O que é SEO

O que é SEO?

Por Pablo Ribeiro

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Aprenda de uma vez por todas o que é SEO e por que você deve investir nele

Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, são otimizações feitas em um site para que ele alcance melhores posições no ranking de resultados orgânicos que um buscador apresenta (especialmente o Google).

Todos os dias, pessoas no mundo todo abrem seus navegadores, no computador ou no celular, acessam o Google e pesquisam por algo. Você com certeza já fez isso também e sabe o que acontece em seguida: uma lista enorme de resultados é mostrada. Nela, há links para vários sites que pretendem responder à sua solicitação. 

Normalmente, fazemos essas pesquisas de forma tão automática que nem paramos para pensar no que está acontecendo de fato bem ali na nossa frente. Mas a verdade é que a ordem dessa lista não é definida ao acaso e tem muita gente brigando pelas primeiras posições dela. 

O que é SEO

O Google organiza tantos sites pensando em oferecer a melhor experiência para o usuário. Ou seja, os primeiros resultados são aqueles que reúnem a maior quantidade de características que fazem deles bons sites de acordo com os critérios que o Google estabelece. Que características e critérios são esses é a pergunta que nunca cala. A cada atualização do algoritmo que “lê” todos os sites e define essa ordem, novas exigências são acrescentadas. Quem quer chegar ou se manter no topo precisa promover otimizações constantes.

SEO: o que é

Quanto falamos em otimizações, estamos falando em SEO. A sigla, que significa Search Engine Optimization ou, em tradução livre, Otimização para Mecanismos de Busca, tem sido repetida à exaustão em blogs e sites sobre marketing digital, como esse. Não é à toa que falamos tanto sobre o tema. O SEO é responsável por fazer com que o Google enxergue que um site existe. Em outras palavras, ele faz com que seu site seja indexado ao buscador, para que pessoas consigam encontrá-lo.

O impacto de investir em SEO está na importância de conseguir uma boa colocação no ranking. Muitos especialistas afirmam que a maioria das pessoas não passa da primeira página de resultados quando procura por algo. Isso significa que quanto melhor o seu site estiver posicionado, mais tráfego você vai receber. Consequentemente, mais chances de conversão você terá. E sabe o que é melhor? Tudo isso sem ter que pagar ao Google.

Ao contrário do que acontece com os anúncios, que garantem destaque ao seu site enquanto estão sendo veiculados, o tráfego orgânico que o SEO ajuda a conseguir não depende de pagamento. Ele depende do quanto você vai conseguir atender àquilo que o Google se atenta para priorizar um site em detrimento de outros.

SEO: É tudo sobre busca

Nos primórdios da internet, era preciso saber uma URL de cabeça para conseguir acessar o site. Foi aí que surgiram os buscadores, como o Google, que com algoritmos conseguiram indexar esses sites. Como resultado, o usuário só precisa digitar alguma palavra relacionada ao site desejado em um campo de busca para encontrá-lo. A esses termos, damos o nome de palavra-chave.

Com o tempo, esses algoritmos foram se tornando cada vez mais sofisticados, mas a dinâmica continua a mesma. Se alguém não sabe exatamente o site que deseja acessar, basta buscar por uma palavra-chave e escolher um dos resultados. Isso cria duas necessidades para quem está em busca de um bom posicionamento. A primeira delas é entender como o seu público alvo realiza essas pesquisas, por meio de quais palavras-chave. A segunda é fazer com que esses termos estejam presentes no site, em URL, títulos, conteúdos, etc.

O universo do SEO é imenso! sSão muitos os sites brigando por uma posição. Mas também são várias as formas de fazer com que o seu site esteja no páreo. Continue acompanhando nossos posts para saber mais sobre otimização de sites!


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