erp grátis

ERP grátis: conheça 3 opções para sua empresa

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

O ERP grátis pode ser a solução que você precisa para administrar melhor sua empresa

O Enterprise Resource Planning ou simplesmente ERP é um software de gestão empresarial que integra em um só sistema informações de diversas áreas, como contabilidade, vendas, marketing, etc. Essa ferramenta caiu nas graças dos empreendedores digitais justamente por sua capacidade de centralizar informações. 

Ao utilizar um ERP, o gestor de um negócio consegue ter uma visão macro de seu negócio, o que acaba sendo uma forma de poupar recursos. Além disso, a tomada de decisões é facilitada e a produtividade aumenta. Mesmo com tantas vantagens, alguns empreendedores não consideram a hipótese de adotar um sistema ERP pensando em poupar os custos de mais uma ferramenta.

erp grátis

Por isso, hoje vamos apresentar 3 opções de ERP gratuitos. São soluções que podem ser definitivas em seu negócio ou apenas uma porta de entrada para testar a eficiência do sistema antes de contratar uma solução definitiva.

Sistema ERP Gratuito: vale a pena utilizar?

Imagina ter todos os dados da sua empresa reunidos e acessá-los de qualquer lugar, a qualquer momento. O ERP faz isso e muito mais. Mas nem tudo são flores. Durante a implantação do ERP, toda a cultura organizacional da empresa passa por transformações. Até que os novos processos estejam perfeitamente ajustados, as jornadas de trabalho podem ficar um pouco mais confusas.

Daí a importância em escolher com cuidado o ERP, principalmente se ele for gratuito. Em geral, softwares gratuitos não contam com consultorias e suporte, que podem ajudar muito no período de adaptação à ferramenta. 

O ERP grátis é uma opção para fugir das cobranças mensais que os softwares mais sofisticados fazem. Por outro lado, ao contratar um ERP gratuito de código aberto, é preciso contar com a ajuda de um desenvolvedor ou programador para customizá-lo. A dica é estudar bem essas gastos e ver qual saída vale mais a pena para sua empresa.

ERP grátis: 3 opções para escolher 

A boa notícia é que existem diversas opções de ERP gratuito hoje em dia. Basta escolher aquela que melhor se adequa às necessidades da sua empresa. Para te dar uma mãozinha, selecionamos três delas. Confira a seguir:

MarketUp

Gestão completa para seu negócio. Assim a MarketUp se apresenta em seu site. Essa solução é oferecida pelo Sebrae, especialmente para empresas pequenas ou médias. É essa instituição que arca com os custos do licenciamento do software. Por outro lado, se for necessário contratar um especialista para lidar com o ERP, ele precisa ser contratado junto à MarketUp (ou pelo menos ter a autorização dela). 

Não há limite de vendas ou de faturamento. Todo o sistema roda na nuvem. Além disso, você poderá contar com suporte por meio da Central Sebrae. Um diferencial interessante desse ERP é a personalização de acordo com o segmento. Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, ao escolher essa opção, seu ERP já vai vir equipado com soluções para comissões, devoluções, grade e PDV.

Dolibarr

Se uma interface em inglês não é problema para você, considere o ERP Dolibarr. Desenvolvida para PMEs, a Dolibarr traz soluções para todas as áreas da sua empresa: vendas, RH, logística, estoque, faturamento, contabilidade, e-mails, etc. Além disso, ele também funciona como CRM, para que você faça a gestão do relacionamento com seus clientes. 

Com o Dolibarr, você pode contratar um desenvolvedor de sua confiança para fazer as configurações necessárias. Também há a opção de baixar plugins para melhorar sua experiência. O suporte fica por conta de um fórum, onde outros usuários e especialistas respondem perguntas sobre instalação, atualização e uso do Dolibarr.

ERP Bling

Quer unir interface em português e a possibilidade de adaptar o software como quiser, com o profissional que quiser? Então você precisa conhecer o ERP Bling. Desenvolvido no Brasil, esse ERP tem como principal vantagem a integração com as principais plataformas de e-commerce. VTEX, Tray Commerce, Xtech Commerce, Loja Integrada e Magento fazem parte da lista. 

Você pode criar sua conta gratuitamente e utilizar o serviço por um mês. Após esse período, precisa escolher um plano, que custa a partir de R$25 por mês. Mesmo na opção mais barata, os recursos são bem completos: emissão de nota fiscal, gestão de estoque, vendas, frente de caixa, suporte, finanças, etc. 

Pronto para aposentar as pilhas de papel e as planilhas? Escolha a melhor opção de ERP gratuito e modernize seu negócio.





Divulgue esse Artigo


Pablo Ribeiro

Fundador da Agência M3, há mais de 5 anos vem ajudando empresas a terem mais resultados com seus e-commerces.

0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados