho na missão de entender como funciona uma loja virtual . A M3 é especialista em marketing digital para impulsionar e-commerces. Conte com nosso time seja para estruturar sua loja online ou para que ela atinja o crescimento que você sempre quis. Vamos juntos?









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Pablo Ribeiro

Fundador da Agência M3, há mais de 5 anos vem ajudando empresas a terem mais resultados com seus e-commerces.

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