O que é SEO off page?

Por Pablo Ribeiro

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Para chegar às primeiras posições do Google, é preciso ir além do próprio site.

O SEO é um tema bastante recorrente aqui no blog. Volta e meia ele aparece no meio de outros assuntos que parecem não se relacionar com ele, mas que acabam tendo influência no ranqueamento. Não é pra menos: em um universo tão concorrido com o do comércio eletrônico, uma estratégia que pode ser aplicada com poucos recursos financeiros e que rende resultados sólidos sem prazo de validade precisa mesmo ser valorizada. 

Existem muitas otimizações que podem ser feitas dentro do seu e-commerce para que ele tenha um bom potencial de ranqueamento. Essa mentalidade deve estar presente já no momento de escolha da plataforma, que deve permitir otimizações como URL amigável, redirecionamentos, inclusão de conteúdos e tags de título, por exemplo. Além de garantir uma experiência agradável ao usuário que visita o seu site, essas técnicas ajudam o Google a ler o seu site e dar a ele o devido crédito.

Search Engine Optimization ou simplesmente SEO.
Fonte: Pexels

Hoje em dia podemos dizer que é impossível obter uma boa colocação dos resultados do Google sem investir em SEO, já que provavelmente uma boa parte dos seus concorrentes já está aplicando esse conceito em seus sites. Você deve estar se perguntando: se todo mundo está otimizando o site para SEO, o que mais eu posso fazer para me destacar em meio aos outros e-commerces? A resposta está no SEO off page.

SEO off page: o que é

Seo off page ou otimização externa são termos utilizados para abordar fatores que não fazem parte do seu site mas que, ainda assim, influenciam no seu ranqueamento. Para entender como isso funciona na prática, primeira precisamos falar sobre como funciona a estrutura de links que sustenta a internet.

Backlinks: seu site precisa deles

Chamamos de backlinks os links criados em sites de terceiros ou no seu próprio site, apontando para uma página do seu domínio. Como esse texto fala sobre estratégia off page, vamos abordar a linkagem interna em outro momento, ok?

Os backlinks são uma forma do Google entender que o seu site é uma referência de bom conteúdo. Quando vários outros sites, principalmente os bem ranqueados, apontam links para o seu site, eles elevam autoridade dele. Como resultado, você passa a ganhar posições no ranking de resultados de busca.

O raciocínio por trás dessa “regra” é simples e já foi comentado aqui no blog anteriormente: o Google prioriza a experiência do usuário. Quando um link é inserido em um conteúdo, ele fornece ao leitor a oportunidade de obter mais informações sobre aquele tema. Por isso é importante que os links que você recebe venham de sites confiáveis, que tenham relação direta com o nicho ao qual você pertence.

Link Building: conseguindo backlinks

Link Building é o nome de uma atividade de otimização de SEO off page, que consiste em um relacionamento com blogs e sites especializados em conteúdo, em busca de oportunidades para publicação de artigos com links que direcionem para o seu site. Ficou confuso? Veja como o link building é feito na prática:

  • O primeiro passo é identificar quais são os canais relevantes para a sua marca, levando em consideração suas métricas e os assuntos que aborda;
  • Em seguida, começa o relacionamento com os sites escolhidos: porque eles deveriam publicar um conteúdo que fala da sua marca, direta ou indiretamente?
  • Com a parceria fechada, chega a hora de produzir o conteúdo da publicação, inserir os links e publicar!

Essa é mais uma forma de conseguir o destaque que você sempre quis que a sua marca alcançasse. Pronto para colocá-la em prática?

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Pablo Ribeiro

Fundador da Agência M3, há mais de 5 anos vem ajudando empresas a terem mais resultados com seus e-commerces.

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