O que é marketing? 3 livros indispensáveis para responder essa pergunta

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

Para quem deseja vender, adquirir conhecimento sobre marketing nunca é demais

Para ser bem sucedido, o empreendedor precisa assumir múltiplas funções, principalmente se estivermos falando de negócios de pequeno e médio porte. Além de se preocupar com questões referentes ao produto ou serviço que a loja comercializa, também é preciso entender sobre uma série de assuntos, como logística, tecnologia e marketing, por exemplo.

É claro que você não precisa se tornar um especialista, mas adquirir uma noção da importância desses temas para seu e-commerce é fundamental, seja para implementar mudanças no modo que sua empresa opera ou simplesmente para avaliar o trabalho de um profissional que você venha a contratar.

Marketing: uma necessidade no ambiente digital

Já falamos algumas vezes aqui no blog que tão importante quanto construir um e-commerce bem estruturado e ter produtos interessantes, é saber divulgar o seu negócio na internet de forma efetiva e estratégica. O marketing digital é uma necessidade para o e-commerce, independente da fase em que ele se encontra. Até mesmo as lojas mais consolidadas não abrem mão de ações periódicas, para continuarem na mente de seus consumidores e não perderem seu espaço.

Para entender como o marketing alcançou tamanha importância nas organizações e saber como se beneficiar dele, a melhor opção é fazer como os profissionais da área: acompanhar blogs especializados no assunto, fazer cursos e ler livros de autores renomados.

Livro de Marketing
Fonte: Pexels

3 livros de marketing para empreendedores

A internet tem excelentes fontes de conteúdos sobre marketing. São inúmeros sites e blogs onde empresas e profissionais falam sobre os mais variados assuntos dentro desta área de conhecimento. Entretanto, nada substitui uma boa leitura sobre as teorias que sustentam toda a prática que vemos no dia a dia e que também nos indicam quais caminhos seguir no futuro, não é mesmo?

Pensando nisso, selecionamos 3 livros que, para nós, são como uma espécie de “bíblia” do marketing. Confira:

Marketing 4.0 – Philip Kotler

O professor universitário Philip Kotler é considerado o guru do marketing. Ele reúne conhecimentos de economia, ciência comportamental e matemática para apresentar uma visão global do marketing. Sua influência já fez com que ele fosse citado como um dos maiores influenciadores do tema do mundo.

Em Marketing 4.0, Kotler analisa as mudanças mais recentes que ocorreram no comportamento dos consumidores desde que o ambiente digital se tornou tão forte e onipresente. Nesse livro, você vai entender a relação entre o marketing tradicional e o digital, passando pelos efeitos provocados pelo Google, pelas redes sociais e pelos serviços digitais.

This Is Marketing – Seth Godin

Seth Godin é outro nome de peso do marketing. Godin já foi vice presidente de marketing do Yahoo! e atualmente é empreendedor e palestrante de temas como liderança e marketing. Nesse livro, ele compartilha um pouco de sua visão sobre o consumidor moderno, que está na internet e nas redes sociais.

Autor do best seller “Vaca Roxa”, Seth Godin aborda em This is Marketing – seu mais recente lançamento – a importância do marketing desde o desenvolvimento do produto ou serviço até a psicologia usada para convencer novos clientes e conhecerem aquilo que você oferece.

A Lógica do Consumo – Martin Lindstrom

Você já se perguntou porque determinados produtos fazem um sucesso absurdo com o público e outros acabam esquecidos? Essa é uma das perguntas respondidas pelo autor dinamarquês Martin Lindstrom em A lógica do Consumo. O livro é resultado de uma pesquisa de 3 anos feita a nível mundial, envolvendo consumidores, cientistas e marcas.

A publicação traz insights poderosos com base em neuromarketing. Em vez das tradicionais pesquisas de opinião, equipamentos de análise da atividade cerebral foram utilizados nos voluntários. Imperdível!

E aí, pronto para atualizar a leitura? Tem alguma sugestão pra nossa lista? Deixe um comentário!



Divulgue esse Artigo


Pablo Ribeiro

Fundador da Agência M3, há mais de 5 anos vem ajudando empresas a terem mais resultados com seus e-commerces.

0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados