migração plataforma de e-commerce

Insatisfeito com sua plataforma de loja virtual? Aposte na migração

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

Mudar de plataforma não é fácil, mas pode ser necessário para impulsionar sua loja online

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre como é importante fazer a escolha certa quando o assunto é plataforma de e-commerce. Em um primeiro momento, opções gratuitas ou com mensalidades mais baratas podem parecer uma opção interessante, principalmente para pequenos e médios empreendedores que não dispõem de muitos recursos para investir. 

Algumas soluções mais simples podem ser satisfatórias enquanto a loja está em sua fase inicial, mas uma coisa é certa: em algum momento, se a plataforma não for adequada às suas expectativas, ela vai se tornar uma barreira para o crescimento do seu negócio.

migração de plataforma de e-commerce

Como identificar se a plataforma escolhida está ajudando minha loja? É possível mudar de plataforma depois de já ter a loja pronta e funcionando? Continue lendo esse artigo e descubra!

Plataforma de e-commerce: chegou a hora de mudar?

Gerir uma loja virtual engloba estar sempre em busca de otimizar processos e investimentos. Quando focamos em conversão, ou na falta dela, geralmente voltamos nossa atenção para as ações de marketing digital. É verdade que ajustes em campanhas podem trazer resultados surpreendentes. Mas se mesmo investindo em divulgação as vendas não acontecem, o problema pode estar mais além.

A plataforma de e-commerce é a base para sua loja. Se ela não está bem ajustada às necessidades que surgem conforme o negócio se desenvolve, ela pode até mesmo atrapalhar esse progresso. Veja a seguir alguns indícios de que talvez seja a hora de escolher uma outra plataforma:

  • As taxas de rejeição e de abandono de carrinho da sua loja estão crescendo ou não estão diminuindo;
  • Sua loja não tem versão mobile;
  • As opções de personalização do layout são poucas ou nenhuma;
  • A plataforma não permite otimizações importantes para SEO, como titles e meta descriptions personalizáveis, URL amigável, inserção de tag canonical, etc;
  • Não é possível integrar soluções de outras empresas, como comparadores de preço, marketplaces e ERP;
  • Seu site fica fora do ar com frequência e não suporta picos de acesso.

Migração de plataforma: um upgrade em sua loja online

Reconhecer que a plataforma escolhida já não é capaz de suprir as necessidades da sua loja é normal. Muitos empreendedores passam por isso, por diversos motivos. A falta de experiência pode dificultar a escolha e o valor destinado para esse investimento geralmente tem que ser repartido para ações de marketing e para a compra de mercadorias. Mas nem tudo está perdido!

O processo de troca de uma plataforma por outra é chamado de migração. Como a palavra sugere, sua loja vai passar a funcionar por meio de outra plataforma e todos os seus dados (produtos, clientes, pedidos) serão exportados. É procedimento delicado, que envolve vários passos:

  • Planejamento e cronograma
  • Mapeamento de processos e adequação à nova plataforma
  • Backup de dados
  • Migração e redirecionamento de URLs
  • Escolha de template e customização de layout
  • Atualização de pontos de contato, como o e-mail
  • Organização de categorias 
  • Migração de dados de produtos e clientes
  • Homologação e testes

A melhor decisão na hora de migrar seu e-commerce para uma nova plataforma é escolher uma agência digital com experiência em desenvolvimentos e evolução de e-commerces. A migração é complicada, leva tempo e requer expertise profissional, mas o resultado vale a pena.

Divulgue esse Artigo


0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados