e-mail marketing

O que é e-mail marketing: definição e vantagens

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

Mais do que uma simples forma de comunicação, o e-mail marketing pode alavancar suas vendas. Descubra o que é e-mail marketing nesse artigo!

Uma das grandes vantagens de empreender online é a variedade de ações de marketing digital que podem ser utilizadas. Seja para tornar sua loja mais conhecida do público, para fidelizar clientes ou para conquistar novos consumidores, sempre há uma forma de utilizar a tecnologia à favor das vendas. Assim também acontece com o meio de comunicação mais antigo e utilizado da internet, o e-mail.

que podem ser utilizadas. Seja para tornar sua loja mais conhecida do público, para fidelizar clientes ou para conquistar novos consumidores, sempre há uma forma de utilizar a tecnologia à favor das vendas. Assim também acontece com o meio de comunicação mais antigo e utilizado da internet, o e-mail.

Hoje em dia é bem difícil encontrar alguém que não possua pelo menos um endereço de e-mail. Uma pesquisa da Pew Research Center aponta que 92% das pessoas adultas que têm acesso à internet usam e-mail. Acima de tudo, essa forma de contato é necessária para quem deseja comprar em uma loja on-line.

e-mail marketing

Por que não aproveitar esse canal para criar relacionamento e entregar conteúdos da sua marca? Esse tipo de publicidade é conhecido como e-mail marketing e é uma das opções mais eficazes e econômicas dentro do marketing digital. 

No artigo de hoje, vamos entender a definição de e-mail marketing e conhecer as vantagens que ele pode trazer para sua loja virtual. Vamos nessa?

Marketing por e-mail: o que é

Por definição, e-mail marketing é uma forma de uma empresa de comunicar com seus clientes, por meio do envio de e-mails.  Geralmente, esse envio é feito nas seguintes situações:

  • Para informar o andamento de uma compra online
  • Para divulgar promoções e lançamentos
  • Para contar novidades sobre a marca

Mais do que simplesmente enviar uma mensagem aleatória, o e-mail marketing, quando bem feito, segue uma estratégia pensada para atingir um objetivo. É assim que nasce uma campanha de e-mail marketing.

Como fazer e-mail marketing

Assim como qualquer outra estratégia digital, uma campanha de e-mail marketing precisa de planejamento e metas bem definidas para ser bem sucedida. 

O primeiro passo é conseguir permissão para que seus conteúdos cheguem à caixa de entrada do destinatário. Para uma campanha já começar bem encaminhada, recomendamos que você crie sua própria lista de contatos, que chamamos de mailing. Conseguindo a autorização, por meio de caixas de seleção em formulários ou da inscrição voluntária em seu site, você se certifica que seu conteúdo será bem vindo. Certamente esse cuidado faz toda a diferença no sucesso da campanha e na reputação da sua marca.

Com o mailing pronto, chega a hora de escolher uma ferramenta de email marketing para criar as campanhas e realizar os disparos. Muitos lojistas que estão começando agora no digital pensam ser possível enviar os e-mail um por um, manualmente. Entretanto, lém de levar muito tempo, essa forma de enviar não seria eficiente em uma campanha. As ferramentas de disparo de e-mail marketing fornecem dados que permitem a mensuração dos esforços. Taxa de abertura dos e-mails e de cliques nos links que ele possui são alguns exemplos. Sem utilizar uma ferramenta dessas, como saber se seus e-mails foram recebidos e lidos? Ou seja, se geraram o retorno que você esperava?

E-mail marketing: vantagens

Alcançar um público segmentado por interesse, de forma não invasiva e rastreável. Esse é o principal benefício do e-mail marketing. Além disso, ele traz mais algumas vantagens. Confira a seguir:

  • Permite que você mantenha um relacionamento constante com seus clientes, se mantendo sempre na memória deles;
  • Te ajuda a despertar o interesse do cliente pelo seu produto ou serviço, através de conteúdos informativos;
  • Suporta textos, imagens, vídeos e outros elementos gráficos que enriquecem sua mensagem;
  • O investimento é um dos mais baixos dentre as estratégias digitais, e o retorno das ações é mais garantido também.

Pronto para começar a enviar e-mails? Adote essa estratégia e veja o que ela pode fazer pela sua loja!




Divulgue esse Artigo


Pablo Ribeiro

Fundador da Agência M3, há mais de 5 anos vem ajudando empresas a terem mais resultados com seus e-commerces.

0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados