O que é Cross Docking?

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

Descubra os benefícios dessa modalidade de distribuição de mercadorias.

Uma das principais características do e-commerce é permitir que o empreendimento se desenvolva plenamente sem que isso implique em grandes investimentos com estrutura. Isso também se aplica quando pensamos em logística e gestão de estoque.

Existem soluções modernas que evitam que as mercadorias precisem ser guardadas no local onde as operações do e-commerce acontecem (sabemos que muitas vezes o negócio é realizado na própria casa do empreendedor). Uma delas é o Cross Docking.

Cross Docking: o que é?

Em tradução literal, Cross Docking significa “cruzando docas”. Esse termo tem origem no descarregamento de mercadorias trazidas por navios, que ao chegar nos galpões, eram levadas diretamente para a região  de destino. Ou seja, uma dinâmica que dispensa o armazenamento dos produtos.

No e-commerce, o Cross Docking organiza a distribuição de mercadorias para que quando algum produto seja comprado na loja virtual, ele seja enviado do centro distribuição direto para o cliente. Esse sistema dispensa o armazenamento tradicional – em estoques mantidos e administrados pela loja – reduzindo etapas no processo de entrega do produto ao cliente.

Vantagens para você e para seus clientes

O Cross Docking traz diversos benefícios tanto para o lojista, quanto para o consumidor. A principal delas é a redução do tempo necessário para a entrega da mercadoria vendida. Diminuir o prazo de entrega é, sem dúvida, uma vantagem competitiva em relação a outras lojas. Agilidade é palavra de ordem na internet!

Uma outra vantagem é que, ao adotar esse sistema, os custos com o espaço físico do estoque e com profissionais dedicados a sua organização podem ser cortados. Esse também é um fator que beneficia indiretamente os clientes, já que pode refletir nos preços dos produtos, tornando-os mais baratos.

O Cross Docking também impede que você tenha produtos em falta no seu estoque. Os fornecedores enviam as mercadorias à medida que elas são compradas. Isso causa uma ótima impressão aos clientes, que sabem que podem contar com sua loja sempre que precisarem. Além disso, você não precisa se preocupar com a data de validade dos produtos, nem com furtos ao seu estoque.

Cross Docking: como funciona

Nesse momento você deve estar se perguntando esse processo acontece nos bastidores, não é mesmo? Na verdade, o Cross Docking é bastante simples. Veja quais são as etapas:

1- O cliente acessa sua loja virtual e executa a compra.

2- O pedido é encaminhado para o fornecedor do produto vendido.

3- O fornecedor recebe o pedido e envia o produto para o Centro de Distribuição da sua loja

4- O Centro de Distribuição vai receber, conferir, reembalar e enviar ao cliente.

Implantando o Cross Docking

A implementação correta de um sistema de Cross Docking depende de alguns fatores. O objetivo é fazer com que a operação ocorra sem erros e que o cliente final receba sua encomenda da forma prevista, afinal é a reputação da sua loja que está em jogo. A seguir, trazemos algumas dicas para que você implemente essa modalidade logística tranquilamente:

  • Considere utilizar um ERP: o Enterprise Resource Planning, como já explicamos aqui no blog, facilita a centralização de informações de um e-commerce. O ERP vai ajudar a manter a comunicação clara entre o fornecedor e a loja.
  • Escolha bons fornecedores: é preciso ter um ou mais fornecedores plenamente confiáveis para investir nessa estratégia. Mantenha alinhadas com o fornecedor as suas expectativas sobre tempo de reposição e quantidade de itens à sua disposição no estoque.
  • Estruture um Centro de Distribuição: garantir a organização dos produtos que chegam até você é primordial para que o Cross Docking cumpra seu objetivo. No início da operação, você nem ao menos precisa ter um espaço especialmente dedicado ao armazenamento de produtos. Como as mercadorias vão chegar à medida que forem compradas, seu próprio escritório dará conta do recado.

Com o desenvolvimento constante do segmento de e-commerce, diversas soluções estão surgindo para tornar a operação cada vez mais eficiente. O Cross Docking é uma delas! Invista em logística e conquista uma legião de clientes satisfeitos.

Divulgue esse Artigo


1 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados