O que é dropshipping

Por Pablo Ribeiro

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Conheça mais uma alternativa para flexibilizar seu estoque.

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre uma das principais vantagens de empreender online, por meio de uma loja virtual: a possibilidade de utilizar um espaço físico reduzido para as operações. Ao montar uma loja física você precisa de um salão para receber os clientes, um estoque para guardar os produtos e um escritório para gerenciar o negócio. Já no e-commerce, você pode trabalhar da sua própria casa. O dropshipping é um método capaz de te ajudar a conseguir isso!

Em tradução literal, dropshipping significa “largar a remessa”. Na prática, isso significa que ao utilizar esse recurso, você não precisaria criar, manter ou gerenciar um estoque. Os itens que são vendidos em sua loja ficam armazenados com os fornecedores, que enviam direto para o cliente, em um processo que pode ser automático ou manual. Essa é a escolha de gigantes do e-commerce, como e-bay, Ali Express e Amazon e também é uma excelente alternativa para pequenos e médios empreendedores.

Como trabalhar com dropshipping

Assim como no Cross Docking, o dropshipping tem suas particularidades. Nessa modalidade, o lojista recebe a solicitação de compra pelo site e a encaminha para seu parceiro, o fornecedor dos produtos. Como falamos no tópico anterior, isso pode ser feito de forma manual – pedido por pedido – ou automática, especialmente se você utiliza um ERP para gerir sua loja. Ao receber o pedido, o parceiro enviará o item para o cliente em nome da sua loja.

O processo é bem simples, mas para que ele funcione é preciso ficar atento a alguns detalhes:

Escolha bons fornecedores: Caso o produto não seja entregue ou haja algum outro tipo de problema com ele, é a sua loja que deverá se responsabilizar junto ao cliente. Por isso, escolher fornecedores confiáveis é imprescindível. Faça um busca no Google com termos como “fornecedores dropshipping brasil”, por exemplo. Selecione os resultados de acordo com o nicho em que você pretende atuar e verifique a reputação de cada um deles. Fique atento, também, ao prazo de entrega que eles oferecem.

Monte um catálogo atraente: uma das melhores coisas que o dropshipping proporciona é a possibilidade de variar os produtos vendidos. A recomendação aqui é que você fique atento ao potencial de lucratividade que cada produto vai apresentar, já que a diferença entre o valor que você compra e o valor de venda de cada item é a base do seu lucro.

Dropshipping: conheça as vantagens

Agora que você já sabe como fazer dropshipping, você precisa conhecer os benefícios que ele traz para negócios online. Descubra na lista que montamos a seguir:

Investimento mais baixo: sem ter que montar um espaço físico ou adquirir produtos em grande quantidade, você pode começar uma loja online com um capital menor.

Foco em outras estratégias: enquanto seu parceiro cuida da manutenção do estoque e da entrega dos produtos, você tem mais tempo livre para cuidar do relacionamento com os clientes, de ações de marketing digital, etc.

Trabalho remoto: você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo que possua conexão com internet!

O dropshipping é mais uma das opções que tornam a tarefa de vender online cada vez mais fácil e lucrativa. Já pensou em implementá-la em sua loja?

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