Você sabe o que é gateway de pagamento?

Você sabe o que é gateway de pagamento?


Divulgue esse Artigo

Quem já trabalha com e-commerce sabe que é muito importante contar com uma estrutura que ofereça segurança e qualidade para qualquer processo feito dentro de sua loja virtual. Com a interface de pagamento, importantíssima para você e seus clientes, não seria diferente.

Seguindo este assunto sobre pagamentos, você sabe o que é gateway de pagamento? Como você controla a parte financeira da sua loja? Em poucas palavras, podemos adiantar que o gateway de pagamento é o responsável por integrar a sua loja com todos os meios de pagamentos. Além de garantir transparência nos dados e agilidade no pagamento.

Ele é uma peça muito valiosa para seu empreendimento, podendo inclusive colaborar em outras funções importantes em sua loja virtual.  
Acompanhe nosso post de hoje e saiba tudo sobre o gateway de pagamento e seus benefícios para o e-commerce.

Processos de pagamento em e-commerce

Muitas pessoas associam os nomes Pagseguro, Moip e Paypal aos gateways de pagamento, porém, estes são intermediários de pagamentos. É importante saber a diferença entre eles para que você esteja sempre por dentro de todos os processos em sua loja virtual.

Os intermediários de pagamento oferecem um processo um pouco mais “engessado” para o lojista, onde o gestor tem pouco controle sobre as transações e poucas (ou nenhuma) possibilidade de negociação de taxas. Com o gateway de pagamento o e-commerce conecta-se diretamente com bancos e operadoras, o que torna tudo mais rápido e claro.

Para um gestor mais experiente que já domina os processos da loja virtual, o gateway de pagamento é uma opção bem mais indicada, por oferecer uma série de vantagens financeiras e também qualidades em sua interface.

Vamos esclarecer mais sobre o gateway de pagamento a seguir.

O que é Gateway de pagamento?

Basicamente, o gateway de pagamento foi desenvolvido para reduzir tempo e custos de operação e desenvolvimento. Ele é a principal opção em caso de médias e grandes operações que precisam de um maior controle sobre os pagamentos.

Ele também é responsável por capturar dados, transmitir e armazenar as informações dos clientes para efetuar transições mais rápidas, seguras e transparentes. Ou seja, ele faz a ligação entre sua loja, os clientes e as instituições financeiras.

O gateway de pagamento possui três características básicas:

  • Fornecer ferramentas necessárias para que a própria loja faça a gestão financeira.
  • Simplificar a relação da loja virtual com as operadoras e bancos.
  • Adaptar-se a vários processos de checkout e cobrança.

Vantagens do Gateway de pagamento

Uma grande vantagem que o gateway de pagamento oferece ao lojista é aumentar a  conversão por facilitar o processo de inserção de dados dos clientes. Ele facilita a chamada compra por impulso e, por isso, diminui o número de abandono no carrinho.

Com ele o checkout pode ser feito numa única página, oferecendo um processo muito mais rápido em que, em alguns casos, a compra pode ser feita em apenas um clique.

  • Maior facilidade nas transações online

Outra grande vantagem do gateway de pagamento é facilitar as transações online usando uma única interface, sem ficar dependente de múltiplos contratos por exemplo.

Essa interface permite que o lojista aceita diferentes bandeiras de cartão de forma bem mais prática e menos burocrática.
Sem o gateway de pagamento seria necessário entrar em contato com cada uma e criar um contrato para cada bandeira.

Neste caso, é sempre interessante pesquisar a fundo quais bandeiras a empresa desenvolvedora do Gateway realmente pode disponibilizar para sua loja virtual.

  • Redução de custos

A utilização do gateway de pagamento pode oferecer uma redução de custos para os lojistas, uma vez que é possível negociar diretamente com as instituições financeiras e conseguir diminuir algumas taxas e explorar várias formas de pagamento.

  • Segurança de dados

A segurança dos dados é um fato que preocupa muito tanto os clientes quanto os lojistas. O grande temor de quem compra e vende online é o furto de dados. Afinal, todo processo de venda exige o preenchimento de dados pessoais importantes de cada cliente. Por isso, o gateway de pagamento utiliza servidores protegidos por firewalls robustos e utilizam também criptografia de dados.

Os dados enviados pelos clientes ficam armazenados num próprio fornecedor do gateway, dessa forma o lojista não precisa se preocupar em contratar servidores específicos para esta função.

O lojista também tem sua segurança garantida, uma vez que a própria interface faz uma análise de risco completa de cada transação, detectando qualquer possibilidade de fraude e cancelando a compra caso necessário.

  • Maior qualidade de atendimento

A qualidade e rapidez no atendimento oferecidos pelas empresas desenvolvedoras de gateway de pagamento também são uma grande vantagem. Com uma equipe mais preparada e com maior know-how, elas estão prontas para lidar com diversas questões de pequenas, médias e grandes empresas de e-commerce.

Bancos e bandeiras já apresentam maior dificuldade nessa questão, por terem um leque maior de clientes e nem sempre oferecem uma equipe preparada para este tipo de atendimento.

  • Múltiplas funções

Além de receber pagamentos, o gateway de pagamento também executa outras funções importantes na loja virtual como estorno completo, parcial e em lote, parcelamento, compra em um clique e, ainda, programação de pagamento recorrente, em serviços de assinatura, por exemplo. Ele é muito usado também para e-commerces de cursos e palestras exatamente por conta dessa facilidade em controlar e oferecer pagamentos recorrentes.

A escolha da melhor interface para sua loja é muito importante e depende da sua experiência como gestor de e-commerce e da necessidade de sua loja.
Hoje existem várias empresas no mercado, como a Vindi, Braspag, YaPay e muitos outros.

É sempre importante pesquisar a fundo as vantagens e qualidades de cada um deles para que se adaptem perfeitamente à sua necessidade.
Afinal, seu e-commerce precisa estar sempre atualizado com as demandas de mercado e contar com as melhores interfaces para satisfação dos clientes e facilidade no dia a dia de quem trabalha na gestão do negócio.

Agora que você já sabe o que é o gateway de pagamento, ainda restou alguma dúvida? Fique à vontade para entrar em contato com nossa equipe para esclarecer qualquer ponto. Aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro de muitos conteúdos interessantes e práticos para o seu dia a dia.

Divulgue esse Artigo


0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados