franquia de loja virtual

Franquia de loja virtual: como funciona esse tipo de e-commerce?

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

Conheça mais uma forma de empreender na internet

Você provavelmente já ouviu falar em franquias, certo? Muito populares no comércio tradicional, as franquias são uma espécie de réplica de um modelo de negócios. Ou seja, uma loja é estruturada, ganha um modo de operação, uma identidade visual, um mix de produtos… Tudo o que é necessário para que ela tenha sucesso no mercado. Ao adquirir uma franquia, o franqueado recebe todas essas informações como uma forma de manual de instruções da marca. Em outras palavras, tudo o que ele precisa fazer é encontrar um ponto comercial, contratar uma equipe e começar a vender.

As franquias, geralmente, são rentáveis e fáceis de gerir, além de representarem um mercado aquecido. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising – ABF, o setor apresentou um crescimento de 7% no primeiro trimestre de 2019. No mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 5,1%. Além disso, o faturamento do setor cresceu de R$ 38,762 bilhões para 41,464 bilhões. Há muito mais unidades abrindo do que fechando.

franquia de loja virtual


O que pouca gente sabe é que é possível trabalhar com franquias também virtualmente. A franquia de loja virtual é uma opção muito semelhante à franquia tradicional, e assim como na relação loja física x loja online, também oferece muitas vantagens a quem opta pelo ambiente digital. No artigo de hoje, vamos entender como as franquias online funcionam e quais são suas vantagens. Vamos nessa?

Como funcionam as franquias ode loja virtual?

Da mesma forma como acontece nas lojas físicas, no e-franchising o franqueador cede uma licença que dá de direito de uso da marca para o franqueado, que pode (e deve) investir em ações de divulgação da sua loja, impulsionando as vendas. Toda a parte operacional já está estruturada, inclusive o estoque e o envio dos produtos. Então tudo o que você precisará fazer é vender!

Existem franquias de diversos valores, desde as microfranquias (onde o investimento inicial é bem baixo) até grandes franquias, que são mais caras, mas em compensação rendem maior faturamento.

Franquia online vale a pena?

Trabalhar com uma franquia virtual é uma opção interessante sobretudo para quem ainda não tem experiência na gestão de uma loja online. Como não é preciso criar uma marca, pensar em um mix de produtos atraente ou desenvolver um e-commerce  do zero, o processo de entrada no mercado fica muito mais ágil. Confira a seguir mais algumas vantagens dessa modalidade:

  • Você conta com um modelo de negócios pré-definido e testado
  • Existem opções de franquias em diversos segmentos diferentes
  • Não é preciso investir em ações de consolidação da marca
  • É mais fácil competir com grandes marcas 
  • O franqueado pode oferecer treinamentos e suporte
  • Depois de gerir uma franquia, você se sentirá pronto para desafios maiores
  • Você pode trabalhar de qualquer lugar, inclusive da sua casa

A franquia de loja virtual é mais uma forma de fazer parte de um mercado que não pára de crescer: o comércio eletrônico. Portanto, se você quer empreender e não sabe como começar, analise essa possibilidade!



Divulgue esse Artigo


0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados