Loja virtual WordPress vale a pena?

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

Conheça as vantagens e desvantagens de utilizar essa plataforma de e-commerce.

No início dos anos 2000, o WordPress ganhou fama por possibilitar que qualquer pessoa criasse um blog, um canal para publicação de conteúdos, principalmente em formato de texto. Quase 20 anos depois, essa plataforma segue viva e muito atual. O WordPress é o gerenciador de conteúdo (CMS) mais utilizado do mundo. Tamanha popularidade fez com que ele também fosse considerado uma opção viável para a construção de lojas virtuais.

Wordpress pode ser usado para blogs ou para e-commerces.
Pixabay

WordPress loja virtual: como funciona?

Uma loja virtual wordpress é a escolha de alguns empresários digitais por alguns motivos realmente válidos. A plataforma é open source (código aberto), o que significa que você não vai precisar arcar com mensalidades. A customização também é um ponto forte. Também é possível encontrar uma diversidade enorme de temas gratuitos para personalizar o layout, além de plugins que adicionam funcionalidades à loja. Confira outros benefícios do Woocommerce:

  • O código limpo permite boas otimizações para SEO
  • Existe uma comunidade de usuários do WordPress bastante ativa, capaz de tirar algumas dúvidas
  • Se um dia você resolver migrar para outra plataforma, conseguirá fazer isso sem maiores problemas
  • Inicialmente, você não precisará investir em um plano de hospedagem robusto

Mas mesmo com essas vantagens, será que criar uma loja através do Woocommerce/wordpress é, de fato, uma boa opção para o seu caso?

Woocommerce: conheça as desvantagens

O Woocommerce não é uma plataforma completa, mas sim um plugin que faz com o que um site inicialmente criado para ser um blog ou um portal de conteúdos também consiga realizar transações comerciais. Entender isso faz toda a diferença para perceber se suas necessidades serão atendidas da forma que você espera.

Uma das principais desvantagens em escolher o Woocommerce é a necessidade de instalar outros plugins ao WordPress para que seu e-commerce funcione de maneira adequada, semelhante ao que acontece quando usamos uma plataforma especialmente desenvolvida para vendas.

Você precisará instalar um plugin secundário para garantir que seus dados e os dados que seus clientes vão fornecer permanecerão seguros, outro plugin para adicionar taxas de frete, mais um para incluir gateways de pagamento, etc. A instalação desses plugins é fácil e muitos deles são gratuitos. Porém, você vai ter que ficar atento à necessidade de atualização de cada um deles, além das atualizações do próprio WordPress, que às vezes “bagunça” um pouco as coisas.

Muitas pessoas consideram o desenvolvimento de um e-commerce WordPress como uma tarefa fácil, assim como quando o assunto é criar um blog. Entretanto, para deixar a loja com uma aparência realmente profissional, além de todas as funções rodando perfeitamente, é necessário contratar alguém que realmente entenda de desenvolvimento em WordPress.

Qual a melhor solução para e-commerce?

Para responder a essa pergunta, só mesmo conhecendo bem cada caso. Além do Woocommerce, existem diversas opções de plataformas no mercado. Se você quer abrir uma loja virtual mas não consegue encontrar saída para essa questão, entre em contato conosco! Nosso time de especialistas está pronto para te ajudar!



Divulgue esse Artigo


0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados