plataforma VTEX

Plataforma VTEX: conheça 7 vantagens para seu e-commerce

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

Descubra por que a plataforma VTEX é uma das mais utilizadas pelos e-commerces brasileiros

A escolha da plataforma de e-commerce é um dos principais desafios de quem está começando a empreender digitalmente. Ainda que você tenha bons produtos e faça ações de marketing eficientes, a plataforma ainda vai ter poder sobre os resultados que você alcançará. Esse é um dos motivos pelos quais não é indicado economizar nesse momento. Mais cedo ou mais tarde, se você quiser ver sua loja virtual se desenvolvendo plenamente, terá que construí-la sobre uma plataforma preparada para alçar grandes vôos.

Esse é o caso da VTEX. A plataforma é do tipo SaaS (Software as a Service). Ou seja, ao contratá-la o lojista não precisará se preocupar em realizar atualizações e melhorias. A própria VTEX está sempre trabalhando para oferecer inovações e funcionalidades que impulsionam a sua loja. Não é por acaso que a empresa opera em 16 países, incluindo os Estados Unidos, e tem mais de 1500 clientes. Criada no Rio de Janeiro, em 1999, a VTEX saiu na frente no mercado brasileiro de e-commerce e se mantém como autoridade no assunto até hoje.

plataforma VTEX

Nesse artigo, você vai conhecer as 7 principais vantagens que a plataforma VTEX oferece para o seu e-commerce. Você vai ler:

Plataforma VTEX: conheça alguns clientes e cases de sucesso

O que Walmart, Sony, Brastemp, Boticário e Ambev têm em comum? Todas são grandes empresas, de sucesso consolidado e super conhecidas pelo público brasileiro. Além disso, todas elas são clientes VTEX. Daqui já poderíamos concluir que a VTEX é mesmo uma plataforma de peso. Mas existem outros dados que comprovam a superioridade dela diante de outras opções.

A Black Friday é uma data em que muitos lojistas têm problemas em seu e-commerce devido à quantidade elevada de acessos. Os picos de visitas podem causar lentidão no carregamento das páginas e até mesmo fazer com que o site fique fora do ar. As empresas que contrataram o serviço da VTEX, entretanto, não tiveram com o que se preocupar. 

Na Black Friday de 2016, a plataforma não teve nem um só caso de instabilidade. Durante todo o fim de semana, foram registrados 90 pedidos por segundo e mais de 120 mil visitantes únicos simultâneos nos momentos de maior acesso. Certamente só uma plataforma muito bem estruturada pode oferecer esse tipo de resultado.

Aqui na M3 também tivemos casos de sucesso em que a utilização da plataforma VTEX foi determinante. Até 2017, o e-commerce da Sacoleira Chique não rendia grandes frutos. Problemas que prejudicavam a experiência do usuário eram o principal empecilho para a conversão. Nossa equipe cuidava da mídia e do e-mail marketing da loja, e percebeu que a plataforma utilizada até então impedia mudanças importantes. Depois de migrar para a plataforma VTEX, em 3 meses o crescimento já era uma realidade. Em outras palavras, houve aumento no faturamento, melhora na taxa de rejeição e aumento do tempo de navegação do usuário na loja.

VTEX E-commerce: 7 vantagens para sua loja

Não é por acaso que a VTEX é a base para resultados tão surpreendentes. A plataforma reúne diversas funcionalidades que aprimoram a experiência do usuário. Acima de tudo, elas facilitam a vida do gestor de e-commerce. Ficou curioso para saber o que a VTEX pode fazer pelo seu negócio? Veja a seguir 7 vantagens que essa plataforma de e-commerce oferece.

Checkout fácil

Depois de conseguir atrair um cliente para sua loja, ainda existem desafios. O principal deles é conseguir implementar um processo de compra simples, que evite desistências. Por isso, VTEX tem duas funcionalidades que impedem o abandono de carrinho: Smartcheckout e One Click Buy.

A Smartcheckout é voltada para clientes que compram pela primeira vez na sua loja. Todas as etapas da compra ficam resumidas em apenas uma página, e o cliente não precisa informar uma lista de dados para conseguir concluir a compra. Em suma, login e senha também não são necessários. Então, basta informar o e-mail, alguns dados pessoais, dados referentes à entrega e ao pagamento para conseguir comprar.

Já no One Click Buy, os dados do cartão de crédito de cada cliente ficam armazenados em um ambiente seguro, facilitando a recompra. Ou seja, sem ter que digitar todos aqueles números, o cliente está muito mais propenso a comprar por impulso.

VTEX marketplace

Os marketplaces são uma opção para lojas virtuais que estão começando conseguirem mostrar seus produtos para uma maior audiência. Enquanto aproveitar o grande número de acessos de um marketplace pode aumentar suas vendas e apresentar sua loja para mais pessoas, a operação da sua loja segue em paralelo. 

A VTEX entendeu essa necessidade e facilitou o processo de venda. Com o VTEX Channel, é possível selecionar os produtos que serão vendidos no marketplace, gerenciar descontos e campanhas, além de fazer configurações específicas para esse canal. Acima de tudo, todas essas ações podem ser realizadas dentro da área administrativa da plataforma, de maneira simples e centralizada.

Omnichannel

O gerenciamento centralizado também é uma vantagem dessa plataforma quando o assunto é Omnichannel. Através dela, é possível fazer a gestão das vendas no site e em dispositivos móveis (celulares e tablets), redes sociais e telefone, por exemplo. Isso impede que haja problemas com o estoque e permite que seus clientes tenham a opção de buscar o produto comprado no site em uma loja física, por exemplo.

VTEX Help

Suporte é um dos principais pontos que devemos observar na hora de contratar uma plataforma. A VTEX também marcou um ponto nesse quesito, por ter desenvolvido a VTEX HELP. Tutoriais, notícias, documentos… um acervo enorme de informações úteis fica sempre à disposição. Além disso, você também pode contratar uma agência digital parceira da plataforma para cuidar de qualquer problema que possa surgir.

CMS integrado

Através do CMS (Content Management System), você pode alterar o conteúdo e o layout da sua loja sem dificuldades. Na VTEX, que tem o sistema altamente customizável, essas mudanças são mais facilmente criadas e implementadas graças ao CMS integrado à plataforma. Como resultado, se torna mais simples oferecer uma boa experiência ao usuário do seu site. Da mesma forma, a VTEX traz também uma funcionalidade que te permite testar qual layout funciona melhor para a conversão: a criação de testes a/b.

VTEX Store

Se você precisar de alguma funcionalidade que não está disponível na plataforma, pode contar com a VTEX Store. Lá, você encontra empresas parceiras que oferecem diversas soluções, como ERP, meios de pagamento, CRM, consultorias, etc. Além disso, você também pode entrar em contato com agências digitais especializadas em VTEX, como a M3.

VTEX: plataforma para montar sua loja virtual

Ficou interessado em ter sua loja virtual funcionando com a plataforma VTEX? Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com nosso time de especialistas. Certamente poderemos te orientar desde a escolha do plano ideal até a configuração da plataforma, passando pela migração. Vamos juntos?


Divulgue esse Artigo


0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados