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Gerenciamento de redes sociais: como organizar a rotina

Por Pablo Ribeiro

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A quantidade de redes e de posts está tomando muito o seu tempo? Veja algumas dicas para simplificar esse processo.

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância de manter perfis nas redes sociais sempre atualizados. Criar posts que sejam do interesse do seu público alvo é uma forma de se manter próximo dele. O perfil de uma empresa tem o poder de despertar interesse nos produtos e serviços que ela vende e fortalecer a personalidade da marca. Consequentemente, novos clientes são conquistados. Isso sem falar na importância das redes sociais como canal de comunicação entre empresa e público, já que algumas delas, como Facebook e Instagram, oferecem a opção de chat. Já deu pra perceber que não tem como deixar de lado o cuidado com seus perfis nas redes, não é mesmo?

Quem opta por fazer essa tarefa por conta própria passa por algumas descobertas ao longo do caminho. A primeira delas é que esse trabalho não é tão fácil quanto parece. Muita gente acredita que qualquer pessoa que utilize uma rede social de forma amadora conseguirá dar conta de um perfil profissional e tudo que ele implica, o que nem sempre é verdade. O gerenciamento de redes sociais exige um certo conhecimento em marketing digital, comunicação e design. É preciso fazer, ao menos, uma boa pesquisa acerca das tendências atuais em cada rede, do comportamento dos usuários e também da atividade dos concorrentes. Planejamento, disciplina, senso estético e atenção às novidades são características fundamentais para quem deseja encarar esse desafio.

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Gestão de redes sociais: a prática do dia a dia

Sabemos que empresas pequenas nem sempre podem contar com a equipe ideal, pelo menos em sua fase inicial, e é comum que uma só pessoa acumule funções diferentes. Quando uma dessas atividades é fazer a gestão das redes sociais, é surpreendente perceber o quanto tempo essa demanda pode ocupar no dia a dia. 

Isso acontece porque cada rede tem suas particularidades e diversas funções que podem (e devem) ser exploradas para cativar o público. Lidar com anúncios também é função do gestor de redes sociais, que deve cuidar para que as campanhas rendam um bom ROI. O relacionamento com influenciadores digitais é outro tipo de ação que deve ser executada de tempos em tempos. Ou seja, para fazer com que as redes sociais tenham sucesso, é preciso investir força de trabalho. 

Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos um pequeno guia de gerenciamento de redes sociais. Confira nossas sugestões de mensais, semanais e diárias, para que você não deixe de executar nenhuma ação importante por conta da falta de tempo. Pronto para começar?

Ações mensais: planejamento, produção de conteúdo e pesquisa

Tudo começa com um bom planejamento. Em primeiro lugar, faça um estudo de público alvo. O objetivo é descobrir quais redes são mais utilizadas, qual tom de voz será melhor aceito e quais são os assuntos mais interessante para ele. Com tudo isso definido, chega a hora de partir para um planejamento mensal do que será publicado nessas redes.

A pesquisa e o planejamento andam de mãos dadas. As tendências mudam muito rapidamente na internet, um meme que hoje faz sucesso amanhã não tem mais graça. Então é preciso se inteirar de todas as novidades toda vez que você for pensar no que postar. 

O planejamento permite que você capriche na produção desse conteúdo, produzindo fotos e vídeos ou encomendando esse material. Também é preciso elaborar legendas e buscar por hashtags populares que melhor descrevam seu post. Utilizar uma ferramenta para planejamento de publicações, como o Planoly ou o Postgrain, deixa esse trabalho mais fácil. 

Ações semanais: anúncios, planejamento de conteúdos voláteis e correções

O Facebook e o Instagram oferecem a opção de patrocinar posts, caso você deseje um alcance maior. Já faz um tempo que essa alternativa se faz necessária, já que o alcance orgânico é bastante limitado. Caso anunciar seja sua decisão, dedique-se uma vez por semana a essa tarefa. Crie novos anúncios e refine anúncios que já estão no ar. Além disso, registre os dados que os relatórios dessas plataformas oferecem – o que vai facilitar muito as campanhas futuras.

Os conteúdos voláteis são aqueles que desaparecem em um espaço de tempo, como os stories. Eles são ótimos para gerar engajamento! Além disso, são mais simples de produzir que aqueles posts que vão ficar para sempre expostos na timeline. Uma vez por semana, tire um tempo para criar essas peças (ou solicitar a um designer, por exemplo). Certamente dessa forma é mais fácil postá-las no dia a dia. Acredite: mesmo parecendo simples, quem busca a excelência pode ter que dedicar mais tempo do que gostaria nessa tarefa se parar todos os dias para pensar no que postar.

Lembra do planejamento mensal de posts? Uma vez por semana revise o conteúdo dos próximos dias. Verifique se o assunto ainda está em alta, se existe algo mais importante para abordar, se o produto divulgado ainda está em estoque… 

Ações diárias: interação e mensuração

Todos os dias, ao menos uma vez, visite suas redes e responda comentários e mensagens. Quanto mais rápido um comentário for respondido, melhor para o engajamento da sua página. Caso a mensagem seja negativa, menor será a probabilidade que ela se espalhe. 

Faça a mensuração dos resultados dos posts do dia anterior. Anotar a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos todos os dias te ajuda a direcionar melhor a sua estratégia. Como resultado, você pode focar nos conteúdos que performam melhor. Depois de 24h no ar, a tendência é que o alcance caia bastante, quando a publicação é orgânica.

Seguindo o planejamento e mantendo a organização, o gerenciamento das redes sociais deixa de ser um bicho de sete cabeças. Que tal começar hoje mesmo?





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