marketing digital o que é

Marketing digital: o que é e como ele pode te ajudar

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

Que ele é muito importante para quem possui e-commerce você já sabe. Mas o que é, afinal, o marketing digital?

Uma das primeiras lições que aprendemos quando começamos a nos interessar em montar um e-commerce é que a divulgação da loja é uma das partes mais importantes para atingir o sucesso. 

No caso da loja física, o marketing está presente em detalhes como o nome da loja, a identidade visual e ações para atrair clientes ao espaço, como os coquetéis lançamento de produtos por exemplo. Uma das prioridades ao montar uma loja física é escolher um bom ponto comercial, para que sua loja seja vista pelo maior número de passantes possível. 

Mas e quanto nosso empreendimento está na internet? Como fazer para que os usuários encontrem nossa loja em meio a tantas outras opções? Criar um e-commerce bem estruturado, com produtos interessantes e um layout bonito é importante. Mas só isso não basta para que os visitantes comecem a chegar até você. Está aí a importância do marketing digital.

o que é marketing digital

O que é marketing digital?

Entendemos como marketing digital o conjunto de ações feita em ambiente online com objetivos específicos, que podem ter relação com a construção e consolidação de uma marca, com a conquista de clientes e com o aumento das vendas. 

O que diferencia o marketing digital do marketing tradicional é, inicialmente, os canais que são utilizados para colocar as ações em prática. Na publicidade tradicional, para criar desejo e despertar a necessidade no público, os canais escolhidos são a TV, o rádio e outros meios “analógicos”, onde a comunicação acontece em via única. No marketing digital, a internet é a base de todas as ações, e espera-se uma interação do público, por meio de cliques, comentários, compartilhamentos, etc.

Estratégias de marketing digital

Uma das principais vantagens do marketing digital é a variedade de estratégias que se pode usar para atingir um objetivo. A escolha vai depender de qual é a sua meta e quanto você está disposto a investir para alcançá-la. Veja a seguir algumas formas de trabalhar o marketing digital da sua empresa:

  • Inbound Marketing: consiste em criar conteúdos capazes de educar seu público. Em suma, sua empresa fornecerá informações sobre o produto ou serviço que você oferece. Ao abordar as dores que sua empresa pode solucionar, a atração de pessoas interessadas será natural.
  • SEO: Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas implementadas no seu site. Essas ações seguem as diretrizes estipuladas pelos mecanismos de busca. O objetivo é fazer com que sua loja ocupe uma das primeiras posições da página de resultados de busca para as palavras-chave referentes àquilo que você vende.
  • Redes Sociais: marcar presença com perfis e páginas nas principais redes sociais é importante. Entretanto, esses canais também podem ser aproveitados para criar anúncios. A principal vantagem é a segmentação poderosa que as redes permitem.

E na prática? Como fazer?

Existem diversas técnicas que você pode aplicar sozinho. Com um pouco de dedicação e pesquisa, você consegue começar estratégias de marketing digital por conta própria. Mas, para alcançar um resultado expressivo, a melhor escolha é contar com a ajuda de uma agência digital.

Profissionais qualificados têm a expertise necessária para planejar, executar e mensurar ações da forma menos dispendiosa e mais assertiva possível. Aposte nessa ideia!



Divulgue esse Artigo


0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados