Modelos de negócio inovadores

Modelo de negócio: o que é e como criar

Por Pablo Ribeiro

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Inovação é a palavra de ordem quando o objetivo é impactar o mercado

Você conhece o termo modelo de negócio? Por definição, ele é um conjunto de especificações sobre uma empresa. Criar um modelo de negócios significa entender – e explicar – exatamente de que forma sua empresa vai funcionar. Geralmente, essas diretrizes são decididas pelo empreendedor ou entre os sócios de uma empresa assim que ela sai do campo da ideia e começa a ganhar forma.

Modelos de negócio inovadores
Fonte: Pexels

O livro Business Model Generation, do teórico empresarial suíço Alex Osterwalder, é uma das principais referências quando o assunto é criar um modelo de negócios. Ele propõe que o empresário responda a 9 perguntas, dispostas em telas ou “canvas”. São elas:

  • Oferta de valor: O que sua empresa oferece que é único, que ninguém mais pode oferecer? Por que as pessoas devem se interessar pelo seu produto ou serviço?
  • Segmentação de clientes: Defina qual parcela do público você pretende atender e  tente mapear quais são seus interesses e necessidades.
  • Canais: Por onde sua empresa se comunicará com o público alvo? E quanto à venda e a entrega, por onde serão feitas?
  • Relacionamento: De que forma você pretende manter um diálogo com seus consumidores?
  • Receita: Quanto os clientes pagarão pelo produto ou serviço que você oferece? De que forma eles poderão fazer isso?
  • Recursos: Do que você precisa para fazer sua empresa funcionar? Máquinas, pessoas, espaço físico?
  • Atividades: Que atividades precisam ser desempenhadas para que a proposta de valor seja uma realidade?
  • Parcerias: Sua empresa precisará da ajuda de terceiros para operar? Serão necessários fornecedores?
  • Custos: Faça um levantamento dos custos necessários para operacionalizar sua empresa, considerando os passos anteriores.

Modelos de negócio inovadores: como criar?

Para se diferenciar da concorrência, oferecer produtos e serviços inovadores é sempre um caminho interessante. Mas, muitas vezes, o que torna uma empresa única no mercado não é o que ela entrega, mas a forma como ela faz isso.

O melhor exemplo para ilustrar o que estamos explicando é o Uber. Antes de utilizar esse aplicativo para conseguir um carro, todos nós já utilizávamos o táxi convencional. Por que motivo, então, hoje em dia uma quantidade enorme de pessoas utiliza o Uber como meio de transporte? A resposta está em uma necessidade que foi identificada e solucionada pelo aplicativo: segurança!

Não é à toa que esse conceito é reforçado frequentemente pela marca em ações publicitárias. Antes de entrar no carro, já temos à mão algumas informações sobre o motorista – as principais delas são as avaliações de outros usuários do serviço. Além disso, o aplicativo oferece a opção de compartilhar o trajeto com uma pessoa. Ou seja, oferecem recursos que fazem com que hoje em dia entrar em um táxi comum não pareça uma ideia tão boa.

3 dicas para inovar em seu modelo de negócios

O que o Uber fez foi focar em uma lacuna não preenchida por um serviço já existente no mercado. Veja algumas outras dicas para inovar em um modelo de negócios:

  • Use a tecnologia a seu favor: nunca foi tão fácil conseguir dados sobre consumidores como agora! Isso porque não é mais necessário perguntar: eles mesmos fornecem informações valiosas diariamente, sempre que usam a internet. Conhecer as dores do seu público vai encurtar o caminho para a solução dos problemas dele.
  • Pense em soluções: uma característica comum entre todas as empresas que se destacam por seus modelos de negócio inovadores são as alternativas que elas criam para impactar o status quo, oferecendo ao público opções diferentes do que existe. Olhe ao redor e pense no que você pode melhorar!
  • Considere o Freemium: esse conceito é utilizado por gigantes, como o Spotify. O público tem acesso a uma versão gratuita e pode pagar para utilizar todos os recursos da plataforma. É uma forma de se aproximar do público – que não tem nada a perder em conhecer o serviço que você tem a oferecer.

Um modelo de negócios bem feito precisa funcionar, para você e para o seu público. Agora que você já sabe como criar um, mãos à obra! E lembre-se: nossos especialistas estão aqui pra te ajudar a conquistar o sucesso no empreendedorismo digital. Conte conosco!


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