como montar uma loja virtual

Como montar uma loja virtual: passo a passo

Por Pablo Ribeiro

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Vender online ainda é um mistério para você? Nesse guia, você vai aprender tudo o que é necessário para montar uma loja virtual.

O comércio eletrônico já faz parte da vida dos brasileiros. A cada ano que passa, mais consumidores se rendem ao conforto de fazer compras sem sair de casa, aproveitando os preços convidativos das lojas virtuais. Certamente esse é só um dos motivos que fazem com que abrir uma loja virtual seja a escolha de muitos novos empresários.

Em comparação com um empreendimento físico, seja uma loja ou não, o e-commerce tem muitas vantagens. Além de não necessitar de um espaço exclusivo para as operações, os gastos com equipe de funcionários, visual merchandising e manutenção de loja não existem. Ou seja: não é mais necessário investir grandes quantias de dinheiro para se tornar dono de uma loja. 

montar uma loja virtual

Se você já percebeu que vender online é uma atividade que só tem a crescer, quer fazer parte desse mundo, mas não sabe por onde começar, continue lendo esse artigo. Nele, vamos explicar de forma simples e objetiva quais são os passos necessários para abrir uma loja virtual e fazer com que ela comece a ganhar acessos. Preparado?

Nesse artigo, você vai ler:

Abrir loja virtual: aprenda em 6 passos

Para quem não tem muita intimidade com tecnologia, pensar no processo de abertura de uma loja virtual pode ser preocupante. É verdade que montar uma loja virtual requer alguns conhecimentos e cuidados, afinal, é preciso garantir o funcionamento perfeito das operações. Não podemos esquecer que em breve seu e-commerce estará atendendo pessoas reais, que têm seus direitos enquanto consumidores amparados pela lei. E-commerce é coisa séria!

Nos tópicos a seguir, você vai descobrir como tirar sua loja online do papel. Vamos nessa?

1. Planejando um e-commerce

Essa lição é válida para qualquer projeto que você queira implementar. Um planejamento bem feito te ajuda a mapear os passos necessários para atingir seu objetivo, dimensionar os custos envolvidos no projeto e definir as principais características do seu empreendimento.

É nessa etapa que você vai definir o público-alvo que você deseja atender para, só então, pensar em um nicho específico dentro do segmento que você deseja trabalhar, em um bom nome para a sua loja e em um mix de produtos que atenda as necessidades desse público.

Uma boa dica nessa fase é fazer benchmark, um estudo dos concorrentes da sua futura loja. Esse é o momento de se preparar para chegar ao mercado da melhor forma possível.

2.Escolhendo uma plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é a base da sua loja virtual. Atualmente, existem diversas opções de plataforma, com diferentes preços. Sabemos que nesse momento inicial, cortar custos pode ser tentador. Mas o segredo é pensar à longo prazo, focando no desenvolvimento da sua loja. Dizemos isso porque nem sempre a opção mais barata vai se mostrar eficiente por muito tempo e a migração, um processo custoso e complexo, pode ser inevitável. É melhor se prevenir.

Aqui no blog já fizemos alguns artigos sobre plataformas de e-commerce. Eles são boas fontes para você conhecer os tipos de plataforma presentes no mercado hoje em dia e quais são os critérios mais importantes na hora de escolher uma delas.

3.Template e layout: a cara da sua loja

Uma vez que a plataforma esteja escolhida, chega a hora de pensar no visual da loja online. É uma etapa muito importante, já que influencia diretamente na experiência que o visitante terá. Os menus, as páginas de produto e suas respectivas descrições e fotos, a versão para dispositivo móvel e outros detalhes que ficarão visíveis para o usuário são decididos e implementados na escolha do template.

Já o layout são as customizações que vão fazer com que seu e-commerce seja único. A escolha de cores e a produção de uma logo, por exemplo, fazem parte dessa etapa.

4.Preparando para vender: formas de pagamento e certificados de segurança

Nesse momento, sua loja virtual está quase pronta para funcionar. Agora, você precisa definir quais serão as formas de pagamento aceitas e de que maneira isso vai ocorrer. Para lojistas com pouca experiência, a melhor opção são os intermediários de pagamento, como o PagSeguro. Essas soluções são fáceis de implementar e gerenciar, além de te protegerem contra eventuais riscos nas transações.

Falando em proteção, os certificados de segurança também precisam ser instalados em sua loja para que ela seja bem vista pelos consumidores. Mundialmente, a solução escolhida por especialistas é o certificado SSL, que criptografa dados importantes e torna impossível o roubo de dados por terceiros.

5.Logística: como você vai entregar os seus produtos?

Antes de pensar em vender, você precisa definir de que forma você vai realizar as entregas dos produtos para os respectivos compradores. As opções mais comuns são por meio dos Correios ou através dos serviços de transportadoras. Mas existem também opções mais sofisticadas, como o Dropshipping, no qual os fornecedores enviam o produto direto do estoque para o consumidor final.

A essa altura você já deve estar consciente de que solução atende melhor ao perfil da sua loja e de público.

6.Marketing digital: deixe seu público te encontrar

Depois de tudo pronto, chega a hora de investir em marketing digital. Criar e alimentar perfis em redes sociais com conteúdos relevantes e originais, elaborar campanhas de anúncios, enviar e-mail marketing e adotar boas práticas de SEO costumam ser as táticas campeãs em resultado.

A dica é começar aos poucos, registrar todas as ações e mensurar os resultados, para que ao longo do tempo seja possível refinar os esforços, tornando-os mais assertivos.

Conclusão

Montar uma loja virtual não é difícil, mas é uma tarefa que exige criatividade, conhecimento e estratégia. Não se sente preparado para encarar o desafio sozinho? Conte com a ajuda de uma agência digital, como a M3. Nosso time é formado por especialistas em e-commerce, que podem te ajudar em todas as etapas da criação da sua loja.

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