Fornecedores para loja virtual

Fornecedores para loja virtual: 5 dicas de negociação

Por Pablo Ribeiro

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Fazer boas compras permite que você venda melhor também. Saiba como negociar de forma eficiente

Abrir um e-commerce requer habilidades em diferentes áreas. Além de pensar em boas estratégias de venda, que você vai utilizar para impactar seus clientes, você também terá que se preocupar em fazer boas compras quando for montar um estoque. Se você não produz o produto que pretende vender, você terá que comprá-lo de fornecedores: produtores, atacadistas, etc. Isso te assusta ou te estimula?

Fazer bons negócios com fornecedores é uma questão delicada para muitos novos empresários. É normal acreditar que é preciso uma grande experiência em negociação para conseguir acordos vantajosos. É claro que expertise nunca é demais, mas no caso das pequenas e médias empresas, nem sempre é possível contar com um profissional especialista em compras. 

Se essa é a sua preocupação, temos uma boa notícia: seguindo algumas dicas bem simples, é possível compreender o que é realmente necessário para fechar bons negócios. Hackeamos esse processo e trazemos nesse artigo alguns pontos chave que você só precisa ficar atento para sair bem sucedido. Vamos lá?

Fornecedores para loja virtual

O mindset correto da negociação

Quando iniciamos um processo de negociação, nossa mente está sempre preocupada em conseguir a melhor condição para nós, para nosso negócio. Esse modo de encarar a situação pode nos levar a acreditar que sempre haverá uma parte beneficiada e outra prejudicada na negociação, o que não é verdade.

O primeiro passo para uma negociação bem feita é encarar o fornecedor como um parceiro. Afinal, ele está tão interessado em vender para você quanto você em comprar dele. Basta ter tranquilidade e procurar fazer com que ambos saiam ganhando de alguma forma.

Fornecedores para loja virtual: 5 dicas de negociação

Conseguir bons preços para as mercadorias que você precisa comprar é fundamental para que você consiga praticar bons preços também na hora de vender. Preços baixos – ou ao menos dentro da média do mercado – são uma vantagem competitiva para sua loja. Por isso, vale a pena se planejar e descobrir algumas técnicas para fazer bons negócios. 

Confira a seguir 5 dicas selecionadas por nós da M3, para te ajudar nessa missão. Confira!

Conheça seu próprio estoque

Falamos recentemente aqui no blog sobre as vantagens do gerenciamento de estoque. Quando você sabe o quais são os produtos que mais vendem e em quanto tempo eles deixam o estoque, fica mais fácil programar a compra. Mantenha seu inventário e suas planilhas de controle sempre atualizadas. Esses documentos servirão como base para que você procure os fornecedores na hora certa e programe compras recorrentes – o que pode te render algum desconto.

Tenha uma lista de fornecedores

Ter um fornecedor de confiança é fundamental para ter tranquilidade no dia a dia. Mas não é por causa disso que você vai se fechar para outras oportunidades. Quanto menos opções de fornecedor você tiver, mais suscetível estará às condições que eles oferecerem.

Ter um plano B vai te deixar mais confortável inclusive para negociar com seu fornecedor habitual. Elabore uma lista de fornecedores de acordo com critérios como disponibilidade para entrega e preço. Peça indicações para conhecidos, se apresente e guarde os contatos.

Defina seus objetivos e limites

Antes de começar a reunião com o fornecedor, estipule quais são as suas exigências em relação à prazos de entrega, quantidades, formas de pagamento, descontos… Tenha em mente tudo aquilo que você procura, inclusive até onde você pode chegar na negociação. Flexibilidade é uma característica valorizada na negociação.

Use a tecnologia a seu favor

Agende encontros por meio da internet, utilizando aplicativos como Skype, Hangout e similares, principalmente quando a negociação estiver em fase inicial. Assim, você evita deslocamentos e agiliza o processo. Outra dica relacionada à tecnologia é a utilização de assinatura digital para os contratos. Sim, contratos! Não se esqueça de elaborar contratos bem detalhados a cada negócio fechado.

Crie relacionamentos

A forma mais fácil de fechar bons negócios é criando relacionamentos de longo prazo, baseados na confiança mútua. Dessa forma, as negociações se tornam cada vez mais fáceis e vantajosas.

Pronto para fechar negócios vantajosos para a sua empresa? 

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