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Como vender mais no e-commerce: o Whatsapp a seu favor

Por Pablo Ribeiro

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Aplicativo de troca de mensagens pode ser mais um aliado na busca por como vender mais no e-commerce

Você tem Whatsapp? Nos últimos anos, é essa a pergunta que tem sido feita quando desejamos nos comunicar com alguém por telefone. O aplicativo de trocas de mensagens chegou ao Brasil em 2009 e, desde então, não parou de conquistar cada vez mais adeptos. O uso dele é estimulado inclusive pelas operadoras de telefonia. Em alguns planos, não são descontados dados da franquia para o uso do Whatsapp. Como resultado, o aplicativo é a primeira opção de muita gente quando é preciso se comunicar.

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De acordo com uma pesquisa do portal de estatísticas alemão Statista, 56% dos brasileiros usava o Whatsapp em 2017. A previsão para 2019 era de 77 milhões de usuários ativos. A popularidade do mensageiro é tão grande que até o Facebook já ficou para trás. Desde setembro de 2018, o Whatsapp tem mais usuários ativos por mês que a rede social de Mark Zuckerberg. Isso é o que informa o relatório mais recente da App Annie, empresa de análise de mercado.

Tamanho alcance faz do Whatsapp não só uma forma eficiente de comunicação interpessoal como também entre empresas e consumidores. A Magazine Luiza, por exemplo, já informa o andamento do processo de entrega de seus produtos via mensagens de Whatsapp. O Banco do Brasil criou um mecanismo que permite solicitar saques por meio do aplicativo. E a sua loja? Já utiliza esse recurso?

No artigo de hoje vamos falar sobre o Whatsapp como ferramenta de venda. Além disso, vamos trazer dicas para que você ofereça um atendimento eficiente através dele. Vamos nessa?

O potencial de vendas do Whatsapp 

Além dos dados que já citamos no início desse artigo, existem outros números que nos ajudam a entender porque devemos incluir o Whatsapp em uma estratégia de vendas. De acordo com o Facebook, que é proprietário do Whatsapp desde 2014, existem mais de 100 milhões de pessoas usando o aplicativo só no Brasil (acima da estimativa da Statista). Há cerca de 1 bilhão de grupos na plataforma e 42 bilhões de mensagens são enviadas todos os dias. Diariamente, pessoas visualizam o aplicativo de 70 a 150 vezes. Seria um erro ignorar toda essa audiência. 

O Whatsapp se firma como uma excelente ferramenta para vender mais também quando analisamos os recursos que ele oferece. Envio de imagens e vídeos e compartilhamento de links podem encurtar muito o caminho da conversão. Mais importante: sem precisar investir alto para isso. 

Whatsapp Business: a vez das empresas

Em janeiro de 2018, começou a funcionar no Brasil o Whatsapp Business, uma versão do aplicativo criada especialmente para empresas pequenas e médias. Instalar esse aplicativo é o primeiro passo para começar uma estratégia de vendas pelo Whatsapp. Isso porque através dele é possível criar um perfil bem mais profissional e aproveitar recursos realmente úteis. Smartphones Android com dual chip podem, por exemplo, ter os dois aplicativos funcionando simultaneamente.

O Whatsapp Business fornece uma série de estatísticas e métricas que te permitem analisar a eficiência do disparo de mensagens. Acima de tudo, é preciso encarar essa ferramenta como parte de uma estratégia. Esse aplicativo também oferece a possibilidade de classificar contatos e de enviar mensagens automáticas.

Como vender mais no e-commerce: Venda B2B via Whatsapp

Vender para uma outra empresa tem desafios diferentes. A negociação costuma ser maior, assim como o valor da venda. Geralmente a decisão de compra é tomada por um grupo de pessoas ou por uma pessoa que representa um grupo. Certamente a troca de mensagens é maior da que acontece em uma venda para pessoa física. 

Nesse cenário, o Whatsapp é uma ferramenta que agiliza bastante o contato. Inclusive pode ser uma boa fonte de contatos, graças aos grupos. Você pode iniciar a prospecção com uma simples mensagem. Mas atenção! Antes de optar por ele, certifique-se que a outra parte está à vontade com a hipótese de conversar por meio desse aplicativo. Na hora de enviar propostas ou fechar negócio, opte pelo tradicional e-mail, para que tudo seja devidamente documentado.

Atendimento e pós venda pelo Whatsapp

O Whatsapp permite que você se aproxime mais dos seus clientes, tirando dúvidas, divulgando promoções e conteúdos de qualidade. Nem sempre a venda online é linear. Às vezes, o mesmo cliente dá um passo para trás no funil de vendas antes de seguir adiante. Manter contato com uma certa frequência ajuda a fixar sua marca na mente do cliente.

Você pode otimizar a comunicação utilizando listas de transmissão para pulverizar sua mensagem para várias pessoas de uma vez. Ao contrário dos grupos, que muitas vezes são invasivos, as listas de transmissão simulam o envio personalizado. Aproveite e cria uma mensagem que te aproxime do cliente. 

Promoções certamente vão interessar aos clientes da sua loja. Mas se você só enviar esse tipo de mensagem, você perde a oportunidade de engrandecer esse contato. Ofereça conteúdos de qualidade, que agreguem conhecimento sobre o que você vende. 

Treine sua equipe para responder dúvidas antes e depois da compra, sempre em horário comercial. A linguagem utilizada deve ser simples e cordial, sem termos técnicos que podem ser difíceis de compreender. 

Como vender mais no e-commerce pelo Whatsapp: conclusão

Quando o assunto é encontrar formas de vender mais no e-commerce, todas as ferramentas digitais podem agregar. Com o Whatsapp não é diferente. A ferramenta agiliza o contato e aproxima empresa e cliente. Porém, é preciso que haja uma estratégia bem definida para que o aplicativo não seja só mais um canal de contato. Afinal, o objetivo é converter cada vez mais.

Como andam as suas estratégias para vender mais? Precisa de uma ajuda para atingir seus objetivos de venda? A M3 é uma agência digital especialista em impulsionar lojas virtuais rumo aos melhores resultados. Entre em contato conosco!


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