O que é ticket médio? Entenda como esse indicador impacta em suas vendas

Por Pablo Ribeiro

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Você conhece algum negócio que tenha dado certo sem um bom plano de ação? Contar com a sorte e deixar a vida levar no mundo do empreendedorismo não é uma tática segura. Para atingir objetivos, o primeiro passo deve ser saber onde se quer chegar para encontrar estratégias que levem sua empresa até o sucesso.

Tendo suas metas estipuladas, você precisa definir quais são os indicadores que vão te ajudar a perceber se os caminhos escolhidos estão te levando a elas. No marketing, esses indicadores são conhecidos como KPIs ou Key Performance Indicator. Cada negócio vai ter KPIs específicas, já que é impossível (e contraproducente) analisar todos os aspectos, durante todo o tempo.

Hoje vamos falar de uma das KPIs mais importantes, principalmente para os e-commerces: o ticket médio de vendas. Você vai entender o que significa ticket médio e porque é necessário ter esse indicador sempre em mente. Vamos lá?

Ticket médio: o que é

O conceito de ticket médio é muito simples de entender. Ticket é a designação do valor de cada venda. Assim, ticket médio é o resultado da divisão entre o valor total das vendas pela quantidade de vendas efetuadas. Usando esse raciocínio, é possível calcular o ticket médio de um determinado período, de um canal de vendas específico, de um vendedor, de linhas de produtos ou outros cenários.

A escolha dos critérios utilizados para fazer um cálculo de ticket médio vai depender, como dissemos anteriormente, de que tipo de análise você deseja fazer em seu negócio. Se você deseja saber como sua loja performou no período do Natal, por exemplo, pode calcular considerando a quantidade de vendas efetuadas no mês de dezembro e o valor que essas vendas trouxeram para o seu caixa. Você vai obter um número que é a média do valor por venda. Faça o mesmo cálculo com os dados do ano anterior, compare os resultados e descubra se você teve aumento ou redução no ticket médio.

Como calcular o ticket médio?

No tópico anterior já deu pra notar que calcular ticket médio de vendas é uma tarefa simples, não é mesmo? Para que você chegue ao fim desse artigo dominando esse tema, vamos a mais um exemplo:

Sabemos que os parâmetros necessários para essa análise são o valor total do faturamento e o número de pedidos efetuados, e que é necessário definir um período para analisar.

Vamos supor que, nos últimos 6 meses, sua loja obteve R$100mil em faturamento, por meio de 500 vendas realizadas. Logo, o ticket médio desse período foi de R$200.

Ticket médio por cliente

Existe um outro cálculo de ticket médio que tem a finalidade de identificar quem são os key accounts ou clientes chave. Ou seja, quem são os clientes que são mais lucrativos que a média.

Para fazer esse cálculo, consideramos o valor total das vendas e dividi-lo pela quantidade de clientes que compraram no período estipulado, em vez de utilizarmos o número de vendas.

Vamos imaginar que 200 clientes foram os responsáveis pelo faturamento de R$100 mil que citamos no exemplo anterior. Isso significa que cada cliente gastou, em média, R$500 em cada compra. Se nos registros dessas vendas você identifica que alguns clientes fizeram compras com valores muito acima da média, fique atento: vale a pena investir em ações para fidelizar esses clientes!

Por que monitorar o ticket médio?

O ticket médio é um indicador capaz de ajudar a traçar estratégias mais assertivas para melhorar o faturamento da empresa. Observe: através do aumento do ticket médio, o faturamento cresce mesmo que a base de clientes se mantenha igual. Você pode decidir focar esforços para conquistar novos clientes ou para nutrir os que você já possui, estimulando-os a comprar mais produtos. Tudo é uma questão de foco na meta!

Com dados como o ticket médio em mãos, fica mais fácil mapear oportunidades e pensar em um novo plano de vendas, uma reestruturação da equipe ou outras ações. Comece agora mesmo a monitorar o ticket médio da sua empresa!




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Pablo Ribeiro

Fundador da Agência M3, há mais de 5 anos vem ajudando empresas a terem mais resultados com seus e-commerces.

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