Ferramenta e-mail marketing

Ferramenta e-mail marketing: conheça 3 opções

Por Pablo Ribeiro

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Selecionamos as melhores opções de ferramentas de e-mail marketing para colocar sua campanha em prática

O e-mail segue sendo um dos meios de comunicação online mais utilizados do mundo. Necessário para diversos tipos de formulário e logins, inclusive nas redes sociais, o e-mail é um canal que não pode mais ser ignorado por empresas que desejam uma comunicação mais efetiva com seu público. 

Diferente de todas as outras estratégias de marketing digital, o e-mail marketing une duas características que jogam a favor da sua empresa:

  • Os e-mails não são invasivos, uma vez que só chegam na caixa de entrada das pessoas que concordam em recebê-los;
  • Eles permitem uma comunicação próxima, baseada em dados reais sobre seu público, através de mensagens que podem conter uma grande variedade de recursos, como vídeos, gifs, texto, links, etc.

Para implementar uma campanha de e-mail marketing eficiente, é preciso construir e segmentar uma lista de contatos, definir uma estratégia de comunicação, criar um template, criar um perfil para o remetente e escolher uma ferramenta para envio de e-mail marketing. É sobre esse último item que falaremos no artigo de hoje.

Ferramentas de e-mail marketing: critérios para a escolha

Você pode utilizar o e-mail marketing para diferentes fins. Nutrição de leads, envio de newsletter, promoções e novidades da sua marca… tudo isso pode chegar ao seu público através de um e-mail. Mas uma coisa não muda: é preciso uma ferramenta de e-mail marketing adequada à sua necessidade. 

É através da ferramenta que você vai conseguir ter acesso aos resultados da sua campanha. Afinal, boas estratégias de marketing digital sempre são baseadas em resultados consistentes. Além disso, ela te poupa do trabalho de enviar os e-mails um a um, o que seria pouco eficiente.

Ferramenta e-mail marketing

Existem muitas opções de software de envio de e-mail marketing, o que pode causar dúvidas. Veja a seguir alguns questionamentos que vão te ajudar na hora da escolha:

  • Quais são meus objetivos com o e-mail marketing e que funcionalidades a ferramenta precisa ter para que eu os alcance?
  • A ferramenta tem boa reputação? 
  • Ela pode ser facilmente integrada com outras ferramentas, como o Analytics, por exemplo?
  • A segmentação de leads é feita manualmente ou de forma automática?
  • Os relatórios fornecidos por ela contém que tipo de informação?

3 ferramentas de e-mail marketing que você precisa conhecer

Se tudo o que você precisa para iniciar uma campanha de e-mail marketing é uma ferramenta adequada às suas necessidades, fique atento à lista que elaboramos a seguir:

Mailchimp

A ferramenta mais famosa da atualidade não conquistou esse título à toa. Mesmo a versão gratuita do Mailchimp é cheia de recursos incríveis, como um editor de templates drag and drop que facilita muito a personalização dos templates que a própria plataforma oferece, personalização de lista e segmentação de campanhas, por exemplo. Ele pode ser integrado com diversas plataformas de e-commerce e também com o Google Analytics, permitindo que você mensure os resultados dos seus esforços. Na versão free, você pode enviar até 12 mil e-mails por mês, para até 2 mil contatos. É uma boa opção tanto para quem está começando, quanto para quem já cria campanhas mais robustas.

MailJet

Procurando uma ferramenta de e-mail marketing que também te ajude a enviar e-mails transacionais (aqueles e-mails automáticos que atualizam o cliente sobre o andamento de uma compra, por exemplo)? O MailJet pode ser uma boa opção para você! Essa plataforma é focada na automação e permite que você envie até 6 mil e-mails por mês, sendo 200 por dia, gratuitamente. Opções para personalizar seu e-mail de acordo com o gênero do remetente e o dispositivo que ele utiliza, além de permitir que você crie os e-mails dentro de um editor completo.

AWeber

Apontada como uma das ferramentas de melhor custo benefício do mercado, a AWeber é bem fácil de usar. Ela também conta com um editor para criar peças, além de editar os templates que a ferramenta oferece. Crie listas, faça segmentações, faça testes A/B, envie e-mails automaticamente ao publicar em seu blog, importe listas de e-mails… a lista de funcionalidades é bem extensa! Você pode experimentar o AWeber gratuitamente por 30 dias.

Você conhece alguma outra ferramenta de e-mail marketing que vale a pena utilizar? Conta pra gente nos comentários!




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