Como montar uma loja virtual no Instagram

Por Pablo Ribeiro

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As rede social despontou como um importante canal de venda. Saiba como aproveitar o Instagram para converter.

Foi-se a época em que o Instagram servia apenas para publicar fotos de comida com filtros diferentes. A rede social anunciou, no segundo semestre de 2018, a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Ainda segundo o próprio Instagram, 80% dos usuários seguem pelo menos 1 perfil de empresa, 60% já descobriram um novo produto ou serviço ao utilizar a rede e 30% efetuaram a compra. Ou seja: é um canal que não pode ser ignorado por quem deseja marcar presença digital.

Instagram para vendas
Fonte: Pexels

O Instagram já percebeu há muito tempo o tamanho do seu potencial para negócios. A prova disso é que a empresa esperava receber US$ 4 bilhões em publicidade e, para estimular empresas a utilizarem cada vez mais essa rede social em suas estratégias, lançam periodicamente novidades que elevam ainda mais o engajamento do público e facilitam a vida de quem deseja vender produtos ou serviços. Foi assim que surgiu o Instagram Shopping.

Loja virtual do Instagram: um atalho para as compras

As redes sociais sempre vão tentar fazer com que o usuário passe mais e mais tempo navegando nelas. Sempre que uma nova funcionalidade é lançada, é com esse objetivo: reter pessoas, para que elas não precisem sair da rede para buscar algo. Esse é o pensamento por trás do Instagram Shopping, a ferramenta de compras lançada pela empresa em março de 2018.

Antes dessa função, era preciso fazer com que o usuário impactado de forma orgânica por uma foto ou vídeo se sentisse motivado a acessar aquele perfil e clicar no link da bio – único lugar onde o Instagram permite inserir links – para ter a oportunidade de saber quanto custa um produto ou efetivamente comprar. Imagine quantas pessoas desistiram no meio desse processo ou nem mesmo chegaram a se interessar pelo que estava sendo vendido…

O Instagram Shopping tornou esse processo muito mais simples para quem compra, o que é extremamente benéfico para quem vende. Agora, é possível marcar os produtos em uma foto, da mesma forma como marcamos outros perfis. Assim, o usuário só precisa tocar na foto para que o preço do item seja mostrado. Tocando no preço, ele é levado a uma nova tela, que mostra mais informações sobre o produto da foto e também outros itens à venda. Em seguida, ele é levado para a página de compra. Simples assim!

Como vender no Instagram

O primeiro passo para conseguir vender no Instagram é fazer da sua conta um perfil comercial. Essa troca é feita facilmente nas configurações da sua conta. Para que você tenha acesso a esse recurso, será preciso ter uma página no Facebook (não se esqueça que eles são a mesma empresa desde que o Facebook comprou o Instagram, em 2012).

Em seguida, você deve criar um catálogo de produtos no Facebook. Há duas formas de fazer isso: utilizando o gerenciador de negócios ou através de uma plataforma de comércio eletrônico parceira do Facebook.

O próximo passo é, já no Instagram, se cadastrar no recurso Compras. Sua conta será analisada e, dentro de um prazo que pode levar alguns dias, estará apta a começar a vender.

Para adicionar marcações de produtos, você deve acessar as configurações da conta da sua loja no Instagram. Dentro da opção “configurações de negócio”, você vai habilitar a opção shopping e escolher um catálogo de produtos previamente cadastrado. Agora é só marcar os produtos nas publicações!

Utilizar o Instagram para vendas é uma opção fácil, barata e capaz de atrair um público super engajado. Que tal começar agora mesmo a vender através dessa rede social?



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