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Loja virtual Facebook: vale a pena vender nas redes sociais?

Por Pablo Ribeiro

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As rede social mais popular do mundo também tem um potencial imenso para vendas. Descubra as vantagens de ter uma loja virtual no Facebook.

Você conhece alguém que não tem um perfil no Facebook? Até conseguimos apontar uma ou duas pessoas do nosso convívio, mas a verdade é que a grande maioria das pessoas do mundo usam a ferramenta. Em seu mais recente relatório, referente ao primeiro trimestre de 2019, foram contabilizados 1,56 bilhão de usuários ativos diariamente e 2,38 bilhões mensais. 

Além do compartilhamento de notícias, fotos e outros conteúdos gerados por esses usuários, uma outra funcionalidade garante a popularidade da plataforma (e sustenta suas ações mesmo depois de escândalos como o caso Cambridge Analytica): o canal de vendas do Facebook, que alguns especialistas já chamam de F-commerce. 

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Facebook para marcas: quais são as opções

Zuckerberg e companhia vem demonstrando interesse em monetizar as atividades dentro do Facebook faz tempo. Os algoritmos da plataforma foram sendo modificados pouco a pouco ao longo do tempo para que o alcance orgânico das publicações fosse reduzido e os anúncios, conhecidos como Facebook Ads, se tornassem a opção mais indicada para quem realmente deseja obter resultados relevantes. 

Além dos anúncios, comerciantes também podem criar uma loja dentro do Facebook. O processo é bem simples e não requer ajuda especializada. Em suma, basta criar uma fanpage, adicionar a ela a guia “loja”, fazer algumas configurações básicas, como método de compra e moeda utilizada, e começar a vender. É importante destacar que, na hora de cadastrar os produtos, a descrição deve ser a mais atraente possível, com especificações bem explicadas, fotos e, claro, o preço.

Personalizar a sua loja com sua identidade visual e organizar a apresentação de produtos (inclusive destacando alguns), são opções que a plataforma oferece para deixar sua loja com aspecto profissional. O relacionamento com o cliente também é facilitado, já que basta que o cliente envie uma mensagem pelo próprio Facebook Messenger para tirar dúvidas ou fechar uma compra. Além disso, você também terá acesso à métricas que podem te ajudar a gerir seu negócio, como a quantidade de visualizações de um determinado produto, por exemplo.

Mas, com tantas facilidades, será que abrir uma loja online no Facebook é a melhor opção para você?

Loja virtual no Facebook: vantagens e desvantagens

Como você já pode perceber, criar uma loja no Facebook é bem fácil e não requer ajuda profissional. Essa característica atrai muitos novos empreendedores digitais que buscam uma alternativa simples para testar a aceitação de seus produtos sem precisar investir muito tempo e dinheiro. Mas as vantagens não param por aí. Confira outros benefícios do F-commerce:

  • É gratuito: você não paga nada para criar a loja e o Facebook não cobra nenhum tipo de taxa ou comissão sobre as vendas;
  • As interações com as publicações fazem com que novos clientes em potencial sejam atingidos;
  • Os visitantes interessados em comprar não precisam sair do Facebook para efetuar a compra;
  • Como as vendas são feitas de forma “manual”, você consegue gerir seu estoque com facilidade
  • Você pode escolher a forma de pagamento que achar mais vantajosa.

E as desvantagens da loja virtual Facebook?

É claro que vender através do Facebook também tem suas desvantagens. Listamos as 4 principais delas a seguir:

  • A ausência de automação pode se tornar um problema a longo prazo. Imagine ter que atender, pessoalmente, um grande volume de pedidos por dia, organizar os pagamentos e enviar as mercadorias?
  • Seu negócio ficará sujeito às políticas do Facebook, que podem mudar de uma hora para outra. Qualquer atualização no algoritmo da plataforma pode impactar suas vendas.
  • Você pode ficar refém dos anúncios do Facebook Ads. Sem eles, a visibilidade da sua página pode sofrer bastante. 
  • Ao optar por criar uma loja no Facebook em vez de um e-commerce tradicional, você perde a oportunidade de ir construindo seu rankeamento nos resultados do Google.

Loja virtual Facebook: nossa conclusão

Não limite seu negócio a um só canal. Você pode utilizar a loja virtual do Facebook ao mesmo tempo que desenvolve um e-commerce próprio. Assim, você colhe os benefícios das duas formas de vender e não fica completamente dependente de nenhuma delas. Boas vendas!

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