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Técnicas de SEO que você precisa implementar no seu e-commerce

Por Pablo Ribeiro

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Veja alguns passos simples para ganhar algumas posições nos resultados de busca através de técnicas de SEO

Já tocamos nesse assunto aqui no blog algumas vezes e continuamos repetindo porque é verdade: quem quer obter sucesso com um e-commerce não pode deixar de implementar ações de marketing digital. Sem elas, é como se a sua loja estivesse fora do mapa. Basta pensar na quantidade de lojas virtuais que existem atualmente. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), ao fim desse ano serão 87 mil lojas online operando no país. 

O que muitos novos empresários digitais não sabem é que nem sempre é preciso investir muito dinheiro para obter algum reconhecimento na Internet. No artigo de hoje, vamos apresentar algumas técnicas para melhorar o SEO do seu e-commerce que vão custar muito pouco ou nada e vão render um resultado efetivo à longo prazo. Vamos lá?

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Atraindo tráfego orgânico

Você sabe o que é tráfego orgânico? São todas as visitas que o seu site recebe sem que você tenha que pagar diretamente por isso. Em outras palavras, são as visitas que chegam naturalmente ao seu site. Isso acontece porque a pessoa digitou sua URL ou porque o encontrou na busca do Google.

Quando você faz um anúncio, sua empresa fica em evidência pelo tempo que você resolver pagar por ele. Nesse período, é normal que o tráfego do seu site cresça. Porém, quando o anúncio sai do ar, o que acontece é previsível. O número de visitantes cai e se aproxima do que era inicialmente. Isso significa que os anúncios são ruins? Não! Eles podem ser muito úteis dependendo da sua estratégia, principalmente se você estiver em busca de um resultado imediato.

Já o tráfego orgânico é obtido à longo prazo, através de um trabalho contínuo de melhorias no site. As vantagens de ir por esse caminho vão muito além da duração dos resultados, que é ilimitada:

  • Confiança: anúncios podem ser vistos com desconfiança pelo público, que está cada vez mais antenado. Alguns consumidores já sabem reconhecer quando alguém paga pelo destaque.
  • Resultado escalável: quanto mais tempo um conteúdo fica online no blog da sua loja, por exemplo, mais visitantes ele atrai. 
  • Custo benefício: ainda que você precise contratar um profissional de marketing ou uma agência digital para criar ou te auxiliar, a estratégia de atração de visitas orgânicas sai mais barata que os anúncios para atrair visitantes qualificados.

Técnicas de SEO para e-commerce

O SEO (Search Engine Optimization) é a forma mais garantida de atrair tráfego em seu site de forma orgânica. Nesse aspecto, otimizar seu site significa colocá-lo de acordo com as diretrizes que o Google adota para definir a ordem de apresentação dos resultados de uma busca. Em outras palavras: quanto mais adequado às designações do Google sobre o que é um bom site o seu estiver, mais perto da primeira página de resultados ele estará. E a maioria das pessoas nunca passa da primeira página quando busca algo!

Por isso, preparamos uma breve lista com passos simples para melhorar o SEO do seu site. Confira:

Auditoria

Antes de empregar esforços para realizar qualquer mudança, recomendamos que você faça uma auditoria do seu site, ou seja, descubra o que precisa ser melhorado. Você pode fazer isso sozinho, em sites como o Quicksprout, que aponta os erros e dá alguns insights sobre como consertá-los. Velocidade de carregamento, adequação de tag title e tamanho da página são exemplos de itens que podem ser apontados por essa ferramenta. Contratando um profissional ou delegando essa tarefa a uma agência, a vantagem é que os problemas já podem ser resolvidos por eles.

Mobile

Não adequar o site para mobile é um erro imenso! Há alguns anos o Google vem alertando para a importância dessa otimização, uma vez que é crescente o número de visitas através de smartphones. É preciso garantir que a experiência de quem acessa o seu site por meio de um dispositivo móvel encontre a página organizada, com as informações à disposição, botões adequados ao tamanho da tela, etc.

Google AMP

O Google vem demonstrando preocupação em oferecer uma experiência agradável também para quem utiliza smartphones mais simples, também conhecidos como dispositivos de entrada, e para quem tem conexão com a internet de baixa velocidade. O Google AMP (Accelerated Mobile Pages) garante que o site seja carregado rapidamente. Configure sua plataforma ou CMS!

Certificado de segurança

Já falamos sobre a importância do certificado de segurança aqui no blog, mas não custa relembrar. O certificado SSL garante ao usuário que os dados compartilhados com a sua loja estarão seguros. Ou seja, livres de intenções maldosas de terceiros.

Conteúdo

O conteúdo cumpre dupla função dentro do site. Ele melhora a experiência do usuário ao informar tudo aquilo que ele precisa saber sobre um produto. Além disso, te dá a oportunidade de empregar palavras-chave relacionadas ao seu negócio em maior quantidade dentro do site. Antes de escrever, dedique-se a entender como o seu público alvo busca pelo produto ou serviço que você oferece. Use ferramentas como o Keyword Planner, do próprio Google. Adicione imagens de qualidade e não deixe de descrevê-las também.

Viu como é fácil começar a otimizar seu site? Implemente essas técnicas de SEO o quanto antes e prepare-se para colher os resultados!





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