Relacionamento com o cliente pode impulsionar vendas.

Como o relacionamento com o cliente pode te ajudar a vender mais

Por Pablo Ribeiro

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Cuidar dos clientes que você já possui é tão importante quanto conseguir novos

Você já reparou que sempre que o assunto é vender mais a primeira coisa que vem à mente é conseguir atrair mais clientes? Sem dúvida, quanto maior for a sua cartela de clientes, maior é a probabilidade de você conseguir as conversões que deseja. Porém, existe um outro caminho que pode te levar ao mesmo resultado e ainda trazer outros benefícios para a sua marca: cuidar do relacionamento com os clientes que você já conquistou.

Quando pensamos em e-commerce, uma coisa que nunca podemos esquecer é que, por trás de uma tela, está uma pessoa que possui expectativas sobre o produto ou serviço que você tem para oferecer, tem problemas que ela espera que sejam resolvidos e necessidade de ser ouvida. Sua marca está pronta para esse diálogo?

Relacionamento com o cliente pode impulsionar vendas.
Fonte: Pexels

Criando um relacionamento com o cliente

Ao mesmo tempo que a grande competitividade no universo do e-commerce exige muito do lojista, quem decide empreender digitalmente também têm acesso a informações valiosíssimas que, quando bem utilizadas, podem ser um verdadeiro trunfo. Uma vantagem que precisa ser bem aproveitada são os dados fornecidos por quem compra em sua loja. 

Para finalizar um pedido, o cliente precisa compartilhar, ao menos, seu nome, e-mail, telefone e endereço. Pode parecer pouco, mas pensar na estrutura de uma loja física nos ajuda a entender como isso é importante.  Para conseguir os dados de um cliente em uma loja física, é preciso convencê-lo a preencher um formulário de cadastro, o que toma tempo do vendedor e pode simplesmente ser negado pelo cliente. No ambiente online, esses dados são conseguidos com muita facilidade e permitem que você organize campanhas por grupos de interesse, o que as torna muito mais assertivas.

3 passos para transformar bom relacionamento em vendas

Captar os dados de contato e outras informações que ajudem a identificar um cliente em meio aos outros é o primeiro passo para construir um relacionamento. A seguir, vamos apresentar outros 3 passos para que você conduza essa relação rumo à conversão:

1- Não foque em vender

Pode parecer uma contradição da nossa parte, mas acredite: se o seu único assunto com um cliente for a venda de novos produtos, o seu relacionamento tende ao fracasso. Ninguém quer ser abordado unicamente para atender pedidos (no caso, o seu pedido para que ele compre algo de você). Quando o cliente já conhece sua marca, você tem a chance de enriquecer a conversa, fornecendo informações relevantes, como formas de utilizar o produto que você já vendeu, por exemplo. Dessa forma, você firma sua marca como autoridade no assunto e com certeza será lembrado quando esse cliente ou algum amigo dele precisar do produto que você vende.

2- Personalize seu discurso

No início desse artigo nós falamos sobre a importância de ter sempre em mente que, por trás da tela do computador, existe uma pessoa. Lembre-se disso na hora de se comunicar com seu cliente, até mesmo nos e-mails padrão que você envia. Utilize uma linguagem simples, coloquial, clara e simpática, que não deixe nenhuma dúvida sobre a mensagem ou sobre a seriedade da sua empresa mas que consiga se aproximar do cliente de forma pessoal.

3- Estimule feedbacks 

O feedback do cliente é a melhor forma de saber se seu atendimento e seu produto precisam de alguma melhoria. Reserve um tempo para entrar em contato pessoalmente com cada um dos seus clientes, perguntando como foi a experiência de compra, se disponibilizando a tirar dúvidas e, se possível, ofereça alguma vantagem para a próxima compra. 

Todas essas ações caminham para um mesmo resultado: a fidelização do cliente. Uma vez que ele se encante com o seu atendimento, sua loja vai ser sempre a primeira opção para ele. Organize os dados dos seus clientes e pense em como manter-se próximo deles.



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Pablo Ribeiro

Fundador da Agência M3, há mais de 5 anos vem ajudando empresas a terem mais resultados com seus e-commerces.

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