Marketing digital para e-commerce: estratégias ajudam a aumentar as vendas

13/01/2018
Homem e mulher criando estratégia de marketing digital no computador
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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O crescente potencial do comércio eletrônico no Brasil encoraja diversos empreendedores a investirem no setor. Mas para atingir bons resultados em um mercado tão competitivo não basta colocar uma loja virtual no ar e a rechear de produtos interessantes.

Também é preciso lançar mão de estratégias que façam seu negócio destacar-se. O marketing digital é uma delas. Esse conjunto de ações de comunicação desenvolvidas para o ambiente online tem o poder de auxiliar no relacionamento com o público e na consolidação da marca.

Para saber mais sobre a importância do marketing digital para e-commerce, continue a leitura!

Por que devo investir em marketing digital na minha loja virtual?

Caracterizado pela utilização dos canais virtuais (como e-mail, redes sociais e até mesmo SMS), o marketing digital pode render ótimos números para um e-commerce. Não só pelo fato de que ele atua no mesmo ambiente em que a loja está presente, mas por uma série de aspectos que o diferenciam do marketing tradicional. A seguir, entenda quais são seus maiores benefícios:

Aumento da visibilidade e tráfego

No meio digital não existem restrições geográficas. Ao promover uma marca na internet, é possível alcançar consumidores de outras cidades, estados ou até países.

Essa abrangência favorece a visibilidade da loja, fazendo com que o número de acessos aumente e que potenciais clientes possam conhecê-la.

Construção da marca

Em um mercado repleto de concorrentes, é indispensável ter uma marca forte e com a qual o público se identifica. O marketing digital é um aliado do branding, pois um conteúdo bem produzido e padronizado auxilia na criação de uma identidade para a marca.

Fidelização de clientes

Diferente do marketing tradicional, no qual a comunicação é unilateral, a internet viabiliza a construção de laços mais estreitos com o consumidor. Interagir constantemente com seus clientes, passando informações relevantes e recebendo feedbacks, é a chave para demonstrar seu compromisso em satisfazê-los.

Precisão ao mensurar resultados

Essa é apontada como a maior vantagem do marketing digital. Inúmeros dados podem ser coletados com precisão, desde a quantidade de acessos em um dia até o momento em que uma compra foi abandonada.

Controlar o desempenho da loja virtual é fundamental para que ela se desenvolva no mercado, uma vez que fornece insights para futuras tomadas de decisão.

Como criar um plano de marketing digital para e-commerce?

Quem deseja implementar uma estratégia de marketing digital bem-sucedida deve começar pelo planejamento.

É durante essa etapa que as ações de comunicação são alinhadas aos objetivos da empresa, considerando seus aspectos particulares. Por esse motivo, não há uma fórmula exata a ser seguida.

No entanto, existem alguns passos essenciais na elaboração de um bom plano de marketing digital para e-commerce. Confira:

Faça uma pesquisa prévia

Para dar rumo ao seu planejamento, é essencial conhecer muito bem o cenário em que se está inserido. Mapear o mercado consiste em estudar sobre seu segmento de atuação, descobrir como a concorrência está agindo e avaliar os próprios aspectos internos da empresa. Defina suas metas e seu público-alvo

Em função das informações colhidas na etapa anterior, estabeleça quais são os objetivos em curto e longo prazo de forma precisa e realista.

Determine também qual é o público-alvo da sua loja, especificando seu comportamento e desejos. Essas serão as principais diretrizes para seu projeto de marketing digital.

Elabore um plano de ação

Agora é hora de pensar como suas metas podem ser alcançadas e traçar um plano de ação. Nele, devem constar orientações sobre as estratégias e canais utilizados, bem como os tipos de conteúdo a serem publicados.

Elaborar um cronograma também é um ponto importante para assegurar a coesão das ações.

Monitore o desempenho

Por fim, não se esqueça de acompanhar os resultados. Utilize os KPIs, métricas e ferramentas existentes para coletar os dados referentes ao desempenho do projeto. Dessa maneira, você poderá identificar pontos que exigem correções e melhorias para aplicações futuras.

Quais estratégias de marketing digital podem beneficiar meu negócio?

O marketing digital envolve uma série de estratégias, que podem ser selecionadas e coordenadas de acordo com os objetivos de cada negócio.

Compor o mix ideal para sua loja virtual requer conhecimento sobre as formas de aplicação, características, exigências e possíveis resultados de cada uma dessas estratégias.

Veja, abaixo, algumas das mais utilizadas no marketing digital para e-commerce:

Blog corporativo

Consiste em lançar um blog em nome da empresa para publicar conteúdos relacionados à atividade corporativa e relevantes para o público-alvo.

É um ótimo meio de personalizar a comunicação do e-commerce e de interagir diretamente com os visitantes. No entanto, sua manutenção exige muito planejamento e dedicação.

E-mail marketing

É a comunicação entre a empresa e seus clientes/potenciais clientes via e-mail. Utilizado normalmente para promoções, divulgação de novidades e confirmação de compras.

A estratégia propicia um grande alcance e formatos flexíveis. Mas para não prejudicar a imagem do seu negócio, indica-se construir sua própria base de dados de e-mails.

Facebook Ads

Ferramenta interna de uma das redes sociais mais famosas do país, que permite a criação e gerenciamento de anúncios pagos dentro do Facebook.

Com ela, é possível engajar publicações, aumentar visibilidade, divulgar promoções e direcionar à sua loja virtual. Além disso, oferece opções de restrição do público que será atingido.

Google AdWords

Plataforma de publicidade própria do maior site de buscas do mundo, cuja função é aumentar a exposição da marca. De custo relativamente baixo e alto poder de segmentação, essa é uma boa estratégia de marketing digital para e-commerce.

Disponibiliza diferentes formatos de anúncios, sendo o principal aquele que posiciona o anúncio no topo da página de buscas, de acordo com o uso de palavras-chave.

Remarketing

Sabe aquele usuário que acessou sua loja virtual, mas saiu dela sem efetuar nenhuma compra? O remarketing é a tentativa de fazê-lo se interessar novamente, retornar ao site e finalizar a transação.

Isso é possível graças a uma função nativa do Google AdWords, que grava um cookie no computador do visitante e intensifica a exibição dos anúncios relacionados ao produto toda vez que o usuário navegar em sites parceiros do Google (como o próprio Facebook).

Com todas as possibilidades que o marketing digital pode oferecer ao seu comércio eletrônico, é normal sentir-se perdido. Por isso, o mais indicado é contratar uma empresa especializada no assunto. Assim, sua gestão contará com o suporte de uma equipe capacitada e que possui a expertise necessária para gerar resultados surpreendentes.

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