O que é ROI de marketing e como mensurá-lo em e-commerces?

16/01/2018
Calculadora + Cálculo de ROI
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

Divulgue esse Artigo

Que investir em marketing é essencial todo mundo já sabe, mas você compreende como calcular de maneira correta o ROI de marketing? Para que sua empresa não perca dinheiro com ações de baixo impacto e efetividade, é preciso calculá-lo.

Mas afinal de contas, o que é esse ROI? Se essa é a sua dúvida, então você está no lugar certo. Na postagem de hoje, abordaremos o que é, qual a sua importância na gestão do marketing da empresa e como calculá-lo. Continue com a leitura!

O que é ROI de marketing?

ROI é a sigla utilizada para representar o retorno sobre o investimento (em inglês, Return On Investiment), ou seja, qual foi o lucro (ou prejuízo) gerado por cada uma das ações realizadas pela empresa com o objetivo de promover suas vendas.

Por meio dele, é possível verificar quanto a empresa obteve de lucratividade com cada real investido, apontando quais ações trouxeram bons resultados e quais não foram tão eficientes assim e, ainda, fornecer dados concretos para a tomada de decisões futuras.

A utilização do ROI no dia a dia das empresas e agências é essencial, pois é por meio dele que se comprova que o dinheiro investido foi utilizado de maneira correta e está trazendo resultados e, assim, comprovar a eficiência do plano de marketing para a alta gestão da empresa.

Por que devo calcular o ROI?

Atualmente, as empresas que investem em marketing digital possuem uma gama muito grande de opções à sua disposição e, apensar de um bom plano de marketing apontar quais deles são os melhores para ela, é preciso acompanhar o desempenho de cada um e cerificar se estão cumprindo o seu objetivo.

Não é difícil encontrar empresários afirmando que o marketing digital não funciona, mas será que eles souberam como calcular o retorno obtido com essas estratégias? Vamos utilizar como exemplo um e-commerce.

Imagine que o proprietário está investindo R$ 10 mil por mês em publicidade online (Google AdWords e Facebook Ads), mas não sabe qual o retorno que este investimento está trazendo para sua loja virtual.

É inevitável que ele encarará esse investimento como uma despesa desnecessária e que só traz prejuízos à empresa. Mas se ele fizer o cálculo do ROI, ele poderá descobrir que não é bem assim.

Como calcular o ROI de marketing?

Ainda utilizando o mesmo exemplo, vamos supor que dos R$ 10 mil investidos, 40% seja em Facebook e 60% em Google AdWords. Ao começar a análise, o empresário verificou que seu faturamento nesse mês foi de R$ 100 mil, sendo que 70% das vendas teve origem no Facebook.

Para calcular o ROI, é preciso seguir a seguinte fórmula:

ROI = (Retorno obtido – Valor do investimento) x 100

Valor do investimento

De acordo com o nosso exemplo acima, podemos calcular o ROI de duas maneiras: global, considerando os resultados de todo o investimento, ou específico, avaliando o desempenho de cada uma das mídias.

Primeiro, vamos calcular o ROI global:

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

ROI = 90.000 / 10.000

ROI = 9

De acordo com o cálculo, o retorno sobre o investimento em publicidade paga (Facebook Ads e Google AdWords), retornou R$ 9,00 para cada real investido, ou seja, um retorno de 900%.

Contudo, fazer essa análise global pode ser problemática, afinal, ela nos diz que a campanha está indo bem, mas não apontou o desempenho exato de cada investimento, logo, se faz necessário calcular o ROI de cada mídia. Comecemos pelo Google AdWords:

ROI = (30.000 – 6.000) / 6.000

ROI = 24.000 / 6.000

ROI = 4

Os investimentos nessa mídia estão retornando 400% do valor investido. Agora vamos ao Facebook Ads:

ROI = (70.000 – 4.000) / 4.000

ROI = 66.000 / 4.000

ROI = 16,5

Ao observarmos o calculo referente ao Facebook Ads, podemos verificar que ele está trazendo um retorno de 1.650%, mais de 4x o retorno obtido pelo Google AdWords.

Com base nos dados encontrados, podemos afirmar que, nesse exemplo, vale a pena aumentar os investimentos no Facebook, certo? Mas o que fazer em relação ao AdWords? É nesse ponto em que a empresa deve avaliar os resultados obtidos e compará-los ao objetivo estabelecido no plano de marketing.

Como interpretar os resultados?

O primeiro passo para interpretar os resultados de maneira correta é identificar e padronizar a origem dos dados utilizados no cálculo do ROI de marketing. Como vimos no exemplo acima, os resultados podem variar muito, somente alterando a origem dos dados (global X específico).

Então, antes de analisar os resultados, lembre-se de avaliar a origem dos dados. O pessoal de marketing poderá enxergá-la tal qual nós a fizemos, mas o departamento financeiro poderá considerar como “retorno obtido”, somente o lucro líquido gerado pela ação. Por isso é preciso garantir que todos estejam falando a mesma língua.

Agora vamos a grande questão: um ROI de 400% é bom ou ruim? A resposta só pode ser uma: depende.

Existem uma diversidade de fatores que determinam se um valor é bom ou ruim para a sua empresa, principalmente por que ela é única. Para determinar essa “faixa ideal” é preciso levar em conta o tempo para fechar um negócio, o tempo que o cliente permanecerá em sua carteira, todos os custos de aquisição envolvidos e o valor de seu tíquete médio.

A curto prazo, esse ROI de 400% pode ser bem interessante, mas a longo prazo, ele poderá ser dizimado por taxas, impostos e pela inflação, deixando de ser um bom retorno.

Outro grande perigo de interpretar de maneira errada os resultados de um cálculo de ROI é que ele pode ser manipulado, alterando-se as origens dos dados a fim de comprovar algo que não é real.

O analista deverá tomar cuidado, ainda, com as métricas de vaidade. Um aumento de tráfego em seu e-commerce não significa mais conversões. Nesse caso seria interessante somente se esse tráfego se convertesse em vendas.

Ao utilizar o ROI, tenha a certeza de que está avaliando o dado certo, de origem confiável e, acima de tudo, busque por resultados que possam trazer algum significado para a empresa. Caso contrário, será apenas uma perda de tempo.

Agora que você já sabe como calcular e interpretar o ROI de marketing, comece a utilizá-lo em sua empresa ainda hoje! Aproveite também para assinar a nossa newsletter e receber muitas outras informações importantes como essa!

Divulgue esse Artigo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicações semelhantes

Dicas para google shopping

Divulgue esse ArtigoFacebookTwitterGoogle+LinkedInConheça as melhores dicas para Google Shopping e descubra como aproveitar essa ferramenta do Google a seu favor. O Google oferece diversas formas de deixar o seu e-commerce em evidência. Além de privilegiar os melhores sites em posições elevadas na busca, também oferece opções pagas para que os usuários possam encontrar sua empresa […]

Publicado em

Plataforma Jet Neo é boa? Conheça esta opção para seu e-commerce

Divulgue esse ArtigoFacebookTwitterGoogle+LinkedInHoje, ter uma presença online é importantíssimo para qualquer marca e empresa. Vender na internet, para muitas pessoas, não é mais apenas um “extra”, é o foco principal dos negócios. Para ter um e-commerce e lançar sua loja virtual funcionando da melhor maneira, tanto para administradores quanto para clientes, é preciso estar integrado […]

Publicado em

Google Shopping: como criar anúncios que se destacam

Divulgue esse ArtigoFacebookTwitterGoogle+LinkedIn Descubra como aproveitar essa ferramenta do Google a seu favor O Google oferece diversas formas de deixar o seu e-commerce em evidência. Além de privilegiar os melhores sites em posições elevadas na busca, também oferece opções pagas para que os usuários possam encontrar sua empresa no meio de tantas opções. Hoje vamos […]

Publicado em

Vamos trabalhar juntos?

Estamos concorrendo
ao prêmio

  • Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
  • Melhor Agência
    de performance

Escolha a
Digital M3
como a sua agência
favorita!

Clique aqui para votar